Quais verbas incide a multa do artigo 467 da CLT?

Perguntado por: Jorge Bruno Vaz Torres Santos  |  Última atualização: 29. September 2024
Pontuação: 4.8/5 (23 avaliações)

A multa do art. 467 da CLT incide sobre todas as verbas que deveriam ter sido pagas na resilição contratual, inclusive os salários inadimplidos e a multa de 40% sobre o FGTS (de natureza rescisória).

O que compoe a multa do artigo 467 da CLT?

467. Em caso de rescisão de contrato de trabalho, havendo controvérsia sobre o montante das verbas rescisórias, o empregador é obrigado a pagar ao trabalhador, à data do comparecimento à Justiça do Trabalho, a parte incontroversa dessas verbas, sob pena de pagá-las acrescidas de cinqüenta por cento".

Quais são as verbas incontroversas?

Diferente da indenizatória, esse tipo de verba integra a base de cálculo para o pagamento de outras questões trabalhistas em rescisões contratuais, como: férias, horas extras, décimo terceiro salário e os famosos adicionais no salário: Adicional de insalubridade, Adicional de periculosidade; Adicional noturno.

Como calcula se a multa do 467 e 477?

Como calcular uma multa do art. 477
  1. Descubra o valor que está depositado na conta do colaborador, vinculada ao fundo de garantia;
  2. Multiplique o valor vinculado por 40, ou seja: 40 x valor depositado;
  3. Divida o resultado encontrado na operação anterior por 100, ou seja: valor encontrado / 100.

Quais verbas incide a multa do artigo 477 da CLT?

Caso a empresa não pague verbas rescisórias dentro do prazo e não indique a dispensa na carteira de trabalho, a empresa deverá pagar a multa prevista no artigo 477 da CLT. Essa multa é pelo atraso de pagamento das verbas rescisórias. Geralmente, o funcionário recebe multa no valor de seu salário.

1 fase da oab - Multa do art 467 da CLT

34 questões relacionadas encontradas

Como calcular a multa do artigo 467?

Como calcular a multa do artigo 467 e 477 da CLT?
  1. Descubra o valor que está depositado na conta do colaborador, vinculada ao fundo de garantia;
  2. Multiplique o valor vinculado por 40, ou seja: 40 x valor depositado;
  3. Divida o resultado encontrado na operação anterior por 100, ou seja: valor encontrado / 100.

Como funciona a multa do artigo 477 da CLT?

A multa devida ao colaborador demitido é no valor de um salário, devidamente atualizados monetariamente pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), e a multa de 160 BTN, cuja conversão para real é de R$ 170,26 por empregado.

Como funciona a multa do 467?

MULTA DO ART. 467 DA CLT . CONTROVÉRSIA. O não pagamento das verbas rescisórias em primeira audiência gera, como consequência, a incidência de multa de 50% sobre os valores devidos, salvo se sobre elas existir controvérsia.

O que são verbas incontroversas na Justiça do Trabalho?

O que são verbas incontroversas? Existe no caso do pagamento das verbas rescisórias as chamadas verbas rescisórias incontroversas. Essa situação ocorre quando existe uma diferença entre os valores calculados pela empresa e as verbas que de fato o colaborador tem direito a receber.

Qual o valor da multa do 8º do art 477 da CLT?

§ 8º - A inobservância do disposto no § 6º deste artigo sujeitará o infrator à multa de no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), por trabalhador, bem assim ao pagamento da multa a favor do empregado, em valor equivalente ao seu salário, devidamente atualizados monetariamente pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao ...

Quais verbas não integram o salário?

Habitação, energia elétrica, veículo e cigarro.

Quais são os tipos de verbas indenizatórias?

Incluem 13º salário, comissões, bônus, gratificações, horas extras, entre outros. Essas verbas integram a base de cálculo para descontos e encargos sociais, como INSS e FGTS, e são tributadas pelo Imposto de Renda.

Quais são os tipos de verbas?

Verbas Trabalhistas – Tipos
  • o salário;
  • a hora extra;
  • o adicional noturno;
  • o adicional de periculosidade e insalubridade;
  • as gorjetas;
  • as comissões;
  • as gratificações;
  • as férias usufruídas.

