Quais tipos de DPS?

Perguntado por: Soraia Beatriz Machado  |  Última atualização: 18. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (61 avaliações)

Dispositivo de Proteção contra Surtos ou DPS
  • 1 – Dispositivo de Proteção contra Surto Tipo 1. ...
  • 2 – Dispositivo de Proteção contra Surto Tipo 2. ...
  • 3 – Dispositivo de Proteção contra Surto Tipo 3. ...
  • 4 – Que dispositivos de proteção contra surtos devem ser escolhidos e onde devem ser instalados?

Quantos tipos de DPS existem?

Os Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) são classificados em tipos I, II e III, em função do conceito de Zonas de Proteção contra Raios (ZPR). Cada tipo de DPS tem uma finalidade especifica e deve ser instalado no local correto, para que ele cumpra as suas finalidades.

Qual a diferença do DPS classe 1 e 2?

Ele pode ser instalado sozinho ou em cascata com um DPS Classe I ou com outro DPS Classe II, Repare que em nenhum momento foi dito que a diferença é o valor da corrente de impulso que ele conduz. Um DPS Classe 1 de 40kA tem um objetivo diferente de proteção que um DPS Classe II com os mesmos 40kA.

Qual é a amperagem do DPS?

Em geral, são utilizados os seguintes valores: Áreas urbanas, próximas à região central, com prédios equipados com para-raios no entorno: DPS de 12KA a 20KA. Periferia de áreas urbanas, com poucos prédios sem para-raios no entorno: DPS de 30KA a 45KA. Áreas rurais ou edificações afastadas (isoladas): DPS 60KA ou maior.

Como calcular a tensão do DPS?

Se um DPS obtiver uma Up < 1,2kV, significa que se um surto de tensão que gera 20kA de corrente de descarga atingir o DPS, o mesmo limitará essa tensão até valor máximo de 1,2kV. Uma dica: da uma olhada no valor associado a Up do DPS, quanto mais baixa for a Up melhor será a qualidade do DPS.

Como escolher um DPS - Dispositivo protetor de surto!

24 questões relacionadas encontradas

O que é um DPS Classe 2?

O OVR tipo 2 foi projetado para proteger instalações elétricas e equipamentos sensíveis contra surtos indiretos, garantindo baixo nível de proteção (Up). Caracteriza-se por sua capacidade de descarregar em segurança, uma forma de onda de 8/20 µs.

Qual a diferença entre DPS tipo I II e III?

O DPS classe II é destinado a proteção contra surtos elétricos ocasionados por descargas atmosféricas indiretas, ou seja, caem próximo à edificação ou as linhas de transmissão de energia ou dados. O DPS classe III é um dispositivo de proteção que deve ser utilizado próximo ao equipamento protegido.

O que é DPS tipo 1?

1 – Dispositivo de Proteção contra Surto Tipo 1

Ele protege instalações elétricas contra raios diretos e é capaz de descarregar a corrente de retorno do raio espalhando-se do condutor de terra para os condutores da rede. O DPS tipo 1 é caracterizado por uma onda de corrente de 10/350 µs.

Quais são os tipos de DR?

Tipos de Dispositivo DR e Aplicações
  • IDR. ...
  • DDR. ...
  • Classes AC – Corrente Alternada. ...
  • Classe A – Corrente Alternada e Contínua Pulsante. ...
  • Classe B – Corrente Contínua. ...
  • Classe SI – Corrente Alternada e Contínua Pulsante Super Imunizadas.

Onde é aplicado o DPS Classe 1?

A classe I é destinada a proteção contra surtos elétricos conduzidos, provenientes de descargas atmosféricas diretas, geralmente recomendados para locais com alta exposição e/ou que sejam dotados de SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.

Como definir a classe do DPS?

Classe I. Demonstração da primeira classe do DPS. Os DPS classe I são os dispositivos utilizados na proteção contra os efeitos das descargas diretas, então a sua instalação é realizada no ponto de entrada da instalação. O DPS classe I é o mais robusto em relação à capacidade de descarga.

O que significa a sigla DPS?

O DPS (dispositivo de proteção de surtos) é um equipamento de proteção elétrica essencial nas instalações elétricas. Ele é ligado entre as fases e o aterramento de proteção e tem a função de proteger a instalação na ocorrência de surtos causados por descargas atmosféricas.

O que é DPS para energia?

O Dispositivo de Proteção contra Surtos, normalmente chamado pela sigla DPS, também é conhecido como Protetor de Surto ou Supressor de Surto e tem como finalidade detectar as sobretensões transitórias em redes elétricas e fazer com que esses distúrbios de energia sejam desviados para o aterramento do circuito.

Como calcular o dano por segundo?

Para medir um dano por segundo, divida o dano e a velocidade de ataque de uma carta e você obterá o resultado. O dano por segundo é equivalente a um dano a cada 1 segundo. A X-Besta, por exemplo, dá 22 de dano no nível 2 numa velocidade de 3 milésimos, e até passar um segundo, ela já deu, NO TOTAL, um dano de 73.

Como calcular disjuntores residenciais?

Divida a potência total do circuito pela tensão que este irá trabalhar. Exemplo : Um aquecedor de 3500W ligado a uma tomada de 127V, pegamos 3500 e dividimos por 127 o que dará uma corrente de aproximadamente 28A. então o disjuntor ideal para este circuito será um de 32A.

Quais as amperagem dos dr?

Veja quais são as correntes e quando utilizar:
  • 10mA utilizado para locais de difícil deslocamento/acesso (exemplo leito de UTI, fosso de elevador…)
  • 30mA proteção das pessoas contra choques elétricos por contato direto.
  • ≥30mA proteção das pessoas contra choques elétricos por contato indireto.

Onde instalar dr?

O DR normalmente é instalado depois do disjuntor geral, mas há a possibilidade de também instalá-lo em circuitos individuais ou grupos de circuitos. Nunca faça a instalação do DR caso não haja espaço no local de instalação para todos os componentes.

Qual melhor dr?

Semana de Séries – Top 11: Os melhores Doutores de Doctor Who
  • Sexto Doutor – Colin Baker (1984-1986)
  • Primeiro Doutor – William Hartnell (1963-1966)
  • Oitavo Doutor – Paul McGann (1996)
  • Sétimo Doutor – Sylvester McCoy (1987-1989, 1996)
  • Segundo Doutor – Patrick Troughton (1966-1969)
  • Terceiro Doutor – Jon Pertwee (1970-1974)

Quais os tipos de sobretensão o DPS protege em uma instalação?

Dispositivo de proteção de surto

Os dispositivos de proteção de surto (DPSs) foram desenvolvidos para proteger o sistema elétrico e aplicações contra sobretensões e impulsos de corrente, assim como contra descargas atmosféricas e chaveamentos.

Qual DPS para entrada de energia?

A Soprano disponibilida em seu portfólio de produtos, o DPS Soprano classe II, que atende a especificação da concessionária de energia CELESC, além de atender as normas NBR 5410 e NBR 5419. O produto pode ser instalado tanto no padrão de entrada como no CD de distribuição.

Artigo anterior
Como saber se o cachorro gosta de vc?
Artigo seguinte
O que é se acentuar?