Qual a altura de um triângulo equilátero?

Perguntado por: Matilde Abreu Guerreiro  |  Última atualização: 20. Januar 2022
Pontuação: 5/5 (50 avaliações)

Encontramos a fórmula para calcular a altura de um triângulo equilátero: h = x√3 / 2.

O que é a altura do triângulo?

A altura de um triângulo é o segmento que liga um ponto a seu segmento oposto (base oposta), formando com ele um ângulo de 90°. Dizemos que a altura de um triângulo é sempre perpendicular à sua base.

Como provar que um triângulo e equilátero?

Um triângulo é conhecido como equilátero quando ele possui a medida dos três lados congruentes, assim, consequentemente, os seus ângulos internos também são congruentes. Como a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre igual a 180º e os ângulos são iguais, ao dividirmos 180º por 3, chegaremos a ângulos de 60º.

Qual a medida de um triângulo escaleno?

Triângulo escaleno é um polígono que possui os três lados com medidas diferentes. ... O perímetro de um triângulo escaleno é encontrado somando todos os lados e o valor da soma dos seus ângulos internos, como todos os triângulos, é igual a 180º.

Quais são as propriedades de um triângulo equilátero?

Em um triângulo equilátero, além dos lados, todos os ângulos internos são congruentes, medindo 60° cada. A altura de um triângulo equilátero é também bissetriz e mediana.

Altura de um triângulo equilátero

23 questões relacionadas encontradas

Quantas alturas de um triângulo tem?

Qualquer triângulo possui três altitudes, portanto, três alturas.

Como saber qual é a sua altura?

Meça do chão até a marca com uma fita métrica.
  1. Se a sua fita for muito curta para medir a sua altura inteira, meça o máximo possível e faça uma marca nesse ponto.
  2. Anote a medida.
  3. Continue medindo até que tenha alcançado a marca de lápis que fez usando a caixa.
  4. Some as medidas individuais para ter o valor da sua altura.

Quais são as propriedades de um triângulo?

Propriedades dos triângulos

têm três medianas (segmento de reta que vai do vértice até o ponto médio do lado oposto) que se interceptam em um único ponto, chamado de centro do triângulo; o lado menor é sempre oposto ao menor ângulo interior; ... a soma dos ângulos internos é 180º; a soma dos ângulos externos é 360º.

Porque todo triângulo equilátero e isósceles?

FALSO: Nenhum triângulo isósceles é equilátero pois, por definição, um triângulo equilátero possui seus três lados congruentes, enquanto o isósceles possui apenas dois. VERDADEIRO: Se considerarmos dois lados do triângulo equilátero e o terceiro como uma base, este triângulo também será isósceles.

O que é equilátero isósceles ou escaleno?

Nesse caso, um triângulo pode ser escaleno, quando todos os lados possuem medidas diferentes; isósceles, quando existem dois lados que possuem mesma medida; ou equilátero, quando todos os lados são congruentes.

Como descobrir os ângulos internos?

A soma dos ângulos internos de um polígono é dada pela expressão: S = (n – 2 )*180º, onde n = número de lados. Para calcular o valor de cada ângulo é preciso dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.

Por que a soma dos ângulos internos de um triângulo e 180?

Soma dos ângulos internos de um triângulo - Por que a soma vale sempre 180º? ... Girando os triângulos e unindo um vértice de cada um, de modo que os ângulos α, β e θ tornem-se, dois a dois, adjacentes, temos um ângulo raso: Assim, a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer vale 180o.

Qual é a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer e de um retângulo qualquer?

Calcule a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer e de um retângulo qualquer. Qualquer que seja o triângulo, a soma de seus ângulos internos sempre será igual a 180°. Isso pode ser usado quando conhecemos as medidas de dois dos ângulos internos de um triângulo e é necessário calcular o valor da última.

Quantos lados tem um triângulo escaleno?

Lados com medidas diferentes

O triângulo escaleno é um polígono que não possui lados iguais, ou seja, todos os seus três lados têm medidas diferentes.

Como calcular a área de um triângulo com 3 medidas diferentes?

Para calcular a área de um triângulo escaleno, podemos usar o comprimento de um dos lados e a altura, por meio da fórmula A = b.h / 2 onde A é a área, b é a base e h é a altura.

Como calcular a área de um paralelogramo sem altura?

A área do paralelogramo pode ser calculada pela multiplicação da medida de sua base pela medida de sua altura, também chamadas de comprimento e largura. A área de uma figura geométrica é uma medida atribuída ao espaço que essa figura ocupa no plano.

Artigo anterior
Quantos CM tem a varinha da Luna?
Artigo seguinte
Qual o intervalo de descanso entre uma jornada de trabalho?