Qual a conduta quando o paciente apresenta uma broncoaspiração?

Perguntado por: Denis Brito  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (19 avaliações)

Na ocorrência de broncoaspiração durante a laringoscopia, após a indução anestésica, deve-se posicionar o paciente imediatamente em posição Trendelemburg, aspirar sua orofaringe, realizar a intubação orotraqueal e aspirar a luz do tubo endotraqueal.

O que fazer em caso de broncoaspiração?

Deitar a pessoa engasgada. A primeira ação deve ser chamar ajuda! Não coloque a mão ou o dedo em forma de pinça na boca do engasgado, na tentativa de retirar o alimento, pois há risco de obstruir ainda mais a via aérea. Não provoque o vômito, pois a obstrução é da via aérea , não da via digestiva.

Como podemos prevenir a broncoaspiração no idoso?

Como evitar a broncoaspiração em idosos
  1. Manter decúbito elevado (30 a 45 graus) no caso de acamados;
  2. Fazer a higiene oral adequadamente, inclusive com uso de antissépticos bucais (Clorexidina 0,12%), conforme prescrição de médico ou odontólogo;

São pacientes predispostos a Broncoaspirar?

Estão predispostos a broncoaspirar, os pacientes que sofreram trauma craniano, crise convulsiva, acidente vascular cerebral, traqueostomia, intubação endotraqueal, fístula traqueoesofágica, tumor de laringe, faringe ou esôfago, tiveram problemas com álcool, anestesia geral, sedativos, hérnia de hiato, doença do refluxo ...

O que causa aspiração?

A pneumonite e a pneumonia por aspiração são provocadas pela inalação de substâncias tóxicas, geralmente conteúdo gástrico, para os pulmões. O resultado pode ser pneumonite indetectável ou química, pneumonia bacteriana, ou obstrução das vias respiratórias. Os sintomas incluem tosse e dispneia.

BRONCOASPIRAÇÃO: O risco em pacientes com DISFAGIA

31 questões relacionadas encontradas

Como evitar a broncoaspiração em paciente Poli-traumatizado?

Isto pode ser conseguido, elevando-se a mandíbula (antigamente chamada de sub-luxação do maxilar inferior) ou o mento. Se o paciente não é capaz de controlar suas vias aéreas e a sucção não está disponível, deve-se colocar, com cuidado, o paciente em posição de recuperação ou semi-pronação esquerda.

Como prevenir a pneumonia por broncoaspiração?

Além disso, a “reabilitação nutricional” com exercícios de deglutição e mobilização precoce pode prevenir a recorrência da pneumonia aspirativa. Os pacientes devem receber alimentação enteral com a cabeceira elevada, ao invés da posição supina, para minimizar o risco de aspiração gástrica.

Como saber se aspirou comida?

“Tosse persistente espasmódica, chiado no peito, falta de ar súbita e rouquidão são sinais sugestivos de que pode ter ocorrido aspiração de corpo estranho. Quando, além desses sintomas, ocorre lábios e unhas arroxeadas e desfalecimento, a morte por asfixia é iminente”, comenta o cirurgião Wander Mattos Cardoso.

Como expelir corpo estranho do pulmão?

Quase todos os corpos estranhos podem ser removidos das vias aéreas com um broncoscópio. Se o objeto não causar problemas respiratórios de emergência e for removido imediatamente, a maioria das pessoas se recupera bem. A inalação de objetos grandes pode ser fatal.

O que fazer quando aspirar comida?

Se o menor estiver chorando ou tossindo, não se deve fazer nada, pois ele ainda está respirando e o ar está passando pela traqueia. Caso a pessoa mexa no local, pode desencadear uma obstrução total – aí, o recomendado é procurar um hospital.

O que é pneumonia por broncoaspiração?

A pneumonia aspirativa, também chamada de pneumonia por aspiração, é uma infecção do pulmão causada pela aspiração ou inalação de líquidos ou partículas que vieram da boca ou do estômago, atingindo as vias respiratórias, e levando ao aparecimento de alguns sinais e sintomas como tosse, sensação de falta de ar e ...

O que pode causar pneumonia aspirativa?

Pneumonia aspirativa é uma infecção pulmonar causada pela inalação de secreções da boca, de conteúdo estomacal ou de ambos. A pneumonite química é uma irritação pulmonar provocada pela inalação de substâncias tóxicas ou irritantes para os pulmões. Os sintomas incluem tosse e falta de ar.

O que leva a pessoa a ter pneumonia?

O que pode causar a pneumonia e como acontece o contágio? A pneumonia é uma doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.

Como aspirar paciente pela boca?

– Aspirar orofaringe, se necessário, utilizando a mesma sonda, introduzindo a sonda pela boca, com o vácuo fechado, fazendo movimento oblíquo e para baixo, de preferência no tempo inspiratório ou durante a tosse, e aspirar liberando o vácuo de forma intermitente.

Quem pode aspirar o paciente?

Ao Auxiliar ou Técnico de Enfermagem devidamente capacitado e supervisionado pelo Enfermeiro, poderá ser delegada a realização de aspiração endotraqueal através de cânula de entubação ou cânula traqueal, em pacientes sob ventilação mecânica ou não, considerados estáveis.

Como aspirar catarro do pulmão?

Se desejar eliminar as secreções do pulmão deve deitar de barriga para cima, para baixo ou de lado, numa rampa inclinada, mantendo a cabeça mais baixa que o restante do corpo. O fisioterapeuta poderá ainda usar a técnica de tapotagem para alcançar melhores resultados na eliminação das secreções respiratórias.

Quais as principais intervenções e cuidados de enfermagem no atendimento do trauma?

As principais preocupações para avaliação e atendimento do traumatizado são as seguintes, em ordem de importância: (1) via aérea, (2) ventilação, (3) oxigenação, (4) controle de hemorragia, e (5) perfusão.

O que é cuidado de enfermagem no tratamento do paciente politraumatismo?

Nesse sentido, observou-se que os cuidados de enfermagem ao paciente politraumatizado estão ligados ao âmbito do manejo adequado com a estrutura corporal, com ênfase na técnica de imobilização; aos cuidados à restauração e manutenção da pele; à administração medicamentosa e controle da dor; e, ao monitoramento de ...

O que é aspiração silente?

A aspiração silenciosa de saliva e/ou do bolo alimentar corresponde à passagem dos mesmos abaixo das pregas vocais sem provocar tosse ou outro sinal externo, ou ainda dificuldade respiratória inicial naquele instante, por deficiência de fechamento glótico protetor1-2.

Quais os sinais e sintomas de pneumonia aspirativa?

Os sintomas clínicos de pneumonia por aspiração incluem febre, dispneia e tosse produtiva. Outros sintomas de infecção sistêmica nos pacientes idosos e debilitados podem estar presentes, incluindo uma alteração no estado mental, letargia ou náuseas e vômitos.

Como saber se é pneumonia aspirativa?

Diagnóstico de pneumonia aspirativa:

O diagnóstico de pneumonias aspirativas pode ser realizado com certeza quando o paciente apresenta risco presumido ou aspiração documentada associados a: Hipoxemia nova, febre, taquipneia ou leucocitose.

O que é aspiração pulmonar?

Aspiração pulmonar é definida como a inalação de conteúdo da orofaringe ou estômago através da laringe para o trato respiratório baixo 110,111. Várias síndromes pulmonares podem ocorrer após aspiração, dependendo da quantidade e da natureza do material.

Artigo anterior
Qual o melhor colágeno para a pele do rosto?
Artigo seguinte
Como evoluir o Scyther para Scizor?