Qual a classe gramatical de dúvida?

Perguntado por: Patrícia Barbosa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (53 avaliações)

Dúvida, com acento agudo, é um substantivo e duvida, sem acentuação gráfica, é uma forma verbal do verbo duvidar. Dúvida é uma palavra proparoxítona, sendo obrigatoriamente acentuada, conforme as regras de acentuação da língua portuguesa.

Qual o substantivo de dúvida?

Dúvida é o substantivo feminino que indica um estado de incerteza em relação à realidade ou hesitação entre duas coisas. Em alguns casos, dúvida pode ser sinônimo de suspeita e ceticismo. Quando uma pessoa tem dúvida sobre alguma coisa, normalmente procura alguém que possa esclarecer essa dúvida.

Qual é a sílaba tônica de dúvida?

A correta pronúncia de dúvida é “dú-vi-da”, com a primeira sílaba mais forte. Por outro lado, duvida é uma palavra paroxítona terminada em A e não deve ser acentuada. A pronúncia certa desta palavra é “du-vi-da” e a maior intensidade ocorre na penúltima sílaba.

Qual é a classe gramatical de dúvida?

Significado de Dúvida

substantivo feminino Falta de certeza em relação a; incerteza sobre a veracidade de um fato; confusão ao afirmar ou negar algo: o valor da herança provocou dúvidas na família.

Qual a origem da palavra dúvida?

– Sem dúvida – disse o engraçadinho – ela e suas correlatas, como duvidar, dúbio, dubitativo, vêm do Latim dubitare, “não ter certeza, hesitar”, de dubius, “aquele que hesita entre duas possibilidades” de duos.

Classes Gramaticais: Aprenda Agora as classes de palavras (JEITO FÁCIL)

18 questões relacionadas encontradas

O que é a dúvida na filosofia?

É um estado de incerteza que, se opondo ao assentimento, se traduz por uma recusa de afirmar ou negar. Explica-se em princípio pela ausência de conhecimentos adequados.

O que a Bíblia fala sobre a dúvida?

Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Jesus disse: —Não fiquem aflitos.

Qual o advérbio de dúvida?

Enfatiza o sentido de dúvida.

Alguns advérbios de dúvida são: “talvez”, “quiçá”, “porventura” e palavras que expressem dúvida acrescidas do sufixo -mente, como “possivelmente” e “provavelmente”.

Qual é o advérbio de dúvida?

Os advérbios de dúvida ou hesitação são aqueles que indicam incerteza ou hesitação nas frases. Exemplos: possivelmente, talvez, aparentemente, supostamente, provavelmente, acaso, casualmente, porventura, quiçá.

Qual é advérbio de dúvida?

Advérbio de dúvida

Talvez, possivelmente, provavelmente, eventualmente, porventura, acaso, quiçá etc.

Como separar a palavra dúvida?

dúvida (dú-vi-da)

Quais são palavras paroxítonas?

As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade.

Como substituir a palavra dúvida?

Falta de certeza: 1 incerteza, indecisão, hesitação, vacilação, insegurança, irresolução, oscilação, perplexidade, confusão, indeterminação, indefinição, imprecisão, ambiguidade, dubiedade, dubiez. Ceticismo ou descrença: 2 ceticismo, descrença, incredulidade, pirronismo.

Qual o antônimo da palavra dúvida?

O contrário de dúvida é: 1. certeza, segurança, confiança, convicção, garantia, crédito.

Qual o sinônimo de questionamento?

Interrogatório: 1 inquérito, indagação, inquirição, interrogatório, questionário. Dúvida: 2 hesitação, dúvida, dubiez, dubiedade, incerteza, indecisão.

Será é um advérbio de dúvida?

Advérbio de Dúvida

Possivelmente, provavelmente, acaso, porventura, quiçá, será, talvez, casualmente.

Como descobrir o advérbio na frase?

O advérbio refere-se a um verbo, a um adjetivo, a uma locução adjetiva, a um advérbio ou a uma locução adverbial, exercendo somente a função sintática de adjunto adverbial. Exemplos: Sempre trabalhou muito. (O advérbio de intensidade muito modifica o verbo trabalhar.)

Quais são os advérbios?

Os advérbios são palavras invariáveis em gênero e número. No entanto, podem ser variáveis em grau, ou seja, na intensidade. Os advérbios podem ser comparativos ou superlativos, nos mesmos moldes dos graus dos adjetivos.

Qual é o advérbio de modo?

Advérbio de Modo: como o próprio nome diz, são as palavras que definem o modo da ação, ou seja, como ela ocorreu. Advérbio de Intensidade: são as palavras que conferem a intensidade da ação. Advérbio de Afirmação: são os advérbios que têm a função de afirmar.

Quando é um advérbio de tempo?

O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).

O que a dúvida gera?

A dúvida na vida pode destruir o empreendedor, que precisa de confiança para suportar os altos e baixos e a hesitação dos outros. A dúvida desvia sua atenção da persistência necessária para o sucesso.

Porque as pessoas têm dúvidas?

A dúvida é esperança, ao mostrar as novas possibilidades

É fim, quando é preciso abandonar pessoas e realizar novas escolhas. Ela rasga os tecidos internos, abrevia existências vãs, seja de algo ou de alguém; ela treme as vigas da alma e, às vezes, pode fazê-las desmoronar.

Qual a importância da dúvida para a filosofia?

A Filosofia

Não tenha vergonha de perguntar, pois muitas vezes a sua dúvida pode ser a de mais pessoas ao seu redor. Assim, ao perguntar, você estaria fazendo o favor de adiantar o conhecimento. Na disciplina de Filosofia, a arte de saber questionar é o ponto central para enxergar novas rotas ou caminhos.

Artigo anterior
Quanto tempo o nobreak aguenta sem energia?
Artigo seguinte
Quais os principais atores sociais no campo?