Qual a base principal da motivação?

Perguntado por: Filipe Gustavo Castro Sousa Matos  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (44 avaliações)

A motivação é o resultado das atitudes do gestor, este deve priorizar a satisfação e o bem-estar dos trabalhadores, tendo como base as recompensas e benefícios oferecidos, sejam eles de natureza intrínseca ou extrínseca, benefícios monetários ou não monetários.

Qual é a base da motivação?

Já David McClelland identificou três necessidades que seriam pontos-chave para a motivação: poder, afiliação e realização. Para McClelland, tais necessidades são “secundárias”, são adquiridas ao longo da vida, mas que trazem prestígio, status e outras sensações que o ser humano gosta de sentir.

Quais são as três motivações básicas?

1) Motivação de Realização: o desejo de se aperfeiçoar e fazer da melhor maneira possível uma atividade; 2) Motivação de Poder: o desejo de obter e exercer influência nos relacionamentos interpessoais; 3) Motivação de Afiliação: o desejo de se sentir integrado em um grupo, o desejo de pertença.

Quais são os principais fatores motivacionais?

Entre os fatores motivacionais escolhidos estão: reconhecimento, comprometimento, responsabilidade, crescimento, autonomia e realização.

Como podemos definir motivação?

“Motivação pode ser entendida como um motivo que leva o indivíduo à ação”. “Motivação é uma força que aciona e direciona o comportamento”. “Motivação é uma energia que aciona e direciona o comportamento”. “Impulso é uma energia que aciona e direciona o comportamento”.

A "molécula da motivação"

32 questões relacionadas encontradas

O que podemos falar sobre motivação?

Aqui estão algumas dicas para ficar motivado e no manter-se no caminho certo para alcançar seus objetivos:
  1. Visualize seus objetivos. ...
  2. Examine as razões da sua motivação. ...
  3. Aceite seus erros. ...
  4. Estabeleça metas menores. ...
  5. Compita com você mesmo. ...
  6. Faça um planejamento e reflita sobre seus grandes objetivos.

O que podemos afirmar sobre a motivação humana?

Podemos entender que a motivação é intrínseca, é um impulso que vem de dentro, isto é, que tem suas fontes de energia no interior de cada pessoa, é uma força que direciona a pessoa para alguma coisa, ou seja, um objetivo.

Quais são os tipos de motivação?

As personalidades das pessoas podem variar de acordo com o tipo de motivação que é mais eficaz em inspirar a sua conduta.
  • Confira a seguir quais são os 6 tipos de motivação:
  • INCENTIVO. Uma forma de motivação que envolve recompensa, monetária ou não. ...
  • MEDO. ...
  • CONQUISTA. ...
  • CRESCIMENTO. ...
  • PODER. ...
  • SOCIAL.

Quais são os tipos de motivação explique cada tipo?

Todos já devem ter ouvido falar sobre dois tipos de motivação: intrínseca e extrínseca. O que poucos sabem é que existem maneiras diferentes pelas quais as pessoas se motivam, e isso impacta na qualidade da experiência vivida por cada indivíduo.

Quais são as três necessidades propostas por McClelland?

Dessa forma, McClelland (1972) afirma que existem necessidades aprendidas e socialmente adquiridas, as quais variam de indivíduo para indivíduo, sendo que estes são motivados pelo alcance de três necessidades básicas, a saber: necessidade de realização, necessidade de afiliação e necessidade de poder.

Quais são as três necessidades de McClelland?

De acordo com Robbins (2013), a Teoria das Necessidades Adquiridas foi desenvolvida pelo psicólogo Americano David McClelland e seus associados, essa teoria se baseia que a motivação de uma pessoa se encontra na busca de três necessidades dominantes: Realização, Poder e Afiliação.

Qual é a sua motivação extrínseca é intrínseca?

Motivação intrínseca: também conhecida como motivação interna, está relacionada à força interior que é capaz de se manter ativa mesmo diante de adversidades. ... Motivação extrínseca : também conhecida como motivação externa, o termo está conectado ao ambiente, às situações e aos fatores externos.

