Qual a conduta de enfermagem na infiltração local?

Perguntado por: Victória Beatriz Pereira de Nogueira  |  Última atualização: 18. September 2024
Pontuação: 4.9/5 (45 avaliações)

Como descrito no Método, a conduta inicial ao detectar a infiltração ou o extravasamento é interromper a infusão(2, 5,17,25-29), visando diminuir a quantidade de fluidos na região adjacente à área de inserção do cateter intravenoso periférico, assim reduzindo danos potenciais.

Quais são os cuidados de enfermagem com extravasamento?

Diante de um extravasamento, as condutas devem ser iniciadas imediatamente. Algumas recomendações como a imediata in‑ terrupção da infusão, manter a via e aspirar o máximo possível da medicação são condutas imediatas. Reduzir riscos e danos decorrentes de eventos adversos durante a infusão de drogas an‑ tineoplásicas.

Qual é a definição do termo infiltração em enfermagem?

A infiltração está relacionada com a infusão de medicação irritante, podendo causar uma reação inflamatória local, não sendo diretamente tóxica aos tecidos2,3. Os principais sinais e sintomas são: vermelhidão, edema, ausência de retorno venoso, parada na infusão, ardor, queimação e a dor pode ou não estar presente.

Qual a diferença de infiltração e extravasamento?

A diferenciação está no tipo de medicamento, o extravasamento é a administração inadvertida no espaço extravascular de medicamento vesicante e a infiltração é a administração inadvertida no espaço extravascular dos demais tipos de medicamentos inclusive os irritantes.

Quais os cuidados de enfermagem com o paciente com flebite?

Resposta rápida: Na identificação de sintomas de flebite, ações imediatas devem ser tomadas, como a remoção do cateter e a aplicação de medidas de conforto, como compressas frias ou mornas, conforme indicado clinicamente.

Punção venosa com JELCO, como NÃO errar uma VEIA

29 questões relacionadas encontradas

O que é flebite e quais são os cuidados?

A flebite é a inflamação da parede de um vaso sanguíneo superficial ou profundo, mas não existe formação de coágulo. No entanto, essa inflamação pode dificultar o fluxo sanguíneo na região, e causar a agregação de plaquetas na parede do vaso sanguíneo e a formação de coágulos.

Que tipo de compressa fazer em flebite?

O tratamento da flebite na perna envolve medidas como compressas mornas, anti-inflamatórios (prescritos pelo médico), repouso do membro afetado com elevação, uso de meias de compressão elástica em determinadas situações (prescritas pelo médico) e, em alguns casos, medicação anticoagulante (prescrita pelo médico).

O que fazer depois de uma infiltração?

Quais os cuidados após uma infiltração? ​A infiltração deve ser seguida por um período de repouso articular por no mínimo 48h, para retardar a saída da medicação do local e aumentar o seu efeito. A infiltração por si só é traumática, e causa dor e inchaço.

O que é o procedimento infiltração?

O que é uma infiltração? É a aplicação, injetada num tecido, de um medicamento para reduzir a dor em uma região inflamada, geralmente devido a lesões, como quedas, torções, pancadas, entre outras.

O que acontece quando tem infiltração?

Infiltração é quando a água da chuva, do solo ou de canos penetra nas paredes do imóvel causando manchas, bolhas, mofo, entre outros problemas. Trata-se de uma situação que pode ser solucionada com a impermeabilização de superfícies, troca do encanamento ou outras técnicas executadas por profissionais.

Quais são os tipos de infiltração?

Quais são os principais tipos de infiltração?
  • Infiltração por pressão negativa. ...
  • Infiltração por condensação. ...
  • Infiltração ascendente por capilaridade. ...
  • Infiltração por intempéries. ...
  • Vazamento de cano ou tubulação. ...
  • Água da chuva em contato direto com a parede. ...
  • Falta de ventilação.

O que fazer em caso de extravasamento?

Comunicar médico imediatamente à detecção do extravasamento.

O que fazer quando extravasa soro na veia?