O que diz a Súmula 462 TST?

SÚMULA Nº 462 DO TST. TRANSCENDÊNCIA POLÍTICA RECONHECIDA. O reconhecimento da rescisão indireta do contrato de trabalho em juízo não afasta a incidência da multa, prevista no art. 477 , § 8º , da CLT , que somente se afasta se o trabalhador der causa à mora.

O que são as verbas rescisórias?

As verbas rescisórias são devidas aos trabalhadores ao final do contrato de trabalho. Elas compensam este trabalhador pelo tempo de serviço, bem como garantem o pagamento proporcional de direitos conquistados. Contudo, o pagamento varia de acordo com o tipo de rescisão e a situação em si.

Quais são as verbas contratuais?

Pois bem, vamos lá, verbas contratuais são aquelas verbas em que recebemos durante o contrato de trabalho, ou seja, enquanto o contrato de trabalho permanece em vigor o que recebemos são as verbas contratuais, a exemplo, podemos destacar, os salários pagos pelo empregador, as férias vencidas, o décimo terceiro salário, ...

O que é pagamento do valor incontroverso?

O valor incontroverso é liberado imediatamente quando todas as partes envolvidas em um processo legal concordam sobre um valor específico. Essa liberação ocorre para garantir que o beneficiário receba o valor a que tem direito sem demora, mesmo que o processo legal ainda esteja em andamento.

Quais são todas as verbas trabalhistas?

Quais são as verbas rescisórias?
  • saldo de salários;
  • aviso-prévio;
  • férias vencidas;
  • férias proporcionais;
  • acréscimo de ⅓ de férias;
  • salário proporcional;
  • indenização de 40% dos depósitos do FGTS;
  • indenização por rescisão antecipada do contrato por prazo determinado;

É devida a multa do art 477 na rescisão indireta?

MULTA DO ARTIGO 477 , § 8º , DA CLT . RESCISÃO INDIRETA. É devida a multa do artigo 477 , § 8º , da CLT sempre que o trabalhador não tiver dado causa à mora no pagamento das verbas rescisórias, ainda que se trate de rescisão indireta declarada judicialmente.

Quando as verbas rescisórias devem ser pagas?

Prazos para pagamento das verbas rescisórias

Pedido de demissão pelo empregado: até o último dia de trabalho ou até o 1º dia útil após o término do aviso prévio. Demissão por justa causa: 10 dias para quitar as verbas rescisórias a partir da notificação de demissão.

O que diz o artigo 477 parágrafo 6 da CLT?

O artigo 477, § 6º da CLT, estipula os prazos para o pagamento das verbas rescisórias constantes do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho. b) até o 10º (décimo) dia, contado da data da notificação da demissão, quando da ausência de aviso prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento.

O que é o artigo 467?

MULTA DO ART. 467 DA CLT. O entendimento pacífico desta Corte é de que o descumprimento das obrigações da empresa quanto ao não pagamento das verbas incontroversas na data do seu comparecimento à Justiça do Trabalho ou o atraso na quitação das verbas rescisórias enseja a incidência das multas previstas nos arts.

O que acontece caso a empresa atrase o pagamento das verbas rescisórias?

A multa é aplicada quando a empresa não paga as verbas rescisórias no prazo de 10 dias após o desligamento sem justa causa. O valor da equivale ao salário-base do trabalhador.

Quais são as verbas indenizatórias isentas de IR?

Ademais, outros valores recebidos a título de férias não gozadas, plano de aposentadoria incentivada, plano de demissão voluntária, licença prêmio, horas extras indenizadas etc., também são isentos de Imposto de Renda.

Quais verbas trabalhistas têm reflexos?

As verbas se originam de um “fato gerador” e possuem consequências que se cruzam, como, por exemplo, o adicional de horas extras que reflete no adicional de periculosidade, e ambos vão gerar reflexos no décimo terceiro salário, nas férias, no aviso indenizado, no FGTS e nos recolhimentos previdenciários.

Artigo anterior
Qual a finalidade do biotério de manutenção?
Artigo seguinte
Qual é o nome do equipamento usado para medir o pH?