Qual a carência para pensão por morte?

Perguntado por: Joaquim Gomes  |  Última atualização: 29. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (10 avaliações)

26 esclarece que a pensão por morte independe de carência. Ou seja, não existe um número mínimo de contribuições necessárias para ter direito ao benefício. Basta a pessoa ter qualidade de segurado no momento do falecimento para que seus dependentes possam receber pensão por morte.

Quanto tempo de contribuição para ter direito a pensão por morte?

Apenas terão direito à pensão por morte vitalícia os pais do falecido e os cônjuges ou companheiros seguindo dois critérios: o segurado deve ter pago pelo menos 180 contribuições e o dependente deve ter mais de 44 anos.

Quando perde a qualidade de segurado para pensão por morte?

O fato é que mesmo havendo perda da qualidade de segurado à época do óbito, ainda assim será devida a pensão por morte aos dependentes, desde que o segurado falecido tenha implementado os requisitos legais para a obtenção de aposentadoria até a data do falecimento.

Quando a viúva tem direito a pensão por morte?

A viúva tem direito à pensão por morte decorrente do falecimento do marido, conforme falamos anteriormente. Mas, por outro lado, se o marido falecido tinha direito à aposentadoria, mas não havia feito o requerimento, poderá a viúva requerer o benefício previdenciário em forma de pensão por morte.

Quais os motivos que leva uma viúva perder a pensão do INSS?

Quando o cônjuge ou companheiro(a) completa uma idade determinada
  • O segurado tenha feito menos de 18 contribuições mensais ao INSS.
  • Se o casamento ou união estável tiver menos de 2 anos de duração no momento da morte do segurado.

Carência para a Pensão por Morte

36 questões relacionadas encontradas

Quais os requisitos para concessão de pensão por morte?

São 3 requisitos básicos para você ter acesso ao benefício de Pensão por Morte:
  • comprovar o óbito ou morte presumida do segurado;
  • demonstrar a qualidade de segurado do falecido na hora de seu falecimento;
  • ter qualidade de dependente do segurado falecido.

Quanto tempo perde a qualidade de segurado do INSS?

Isso significa que você pode manter a qualidade de segurado por 24 meses após parar de contribuir para o INSS. Vale dizer que essas 120 contribuições não precisam ser consecutivas. Além disso, você não pode ter perdido a qualidade de segurado durante estas 120 contribuições.

Quando se perde a qualidade de segurado?

“Esse período de 12 meses pode ser estendido até 24 ou 36 meses sem contribuição para o INSS, desde que o segurado comprove que estava desempregado ou que contribuiu por mais de 10 anos para a Previdência e, durante esse período, em nenhum momento, perdeu a qualidade de segurado”, explica Badari.

Quais são as hipóteses legais da perda da condição de dependente de segurado?

Perda de condição de dependente

São elas: com o casamento; com o início do exercício de emprego público efetivo; com a constituição de um estabelecimento civil ou comercial – por exemplo, se o filho abrir uma empresa (desde que o filho tenha pelo menos 16 anos completos e possa se sustentar);

Quem tem direito a pensão por morte 2021?

Para que a pensão por morte seja concedida em 2021, é preciso atender aos seguintes requisitos: A declaração de óbito ou morte presumida do beneficiário. A qualidade de segurado do falecido no momento do óbito. A existência de dependentes que possam ser habilitados como beneficiários no INSS.

Quais são os dependentes legais?

São considerados dependentes aqueles indicados na contratação e que possuam a seguinte relação com o CONTRATANTE titular: cônjuge ou filho (as), enteados (as), curatelados (as) e/ou tutelados (as), dependentes economicamente do CONTRATANTE titular, conforme legislação do I.R.

Quem são os dependentes do segurado?

O INSS estabelece que, para ser considerado um dependente é preciso ter vínculo familiar com o segurado e ainda a condição de dependência econômica do segurado. Filhos menores de 21 anos, Cônjuge, ... Filho inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave.

Não são beneficiários do Regime Geral de Previdência Social na condição de dependentes do segurado?

No Regime Geral de Previdência Social, são considerados dependentes do segurado: I- O cônjuge, a companheira ou companheiro. II- O filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave.

Quantos meses para recuperar a qualidade de segurado?

Dessa forma, recuperando a qualidade de segurado você precisa recolher contribuições por 6 meses para poder somar os meses de contribuição feitos antes da perda da qualidade de segurado, para atingir 12 meses de carência e pedir um benefício por incapacidade.

O que fazer quando perde a qualidade de segurado?

Para ocorrer a recuperação da qualidade de segurado, é preciso que a pessoa volte a contribuir com o INSS. Com a primeira contribuição, recupera-se a ter qualidade de segurado, mas é preciso cumprir a carência dos benefícios novamente (com exceção das aposentadorias, como já mencionado).

Estou em recurso do INSS posso ser demitido?

Em regra, o trabalhador que está recebendo auxílio do INSS não pode ser demitido durante o período de afastamento. Caso o empregador deseje rescindir o contrato, ele poderá fazer isso após o retorno do funcionário ao trabalho.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar no período de graça pelo INSS?

Os segurados obrigatórios têm no mínimo 12 meses de período de graça, enquanto os segurados facultativos são contemplados com seis meses de período de graça.

Quem são os dependentes de cada classe do Regime Geral da Previdência Social?

No site do INSS tem a lista de documentos necessários para comprovar a condição de dependente conforme cada pessoa, ou seja, se filho, cônjuge, companheiro, pessoa equiparada a filho, pais ou irmãos.

Quem são os dependentes habilitados a pensão por morte?

1ª Classe: Cônjuge; companheira; companheiro; filho não emancipado menor de 21 anos ou inválido; 2ª Classe: Pais; 3ª Classe: Irmão não emancipado menor de 21 anos ou inválido.

Quem pode ser segurado do INSS e como são classificados os dependentes?

Todo cidadão que mantenha um vínculo e se enquadre em um dos critérios básicos de dependência familiar ou econômica, pode ser considerado dependente dos segurados, e a partir disso, poderá se inscrever na Previdência Social para receber os benefícios, ou então os resíduos de benefícios.

Como ver os dependentes do INSS?

Para obter a declaração de dependentes do INSS, o beneficiário ou advogado deve solicitar um documento chamado Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte.

Quem pode ser considerado dependente legal?

Filho (a) ou enteado (a) universitário ou cursando escola técnica de segundo grau, até 24 anos; Filho (a) ou enteado (a), em qualquer idade, quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho; ... Como os pais são legalmente aceitos como dependentes dos filhos, os pais de ambas as partes podem entrar na declaração.

Quem pode ser dependente legal?

Conforme a Lei no 9.250/1995, artigo 35, os pais podem ser considerados dependentes na declaração dos filhos, desde que não aufiram rendimentos, tributáveis ou não, superiores ao limite de isenção anual (R$ 22.847,76).

Quem é considerado como dependente?

Filhos e irmãos maiores de 21 anos

Como foi explicado, filhos e irmãos menores de 21 anos são considerados como dependentes.

Artigo anterior
O que causou a crise de 1929?
Artigo seguinte
Qual é o maior problema social do Brasil na atualidade?