Qual a classificação do pronome SE?
Perguntado por: Fernando Wilson de Ferreira | Última atualização: 23. April 2022Pontuação: 5/5 (12 avaliações)
A classificação do "se" enquanto pronome subdivide-se em: pronome apassivador ou partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido, parte integrante do verbo, pronome reflexivo, pronome reflexivo recíproco e partícula de realce ou expletiva.
Qual é o pronome de se?
O pronome se será partícula apassivadora, quando acompanhar verbo transitivo direto, e o elemento paciente, que passa a ser sujeito, não for iniciado por preposição. O verbo concorda com o sujeito, ou seja, se o sujeito for plural, o verbo também o será. Ex.: Alugam-se barcos.
Qual a função do pronome SE?
d) Pronome reflexivo – Neste caso, dependendo da predicação a que se relaciona o verbo, o pronome “se” pode exercer a função de objeto direto, indireto ou sujeito de um infinitivo, assumindo o sentido de “a si mesmo”.
Qual é a conjunção de se?
– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.
Que ou se?
As palavras "que" e "se" podem exercer inúmeros papéis em uma frase, como conjunção, pronome, partícula expletiva ou de realce etc. Que e Se podem exercer inúmeros papéis em uma frase! A palavra que em português pode ser: Interjeição: exprime espanto, admiração, surpresa.
Uso da palavra SE [Prof Noslen]
Qual é o sentido da palavra se?
Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador. Além disso, essa palavra pode ser conjunção, indeterminar o sujeito ou ser uma partícula de realce.
O que pode ser o se?
A palavra "SE" em português pode pertencer a várias categorias gramaticais, podendo ser: 1. Conjunção: quando relaciona entre si duas orações. Neste caso, não exerce função sintática.
O que substitui a conjunção se?
Conjunção condicional: 1 caso, na condição de, na hipótese de, no caso de. Conjunção causal: 2 como, dado que, já que, uma vez que, visto que.
Como se conjunção?
As conjunções subordinativas adverbiais comparativas estabelecem uma correspondência, um paralelo em relação a oração independente. São elas: como, assim como, como se, bem como, que nem, que e do que (precedido de mais, menos, maior, menor, melhor, pior), tal qual, etc.
Quais são as conjunções?
- Conjunções Aditivas.
- Conjunções Adversativas.
- Conjunções Conclusivas.
- Conjunções Explicativas.
- Conjunções Integrantes.
- Conjunções Causais.
- Conjunções Comparativas.
- Conjunções Concessivas.
Qual é a função sintática do SE?
O se não apresenta nenhuma função sintática, sendo desnecessário para compreender a oração. Ocorre na presença de verbos intransitivos ou que deem noção de movimento ou atitudes do homem em relação ao próprio corpo. Exemplos: Gabriela achou melhor sentar-se logo.
Qual é a função sintática do pronome se na frase?
Pronome reflexivo: Exerce a função sintática de objeto direto ou objeto indireto de verbos reflexivos. Exemplos: A verdade é que o marinheiro não se matou. ... Pronome reflexivo: Exerce a função sintática de objeto direto ou objeto indireto de verbos reflexivos recíprocos. Exemplos: Os dois amam-se como irmãos.
Qual é a função do se em não sei se ela vem?
Quando houver verbo pronominal essencial a partícula SE será parte integrante do verbo. O verbo pronominal é aquele que se conjuga, obrigatoriamente, com os pronomes oblíquos. 5 – (UFPR) – Qual é a função do SE em “Não sei se ela vem”? a) conjunção subordinativa condicional.
Quando o se não é pronome?
Também chamado de Índice de indeterminação do sujeito, é utilizado em frases cujo sujeito é indeterminado, e por muitos gramáticos não é considerado um pronome. Exemplos: Precisa-se de vendedor. Vive-se um dia de cada vez.
O que atrai o pronome se?
Partícula ''que'' atrai o pronome ''se''
Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante. Nas gramáticas, ainda um tanto presas ao padrão lusitano, a próclise está ligada a determinados tipos de ocorrência sintática, os chamados “fatores de próclise”.
Onde colocar o pronome se?
Na teoria, todos nós sabemos quais são os pronomes pessoais -- me, te, se, nos, vos, lhe(s), o(s), a(s) e quando usá-los. Eles podem ser usados, na língua padrão, antes do verbo (próclise), depois do verbo (ênclise) e no meio do verbo (mesóclise).
Como usar a conjunção se?
a) Conjunção subordinativa integrante: a conjunção introduz orações subordinadas substantivas. Ex: Quero saber se ela virá à festa. b) Conjunção subordinativa condicional: introduz orações subordinadas adverbiais condicionais. Ex: Deixe um recado se você não me encontrar.
O que é uma conjunção exemplos?
Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia. Estava chovendo.
Quando pode ser conjunção?
As conjunções temporais são aquelas que indicam uma oração subordinada indicadora de circunstância de tempo: Quando, antes que, depois que, até que, logo que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, apenas, mal, que (desde que).
Pode Substituir-se por caso?
A banca Cespe/UnB fica com a visão tradicional, a saber: “Caso” não pode substituir “Se” seguido de verbo no futuro do subjuntivo. A forma verbal “apressarmos” deveria estar assim: “apressemos”.
Como substituir se dá?
1 ocorre, calha, acontece, sucede, sobrevém, verifica-se, realiza-se, passa-se, transcorre, desenrola-se, processa-se, intercorre, sobrechega, cumpre-se, segue-se, efetua-se, resulta, existe, torna-se.
O que pode se ou o que se pode?
No Brasil o uso da próclise ou da ênclise é considerado facultativo desde que o verbo não se encontre no início da frase e não haja elementos que exijam uma colocação pronominal específica. Assim, é errado dizer "se pode" no início da frase, estando as seguintes frases erradas: Se pode fumar aqui?
O que significa se em uma frase?
Significado de Se
conjunção Introduz uma oração com sentido adicional ao da oração principal: não tinha certeza se ele chegaria. Partindo de alguma coisa; caso: se você conseguir dizer, tentarei entender!
O que significa a palavra se?
Significado de Sê
substantivo masculino [Popular] Contração de senhor; forma reduzida de senhor: vai lá e chama o sê Zé. Etimologia (origem da palavra sê). Contração de senhor, do latim seniorem.
Quais são as funções do que?
Gramática. A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.
Qual a composicao do loratadina?
O que é um dissertativo?