Qual a conjugação do verbo ver?

Perguntado por: Violeta Bianca Lopes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (52 avaliações)

3 No futuro do subjuntivo, quer dizer, quando nos referimos a um fato que indica possibilidade ou desejo em um momento futuro, a conjugação do verbo ver é: quando eu vir, ele vir, nós virmos, eles virem. Exemplo: Se você vir José, por favor, entregue-lhe este pacote.

Como se conjuga o verbo ver?

O verbo ver é assim conjugado no presente do indicativo: eu vejo, tu vês, ele vê, nós vemos, vós vedes, eles veem. O verbo vir, assim: eu venho, tu vens, ele vem, nós vimos, vós vindes, eles vêm. No pretérito perfeito: ver: eu vi, tu viste, ele viu, nós vimos, vós vistes, eles viram.

Qual a transitividade do verbo vi?

O verbo ver atua, maioritariamente, como verbo transitivo direto, estabelecendo regência com um objeto direto, sem a presença de preposições. Apesar disso, em algumas situações pode atuar como verbo intransitivo, transitivo direto e indireto e transitivo indireto.

Como identificar o verbo intransitivo?

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

Quem ver ou quem vê?

As duas formas existem e estão corretas. Ver é a forma do verbo no infinitivo (pode ver, vai ver, quer ver). Vê é a forma conjugada do verbo ver na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele vê, ela vê, você vê) ou na 2.

VER ou VIR? || Aula de Português para concursos, vestibulares, ENEM

33 questões relacionadas encontradas

Quem vê pensa ou quem vê pensa?

Quem vê pensa, quem fala acha, mas quem conhece sabe."

Quando se usa a ver?

Por isso, quando quiser dizer que algo não tem relação a outro, use “a ver”. O verbo “haver” surge quando alguém precisa receber dinheiro de alguém ou recuperar algo que perdeu: Preciso haver meu dinheiro. Use “ter a haver” no sentido de “ter a receber”. Compare: Ana tem tudo a ver com as coisas que aconteceram.

Quais são os verbos no infinitivo?

1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.

O que significa um verbo no infinitivo?

O infinitivo transmite a ideia de uma ação ou estado. Dessa forma, desempenha uma função semelhante a um substantivo. No entanto, o infinitivo não dá nenhuma indicação sobre a temporalidade. Quem tem esse papel é o verbo da preposição principal.

Qual o futuro de ver?

É por isso que o futuro do subjuntivo do verbo VER fica: “se eu vir o filme”; “quando você vir o resultado do teste”; “quando nos virmos novamente”; “se vocês virem a verdade”...

Quando eles virem ou verem?

Toda dúvida está na conjugação dos verbos “ver” e “vir” no futuro do subjuntivo: O verbo ver é precedido da partícula “se” ou “quando” e tem terminação em “ir” na primeira pessoa: quando eu vir, quando tu vires, quando ele/ela vir, quando nós virmos, quando vós virdes, quando eles/elas virem.

Quando eu ver ou vê?

Não se desespere, é muito fácil. Vamos, primeiro, diferenciar as duas palavras: ver é o verbo no infinitivo e vê é a forma verbal conjugada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo. Para você não se perder, acompanhe a conjugação completa: eu vejo.

Quando vemos ou quando vemos?

? Atualmente, vemos muitos sem-abrigos nas grandes cidades. ? Neste momento, vemos muita gente na rua. Vimos é também uma forma do verbo ver, mas indica uma situação no passado. É a primeira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo do verbo ver.

Como conjugar no futuro?

Terminações do futuro do presente do indicativo (verbos regulares)
  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -arei. (Tu) radical + -arás. (Ele) radical + -ará (Nós) radical + -aremos. ...
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -erei. (Tu) radical + -erás. (Ele) radical + -erá (Nós) radical + -eremos. ...
  3. ª conjugação (-ir)

Como iniciar uma frase com o verbo no infinitivo?

Com os verbos deixar, fazer, mandar, ver, ouvir e sentir, o infinitivo fica no singular, mesmo que haja mais de um sujeito na frase: Deixai vir a mim as criancinhas. / Mandei-os começar o serviço. / Senti-os exalar o último suspiro. / Faça-as sair depressa. / Vi tantos homens perder o juízo. / Ouviu os mestres explicar ...

Como se conjuga o verbo no infinitivo?

Terminações do infinitivo pessoal
  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -ar. (Tu) radical + -ares. (Ele) radical + -ar. (Nós) radical + -armos. (Vós) radical + -ardes. ...
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -er. (Tu) radical + -eres. (Ele) radical + -er. (Nós) radical + -ermos. (Vós) radical + -erdes. ...
  3. ª conjugação (-ir)

Quais são os verbos gerúndio?

Verbos no Gerúndio
  • Verbo amar: amando.
  • Verbo caminhar: caminhando.
  • Verbo conversar: conversando.
  • Verbo chamar: chamando.
  • Verbo convidar: convidando.
  • Verbo vender: vendendo.
  • Verbo fazer: fazendo.
  • Verbo agradecer: agradecendo.

O que é o infinitivo o gerúndio e o particípio?

Infinitivo: forma que expressa a ação em si. Gerúndio: forma queexpressa o processo da ação. Particípio: forma que expressa o resultado da ação.

Pode haver ou pode a ver?

O verbo “haver”, com o sentido de “existir” ou de “ocorrer”, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Assim, fica na terceira pessoa do singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: “pode haver consequências”.

Artigo anterior
Como se chama quem trabalha em matadouro?
Artigo seguinte
Como foi a descoberta da radiação?