Qual a carga horária de um curso livre?

Perguntado por: Diogo Luís de Neves  |  Última atualização: 9. Januar 2025
Pontuação: 4.7/5 (74 avaliações)

- Curso Livre de Extensão: cursos com carga horária mínima de 20 horas e máxima de 40 horas.

Qual a carga horária dos cursos livres?

A carga horária de um curso livre varia muito, pois são consideradas duração de dias, semanas e meses, até o limite de 800 horas de curso. Ou seja, o tempo pode variar de acordo com o formato do curso, os objetivos e a instituição que o oferece.

O que o MEC diz sobre cursos livres?

No caso do curso livre, o MEC prevê a legalidade de sua existência e oferta, porém não impõe regras para o seu funcionamento: apenas impõe regras que limitam o alcance do curso livre, ou seja, não pode ser o curso livre ofertado como se fosse curso de nível fundamental, médio, técnico ou superior.

O que diz a lei sobre cursos livres?

Conforme a Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) citam que os cursos chamados “Livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação competente.

Como funciona o curso livre?

Os cursos livres são cursos ofertados por pessoas físicas ou jurídicas de qualquer natureza, com finalidades diversas, que não precisam ser autorizados ou reconhecidos pelos órgãos de regulação dos sistemas de ensino federal, estadual ou municipal.

CARGA HORÁRIA IDEAL DE UM CURSO PROFISSIONALIZANTE

31 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura o curso livre?

Qual a duração de um curso livre? O curso livre possui duração variável. Há opções com 8 horas, 40 horas, 200 horas, entre outras cargas horárias.

Quem pode ministrar um curso livre?

Sim, podem. Qualquer pessoa que tenha interesse em organizar um curso pode (e deve) emitir um certificado. A única coisa é que, justamente por essas aulas serem livres, os certificados não são reconhecidos pelo MEC. Porém, mesmo assim, emitir um certificado é uma excelente ideia para a sua escola.

Como certificar um curso livre?

Todo certificado de curso livre precisa ter informações básicas, como: nome do aluno, assinaturas, carga horária, local, data e o logo da sua instituição. Além disso, você pode customizar a aparência dele pra se adequar à sua identidade visual.

Como saber se o certificado de um curso livre é válido?

Entre elas, podemos citar o Decreto Nº 5.154 e a Lei Nº 9.394, que pode ser conhecida como Lei de Cursos Livres nº 9394/96. A melhor forma de saber se o seu curso livre é válido é, sem dúvidas, observar outros detalhes sobre a instituição em questão.

Pode trabalhar com curso livre?

Como não são regulamentados por nenhum órgão superior, é comum ter dúvidas sobre a legitimidade dos cursos livres. E a resposta é: sim, mesmo não sendo credenciados pelo MEC, esses cursos são respaldados pela legislação e, inclusive pela Constituição Federal. Por isso, são válidos e reconhecidos no mercado de trabalho.

Precisa de CNPJ para dar cursos livres?

Além disso, não são categorizados como profissionalizantes e também não é necessário CNPJ para abrir um curso livre, entretanto é o recomendado. Em contrapartida, é possível emitir certificados de conclusão para o aluno.

Quais os tipos de cursos livres?

Quais os tipos de cursos livres existentes?
  • Administração de Banco de Dados;
  • Construções Inteligentes e Sustentáveis;
  • Terceiro Setor, Voluntariado e Responsabilidade Social;
  • Design de Experiência do Usuário – UX;
  • Educação Física: Didática, Currículo e Avaliação.

O que é preciso para abrir um curso livre?

Para começar a criar seus cursos livres, só é necessário:
  1. Estudar o público-alvo;
  2. Escolher o tema a ser abordado;
  3. Planejar as aulas;
  4. Reunir conteúdos e montar um material de apoio;
  5. Gravar as aulas e começar a distribuir.

Qual a carga horária mínima de um curso?

A carga horária de uma faculdade varia não só de acordo com o curso, mas também com o tipo de formação — licenciatura, bacharelado e tecnológico. Em geral, a duração mínima exigida pelo Ministério da Educação é de 2.400 horas, enquanto graduações mais longas chegam a 7.200 horas.

Qual a diferença entre graduação e curso livre?

Enquanto uma pós-graduação, seja ela Lato Sensu, seja ela Stricto Sensu, exige uma formação anterior, o curso livre não possui essa necessidade. Outra diferença entre um curso livre e pós-graduação está, também, na carga horária necessária para receber a certificação final.

O que deve constar no certificado de curso livre?

Para emitir um certificado de curso livre completo, não pode faltar as seguintes informações:
  • Nome do aluno;
  • Nome da instituição;
  • Nome do curso;
  • Logo;
  • Local;
  • Data;
  • Carga horária;
  • Assinaturas.

Como ver se um curso livre é reconhecido pelo MEC?

Para saber se uma instituição é credenciada, consulte a página do e-mec.

Quantas horas um curso é reconhecido pelo MEC?

Os cursos de formação continuada podem ser desenvolvidos nas modalidades de cursos de extensão, com carga horária de 30 a 120h; cursos de aperfeiçoamento, com carga horária mínima de 180h; e cursos de especialização, com carga horária igual ou superior a 360h.

O que torna um certificado válido?

Para ser de fato um certificado válido, ele precisa valer em todo o país. Mas isso só é possível se este documento for emitido por uma instituição, seja ela online ou física, reconhecida e legal no Brasil.

O que é necessário para um curso ser reconhecido pelo MEC?

E o que é um curso reconhecido pelo MEC? Para ter um curso reconhecido, a instituição de ensino deve solicitar quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária e antes de completar 75%.

Sou manicure posso dar curso?

Sim, é perfeitamente possível. A partir do momento que você é especialista em um determinado assunto e quer transmitir essa educação para outras pessoas, você pode ministrar seus cursos e emitir certificado para eles.

Onde registrar um curso livre?

A primeira opção de como registrar um curso online é a Biblioteca Nacional. Dessa maneira, você dispõe de segurança jurídica, com a certificação pública da titularidade de uma obra. Além de ter uma certidão, este serviço também garante a preservação da cópia da obra intelectual depositada.

É bom colocar cursos livres no currículo?

Sim, você pode colocar um curso gratuito no seu currículo.

Quais são os cursos livres mais procurados?

Quais cursos livres mais empregam?
  • 1-Idiomas.
  • Conhecimento em línguas estrangeiras, como inglês, espanhol, mandarim, entre outros, é altamente valorizado em muitas profissões.
  • 2-Gestão e Liderança.
  • 3-Design Gráfico e Web Design.
  • 4-Marketing Digital.
  • 5-Saúde e Bem-Estar.
  • 6-Cursos Técnicos Específicos.

Qual a vantagem de fazer um curso livre?

Por serem mais acessíveis financeiramente e não exigirem diploma de ensino superior, esse nível de ensino também é buscado por pessoas que querem dar os primeiros passos na carreira. Um curso livre enriquece o conhecimento geral, mas também abre portas para novas oportunidades.

Artigo anterior
Com quantos anos se faz o exame de prostata?
Artigo seguinte
Onde posso vender com CPF?