O que é motivação intrínseca e extrínseca em um atleta?

Conforme Samulski (1990), a motivação envolve dois aspectos: intrínseco e extrínseco. Os aspectos intrínsecos referem-se ao que é interno e inseparável, que faz parte do indivíduo intimamente; os aspectos extrínsecos, de outro modo, estão relacionados aos fatores externos (ambientais).

Como ocorre a motivação das pessoas?

A realidade da motivação é que ela se refere ao desejo de alcançar algum alvo, sempre surge do resultado de uma necessidade ou da vontade de chegar a um fim. O nível de motivação de um individuo depende do poder de atração das recompensa buscadas e da probabilidade de obtê-las.

O que motiva o comportamento humano?

O comportamento motivacional é explicado pelas necessidades humanas, em que o resultado dos estímulos que agem sobre os indivíduos leva à ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, resultante do exterior ou proveniente do próprio organismo, designando-se por ciclo motivacional.

O que os autores falam sobre motivação?

“A motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta” (ROBBINS, 2008, p. 132). Chiavenato (2010, p. 121) acredita que “é difícil definir exatamente o conceito de motivação, uma vez que tem sido utilizado com diferentes sentidos.

O que te motiva Como responder?

Fale sobre sua trajetória profissional, evite falar muito sobre hobbies ou família. Fale sobre o que já atingiu, quais metas alcançou. Como definiu o seu curso de graduação, o que gosta de fazer, descreva os pontos mais importantes da sua vida.

Porque a motivação é tão importante?

Quem tem motivação tem a vontade de cumprir objetivos e alcançar bons resultados, influenciando positivamente seu comportamento no ambiente de trabalho, tornando-o mais comprometido com o mesmo. Quanto mais motivação o colaborador tiver mais ele irá se esforçar para realizar suas funções, aumentando sua produtividade.

O que falar sobre motivação no trabalho?

A motivação no trabalho está ligada à vontade de se manter naquele emprego, mas mais do que isso, é o sentimento que move todas suas ações no ambiente de trabalho. Em resumo, é o desejo de cumprir metas e atingir bons resultados, tanto por questões internas, quanto por estímulos externos.

Qual é a sua motivação extrínseca?

A motivação extrínseca é uma recompensa ou incentivo fornecido por uma pessoa ou entidade externa para obrigar a outra a agir. As empresas normalmente usam estruturas de remuneração, elogios públicos e prémios aos colaboradores como motivadores extrínsecos para os incentivar a trabalhar em níveis superiores.

Como desenvolver a motivação em atletas e em esportistas?

Dentre elas existe a motivação, um fator chave para o desenvolvimento do interesse e auto-estima do atleta.
...
Esportistas de alto nível beneficiam-se das técnicas abaixo:
  1. Imaginar as capacidades positivas;
  2. Imaginação de metas concretas;
  3. Estabelecer e modificar metas;
  4. Auto-afirmação;
  5. Antecipação do reforço externo.

Quais são as três visões de motivação no esporte?

WEINBERG e GOULD (2001) ainda descrevem as três visões típicas da motivação como sendo: visão centrada no participante, visão centrada na situação e a visão interacional entre indivíduo e situação.

O que é Extrinseca é intrínseca?

O adjetivo intrínseco se refere, principalmente, a algo interior. Já o adjetivo extrínseco se refere, principalmente, a algo exterior.

Quais são os motivadores intrínsecos?

Os cinco motivadores intrínsecos mais comuns são:
  • Prazer;
  • Dor;
  • A busca por crescimento pessoal;
  • Segurança;
  • Pertencimento social;

Qual a diferença de extrínsecos e intrínsecos?

Intrínseco é um adjetivo masculino que significa íntimo, interno, inerente, constitutivo e classifica algo que está no interior. O antônimo de intrínseco é extrínseco.

Artigo anterior
O que é inércia de um pilar?
Artigo seguinte
Quanto tempo o feto fica no ovário?