Colocar compressa de gelo por quinze a vinte minutos, três vezes ao dia, nas primeiras vinte e quatro horas. Em seguida, se necessário, colocar compressas mornas. Em caso de dúvida entrar em contato com a coordenação de enfermagem do setor onde foi realizado o exame ou retornar para avaliação.

Quais são os 5 cuidados de enfermagem?

Quais são os principais cuidados de enfermagem?
  • Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ...
  • Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ...
  • Promover a segurança do paciente. ...
  • Prevenir complicações de doenças. ...
  • Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ...
  • Prevenção de lesões por pressão.

Quais os cuidados de enfermagem durante o procedimento?

Cuidados de enfermagem e segurança do paciente: o que é preciso observar?
  1. Higienização das mãos. ...
  2. Uso correto de dispositivos, sondas e medicamentos. ...
  3. Prevenção de quedas de pacientes. ...
  4. Cuidado com as lesões de pressão. ...
  5. Cirurgia efetiva. ...
  6. Comunicação efetiva e transparente.

Quais são os sinais e sintomas de extravasamento?

Os principais sinais e sintomas de extravasamento citados na literatura são: dor, eritema, edema local, diminuição ou ausência de retorno venoso, além de redução da velocidade de infusão ou mesmo sua interrupção3,7-9.

Quais os riscos de uma infiltração?

Um dos riscos mais comuns é a infecção no local da injeção, embora seja raro, especialmente quando o procedimento é realizado em um ambiente estéril. Outra preocupação é a possibilidade de sangramento ou formação de hematomas no local da injeção, o que pode causar desconforto temporário.

Como é o procedimento de infiltração na mão?

A infiltração no punho ou na mão é a injeção de medicação nestas regiões com intuito de aplicar a substância diretamente no local desejado. Podemos realizá-la ao redor dos tendões, dentro dos túneis por onde passam os tendões e nervos ou até mesmo dentro das articulações, entre os ossos.

Quem pode aplicar infiltração?

Na maioria dos casos, a infiltração é feita no consultório do ortopedista, após a realização de todos os exames necessários para garantir a segurança do procedimento. Porém, existem também casos em que o procedimento deve ser feito no hospital, sob sedação.

Como é o procedimento de infiltração no ombro?

A infiltração será feita a partir de uma injeção na região a ser tratada. Assim, o médico introduz a medicação usando agulha e seringa. A execução da infiltração irá variar conforme a parte do ombro ou cotovelo afetada. Em alguns casos específicos, será preciso auxílio de um método de imagem de ultrassom.

Qual medicamento é usado na infiltração?

As principais medicações a serem utilizadas para infiltração são anestésicos, corticoides, glucosaminoglicanos e ácido hialurônico (ou líquido ou em gel). Vamos conhecer mais sobre cada um deles. Os anestésicos são medicamentos de escolha em caso de dor aguda ou quando está se programando uma cirurgia.

Quanto tempo dura o procedimento de infiltração?

Dr. Breno Pigozzo: o procedimento dura de dois a cinco minutos e a recuperação total acontece em uma a duas semanas. O efeito da infiltração dura de seis meses a um ano, dependendo da medicação usada.

Quais são os 4 tipos de flebite?

Dentre os tipos de flebites estão a mecânica, a química, a infeciosa e a pós-infusional (INS, 2016).

Quais os 5 sinais clínicos de flebite?

Os sintomas da flebite e da tromboflebite são semelhantes e incluem dor, rubor (vermelhidão), calor e edema (inchaço) e em casos mais raros, febre baixa.

Quais são os 3 tipos de flebite?

Classificação da flebite

I – eritema com ou sem dor local; II – eritema com dor e/ou edema local; III – além dos sinais clínicos do grau II, acrescenta-se a presença de um cordão fibroso palpável ao longo da veia; IV – adicionalmente ao grau III, apresenta um cordão venoso palpável longo, com drenagem purulenta.

Artigo anterior
Qual a abreviação de desenvolvimento?
Artigo seguinte
Qual polígonos formam um Tangram?