Qual a classificação da conjunção como?

Perguntado por: Valentim Nogueira  |  Última atualização: 5. September 2024
Pontuação: 4.7/5 (48 avaliações)

Comparativas: iniciam orações subordinadas estabelecendo relação de comparação em relação à oração principal. As principais conjunções subordinativas adverbiais comparativas são “como”, “(tal) qual”, “(tanto) quanto”.

Qual é a classificação de como?

É uma classe gramatical invariável, ou seja, que não se flexiona (não se altera), classificando-se em coordenativa e subordinativa.

Como usar a conjunção Como?

A preposição COMO tem o significado de: na qualidade de, com caráter de, na posição de. Exemplo: Como filho de Deus, eu tenho o dever de amá-lo. Quando está introduzindo uma explicação ou exemplificação e tem o sentido de: a saber, assim como, isto é.

Como é conjunção explicativa?

Conjunções coordenativas explicativas

São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro. Eu não disse nada porque pensei que você pudesse ficar chateado. Estavam muito animados, pois era a primeira vez deles.

Como conjunção subordinativa?

As conjunções subordinativas causais exprimem causa. Exemplos: como, já que, pois, porque, que, uma vez que. Ela foi embora, porque estava muito triste.

O que é CONJUNÇÃO? Classificação? (Aprenda em menos de 5 minutos) I Português On-line

26 questões relacionadas encontradas

Como Como conjunção?

Como conjunção subordinativa é polissêmica, pois pode ser de três tipos: causal – Como ainda estava de luto, não o namorou. –, comparativa – Ele vive como um cidadão honesto. -, e conformativa – Ela fez o trabalho, / como a professora a orientou.

Como é uma conjunção causal?

→ Conjunções causais: iniciam a oração que expressa a razão de um determinado acontecimento exposto em outra oração.

O que é uma conjunção aditiva?

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

Que como conjunção conclusiva?

As principais conjunções conclusivas são: porque, portanto, logo, por isso, pois (após o verbo), então, por conseguinte, consequentemente, de forma que, modo que, de sorte que, de maneira que, daí que, tanto (assim) que, assim, enfim, por fim, conseguintemente, donde, por onde, aí (em seu uso coloquial, por exemplo, "a ...

Qual a função da palavra como?

A PALAVRA COMO. Modifica um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. É sempre invariável. Usado nas frases interrogativas diretas, acrescentando uma circunstância de modo à ação verbal.

Qual a função sintática de como?

Assumindo tal posição, relaciona-se a um verbo ou a um adjetivo, exprimindo circunstância de intensidade ou modo. Em se tratando da função sintática, exerce a função de adjunto adverbial, expresso por essas mesmas circunstâncias. Exemplos: Como fiquei chocada com o acontecido!

Quando como é preposição?

São preposições acidentais: afora, como, conforme, durante, exceto, feito, fora, mediante, salvo, segundo, visto, entre outras.

Como é que ou como?

Recomenda-se «como que escrito». Usa-se «como se» seguido de oração com o verbo no conjuntivo («como se estivesse escrito»). Depois de «como que», ocorre uma oração com o verbo no modo indicativo ou um predicativo do sujeito realizado por um adjetivo ou uma expressão nominal: 1.

Como conjunção adversativa?

Conjunções coordenativas adversativas estabelecem relação de oposição. As principais conjunções coordenativas adversativas são “mas”, “porém”, “contudo”, “todavia”, “entretanto”. Exemplos: “Havia flores no jardim, mas estavam murchando.”

O que é aditiva e adversativa?

a) aditivas: são aquelas que dão uma ideia de sequência ou adição de fatos ou acontecimentos. Essas orações são articuladas por meio de uma conjunção aditiva (e, nem). Eu não vou comer salada, nem tomar suco. b) adversativas: são aquelas que se opõem àquilo que se declara na primeira oração.

O que são as conjunções subordinadas?

Quando a conjunção exerce seu papel de ligar as orações, e estabelece entre elas uma relação de dependência sintática, temos a subordinação. Veja o exemplo: Maria confirmou que não esteve em casa hoje.

Como conjunção consecutiva?

São conjunções consecutivas aquelas que iniciam uma oração na qual é indicada a consequência do que foi declarado na oração anterior. Exemplos: Os fatos eram tão absurdos que tentou escapar da situação. O som estava tão alto que as paredes da sala tremiam.

Quando é conjunção temporal?

Na frase que indica, «Quando chegas?», a palavra quando é um advérbio interrogativo. Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»); — proporcional (ex.: «Quando a mãe refilava, ela gritava mais alto»);

O que é uma conjunção adversativa?

Estabelecem relação de oposição entre as orações ou os termos conectados. Como exemplos de conjunções adversativas, temos “mas”, “porém”, “todavia”, “contudo” e “senão” (quando possui significado de “mas”), entre outros.

Quais são as 14 conjunções?

Conjunção - E, mas, ou, logo, pois, que, como, porque.

Artigo anterior
Como fazer gráfico de linhas no LibreOffice?
Artigo seguinte
Quais são os itens da manutenção preventiva do motor?