Qual a classificação dos moluscos e porque eles podem representar valor econômico para os seres humanos?

Perguntado por: Soraia Miriam Fonseca  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (44 avaliações)

Alguns moluscos podem ser utilizados na alimentação humana, como as lulas, os polvos e as ostras. Por outro lado, há espécies que podem representar prejuízo à agricultura, como as lesmas e os caracóis, que danificam plantações, quando em desequilíbrio populacional.

Qual é a classificação do molusco?

As sete classes de moluscos são: Monoplacophora, Polyplacophora, Aplacophora, Gastropoda, Bivalvia, Scaphopoda e Cephalopoda.

Qual a importância dos moluscos para a economia?

→ Importância econômica dos moluscos

Os moluscos fazem parte, em sua maioria, da alimentação humana. Ostras, mexilhões, lulas e polvos, por exemplo, são pratos muito apreciados e consumidos em grande quantidade, principalmente em regiões litorâneas.

Como se classificam os moluscos e dê exemplo de cada grupo?

Classe Gastropoda: é a maior e mais diversificada classe de moluscos e é representada por caramujos aquáticos, caracóis e lesmas. ... Classe Scaphopoda: Nessa classe, encontram-se os moluscos escavadores, que apresentam uma concha em formato de um tubo cilíndrico alongado aberta nas duas extremidades.

Quais são os tipos de moluscos?

Confira alguns exemplos de moluscos mais conhecidos na lista abaixo:
  • mexilhões;
  • caramujos;
  • lesmas;
  • caracóis;
  • lulas;
  • polvos.

Classificação dos Moluscos - Zoologia - Biologia

44 questões relacionadas encontradas

O que causa molusco na pele?

As causas do molusco contagioso estão relacionadas a uma infecção viral. O vírus é conhecido como poxvírus, da mesma família da varíola. O paciente se contamina pelo contato com um local ou uma pessoa contaminada.

O que é um animal molusco?

Moluscos (Filo Mollusca) são animais que apresentam como característica marcante o corpo mole. Em muitos representantes, esse corpo pode estar protegido por uma concha, como é o caso do caramujo e do caracol.

Quais são as principais classes de molusco?

Atualmente são conhecidas mais de 100.000 espécies de moluscos, as quais podem ser divididas em várias classes, sendo Gastropoda, Bivalvia e Cephalopoda as três principais. O filo Mollusca constitui o segundo maior filo de invertebrados, ficando atrás apenas dos artrópodes.

Qual a importância dos molusco?

A importância dos moluscos

A principal importância é ecológica. Afinal, as ostras e os mexilhões, pelo fato de filtrarem a água, podem acumular, em seus organismos, determinadas substâncias poluidoras. Além de servirem também como alimentação humana.

Qual a importância econômica dos moluscos e dos anelídeos?

As minhocas da classe dos oligoquetas são de grande importância ecológica, principalmente por ser detritívora, ou seja, se alimentam de restos de vegetais e animais mortos, reciclando assim a matéria orgânica. ...

O que são moluscos importância e exemplos?

Os moluscos são animais de corpo mole, geralmente envoltos por uma concha. A concha é presente em ostras, mariscos, caracol e caramujo. Em alguns, como a lula, a concha é interna e em outros, é ausente, como no polvo. As conchas são importantes para proteger o corpo mole dos moluscos e evitar a perda de água.

Qual é a importância dos moluscos na medicina?

Atuando como hospedeiros intermediários, os moluscos se destacam por ter importância como transmissores de doenças como Schistosomose e Fasciolose, cuja fase larvária dos parasitos são desenvolvidas em moluscos aquáticos.

O que o molusco se alimenta?

Em geral, os moluscos comem algas. Eles usam a rádula para raspar as algas das rochas. Porém moluscos maiores têm grande apetite. As lesmas e os caracóis comem plantas e frutas.

Que prejuízos Os moluscos podem causar ao homem?

A contaminação esporádica de animais filtradores, como os moluscos bivalves, por biotoxinas pode causar intoxicações agudas nos seres humanos, embora aparentemente não afetando o animal contaminado. Neste caso, a proliferações das algas pode ser tão pequena que não chega a alterar a cor da água.

Como se pega o vírus molusco?

O vírus que causa molusco é contagioso. O vírus se espalha pelo contato direto com a pele (por exemplo, numa luta livre) ou objetos, como toalhas ou esponjas, que foram tocados por uma pessoa infectada. O vírus também pode se espalhar na água, como em piscinas, banhos ou saunas. Essa infecção é comum entre as crianças.

O que fazer para acabar com molusco contagioso?

Como é feito o tratamento
  1. Pomadas: com ácido tricloroacético, combinação de ácido salicílico e ácido lático ou hidróxido de potássio;
  2. Crioterapia: aplicação de frio sobre as bolhas, congelando-as e removendo-as;
  3. Curetagem: o médico retira as bolhas com um utensílio semelhante a um bisturi;

Como acabar com molusco naturalmente?

Vinagre de cidra de maçã

É conhecido por combater as bactérias e acabar naturalmente com os moluscos. Deve ser aplicado antes de dormir em toda a área afetada com um algodão e depois um curativo em cada bolha deve ser colocado.

Qual é a importância médica de alguns gastrópodes?

Uma espécie invasora de grande importância médica é o gastrópode Achatina fulica, conhecido como caramujo africano, que tem um potencial de transmissão de duas zoonoses (Meningite eosinofílica e Angiostrongilíase abdominal) causadas por vermes.

Como reconhecer um molusco?

Moluscos (Filo Mollusca) são animais que apresentam um corpo mole, que, em grande parte dos representantes, está protegido por uma concha. Algumas espécies, como lesmas e polvos, não apresentam conchas. Nas lulas, por sua vez, a concha está reduzida e apresenta-se internamente em seus corpos.

Quais os gastrópodes de maior interesse para o homem *?

Dentre as espécies de gastrópodes comestíveis está o famoso Helix pomatia – conhecido como escargot. Outras espécies podem servir de hospedeiros intermediários de parasitas humanos, como os caramujos do gênero Biomphalaria.

Qual é o animal invertebrado?

Animais invertebrados são aqueles que não apresentam crânio e coluna vertebral. Nesse grupo, estão inclusos uma série de animais conhecidos de todos nós, tais como borboletas, mosquitos, camarões, esponjas e águas-vivas.

Qual é a importância dos anelídeos?

Elas são reconhecidas pela sua importância no solo, pois cavam túneis e galerias que permitem a penetração do ar e da água no terra. Isso facilita o desenvolvimento das raízes das plantas. Além de ingerirem material orgânico do solo, também eliminam as fezes, contribuindo para a fertilidade com a produção do húmus.

Qual é a importância dos Anelideos?

Fique sabendo que ela é de suma importância, pois por ser detritívora, alimenta-se de detritos ou restos orgânicos de vegetais e animais. ... Além disto, ao escavar o solo, as minhocas formam túneis, favorecendo a aeração das raízes das plantas e a penetração das águas das chuvas.

Qual é a importância econômica dos platelmintos?

Platelmintos de importância veterinária, médica e econômica

Para completar seus ciclos de vida, estes vermes infectam hospedeiros intermediários e definitivos em sucessão, através da ingestão oral de ovos ou larvas, respectivamente.

Artigo anterior
Quantas dinastias chinesas existiram?
Artigo seguinte
Como agradar a Deus na adolescência?