Qual a complicação mais frequente da fratura de platô tibial?

Perguntado por: Isabela Andrade Loureiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (36 avaliações)

A rigidez do joelho é uma complicação frequente quando não se realiza mobilização articular precoce pós-operatória nos protocolos de reabilitação.

Qual a complicação mais frequente da fratura de platô tibial *?

A avulsão da espinha tibial é a mais freqüente quando se trata de comprometimento do LCA (41%). A avaliação artroscópica é um método acurado de diagnóstico das lesões articulares associadas à fratura do planalto tibial.

Quanto tempo leva para o platô tibial colar?

A consolidação do osso leva em torno de 3 a 4 meses. Neste período, e neste tipo de fratura do planalto tibial, é necessário usar muletas por algumas semanas, dependendo do tipo de fratura.

O que acontece quando quebra a tíbia?

Os sintomas mais comuns de uma fratura diafisária da tíbia são: Dor. Incapacidade de caminhar ou suportar o peso sobre a perna. Deformidade ou instabilidade da perna.

O que é o platô tibial?

A parte proximal da tíbia é conhecida como Platô ou Planalto. O planalto tibial possui uma discreta inclinação posterior (10°) e consiste de 2 côndilos (platôs). A face superior de cada côndilo é grande, ovoide e lisa. O platô lateral é recoberto por 4mm de cartilagem.

FRATURA DO TÍBIA | PLANALTO ou PLATÔ TIBIAL | JOELHO | SAIBA OS TIPOS DE FRATURA!

42 questões relacionadas encontradas

Quando poderei voltar jogar futebol após fratura do platô tibial?

A única coisa que você vai ter que esperar é a consolidação óssea, que ocorre em média de seis a oito semanas, podendo demorar um pouco mais dependendo de vários fatores físicos e do trauma.

Quem quebra a tíbia pode jogar bola?

O retorno ao futebol e outras atividades físicas é geralmente permitido assim que a fratura apresentar consolidação completa, o que ocorre por volta de 8-12 semanas, e após realizar reabilitação adequada com fisioterapeuta.

Como fortalecer o músculo tibial anterior?

Comece fazendo a elevação dos dedos dos pés.
  1. Comece fazendo o exercício sentado em uma cadeira. ...
  2. Quando chegar à maior altura possível com os dedos (sem sentir dor), conte dois segundos e volte à posição inicial devagar. ...
  3. Depois de fazer a elevação sentado por cerca de duas semanas, passe a fazer o exercício de pé.

Quanto custa uma cirurgia do platô tibial?

Acometem indivíduos de ambos os sexos, a maior incidência é em mulheres acima dos 50 anos e em homens abaixo dos 50 anos. No Brasil, em 2015, foram feitas 11.071 cirurgias para o tratamento da fratura do planalto tibial pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a um custo de R$ 9.317.006,85 para o sistema.

O que é tíbia do joelho?

A tíbia é o principal osso que suporta peso na parte inferior da perna. É o segundo maior osso do corpo e serve de local para fixação distal do ligamento da patela, que se insere na tuberosidade da tíbia. A porção proximal do osso, o platô tibial, forma a superfície inferior da articulação do joelho.

O que é a tíbia no joelho?

A tíbia e a fíbula (perônio) formam a estrutura óssea da perna, sendo a tíbia o maior e mais importante osso na perna. A tíbia é anatomicamente dividida em três segmentos: Proximal (perto do joelho), Diáfise (meio da perna) e Distal (perto do tornozelo). A parte proximal da tíbia é conhecida como Platô ou Planalto.

Como é feita a cirurgia da tíbia?

A equipe de medicina esportiva da Santa Casa de São Paulo adotou uma técnica cirúrgica que consiste na colocação de uma placa metálica em caso de fraturas da tíbia, o osso da canela. A principal vantagem do novo tipo de procedimento é o tempo de recuperação.

Como tratar fratura na tíbia?

Quatro métodos de tratamento das fraturas da diáfise da tíbia são atualmente existentes, todas elas com defensores ardentes: a) redução incruenta acompanhada de imobilização gessada e/ou órtese pré-fabricada; b) fixação externa; c) redução cruenta com osteossíntese; d) fixação a foco fechado e uso de pinos ...

Quanto tempo para colar o osso da tíbia?

Após uma fratura, o osso leva, em geral, entre quatro e seis meses para cicatrizar e se consolidar, independentemente do tipo de tratamento aplicado – com ou sem cirurgia.

Quanto tempo demora para o osso do joelho colar?

Ele pode demorar até 4 meses para colar.

Qual sintomas de rejeição de placa e parafusos?

quando se sabe que a placa e os parafusos estao sendo rejeitados qual sintomas? Quando existe dor local e o material de implante (placas e parafusos) encontra-se salientes abaixo da pele. Outra situação que é confundida com "rejeição" é a ocorrência de infecção pós-operatória.

O que é fratura de tíbia e fíbula?

Revisão bibliográfica: A fratura de tíbia e fíbula é uma lesão de incidência relevante e requer atenção especial em atletas, realizada por meio da escolha do tratamento e do retorno precoce às atividades. Deve-se atentar ao mecanismo de lesão e classificar adequadamente a fratura para indicar o tratamento.

O que é fratura da extremidade proximal da tíbia?

Fraturas da tíbia proximal: Essa fratura da tíbia proximal é uma ruptura na parte superior do osso da canela ou da tíbia. As fraturas proximais da tíbia podem ou não envolver a articulação do joelho.

O que é Schatzker?

A classificação de Schatzker divide as fraturas do planalto tibial em seis grupos distintos, distinguindo entre cisalhamento puro, depressão pura e associação entre esses dois padrões. Estabelece também um prognóstico diferencial entre as fraturas isoladas do planalto lateral e as do planalto medial.

Quanto tempo demora uma cirurgia de tíbia?

O tempo de cirurgia da fratura exposta simples do terço médio da tíbia, desde a incisão da pele até o curativo, é, em média, de 2 horas, podendo variar, para mais ou para menos, de acordo com o tipo, localização e complexidade da fratura, das condições de pele e dos tecidos lesados, do mecanismo e energia do trauma, ...

Quanto tempo para recuperação fratura de tíbia e fíbula?

Tempo médio seria em torno de 6-8 semanas.

Como parar de mancar após fratura?

A primeira e mais comum é sem encostar o seu pé no chão, que normalmente é feito se você está com um gesso, tala ou bota ortopédica. Dessa forma, você vai apoiar todo o peso na muleta e o seu pé não vai encostar no chão.

Como alongar o músculo da tíbia?

Técnica cirúrgica - A montagem padrão para o alongamento da tíbia, segundo Catagni & Villa (2) , consiste na aplicação de três anéis, sendo dois na região proximal da perna e o outro na região metafisária distal. Na metáfise proximal, entre os dois anéis superiores, é efetuada a corticotomia.

Como engrossar a tíbia?

Incline o corpo de leve para trás e faça força nos calcanhares.
...
Faça a elevação da canela na parede.
  1. Fique de pé e apoie os ombros, as costas e os quadris contra a parede. ...
  2. Levante os dedos dos pés, mas sem mexer os calcanhares. ...
  3. Abaixe os dedos aos poucos, mas não toque o chão.
  4. Faça de dez a 15 repetições do exercício.

Artigo anterior
Porque o Nordeste e semiárido?
Artigo seguinte
Qual o MBTI do Taehyung?