Quais tipos de derrames existem?

Perguntado por: Martinho Pinheiro de Moura  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.5/5 (50 avaliações)

Existem dois tipos de derrame: o isquêmico (a maioria dos casos) e o hemorrágico. Este último é causado pelo sangramento de uma artéria (normalmente uma artéria que tem uma porção dilatada, isto é, um aneurisma). O sangue preenche o espaço que recobre o tecido nervoso, aumentando a pressão sobre ele.

Quais são os tipos de derrame?

Existem três tipos diferentes de AVC, sendo eles: o AVC isquêmico, o AVC hemorrágico e o AVC transitório, que também pode ser denominado de Acidente Isquêmico Transitório (AIT).

Qual tipo de derrame é mais perigoso?

AVC hemorrágico: que é mais agressivo e se dá quando um vaso sanguíneo ou artéria se rompe, causando vazamento do sangue; AVC isquêmico: que pode ocorrer quando há um entupimento do vaso sanguíneo por acúmulo de placas de gordura em suas paredes ou por um coágulo entupir o vaso e impedir o fluxo de sangue.

O que é AVC isquêmico e hemorrágico?

O AVC decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro. Responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, o AVC pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico.

Qual é a diferença entre AVC e derrame?

Como se desenvolve o AVC

Segundo o especialista, o termo “trombose” estaria mais associado, na linguagem popular, ao AVC isquêmico, porque a obstrução da artéria ocorre em função da presença de um trombo. Já o termo “derrame” estaria mais associado ao AVC hemorrágico, porque o sangue “se derrama” dentro do cérebro.

Quatro tipos de Derrame / AVC. Neurologista Saulo Nader Explica

26 questões relacionadas encontradas

O que leva a um derrame?

O acidente vascular cerebral geralmente é causado por um coágulo (AVC isquêmico) ou por algum sangramento (AVC hemorrágico). AVC isquêmico - acontece quando há a obstrução de uma artéria cerebral, que interrompe o fluxo de sangue. Geralmente é causado por tromboses ou embolias.

O que pode provocar um derrame?

Os fatores de risco mais conhecidos para um AVC, seja qual for o tipo, são:
  • Hipertensão.
  • Diabetes tipo 2.
  • Colesterol alto.
  • Sobrepeso e obesidade.
  • Tabagismo.
  • Uso excessivo de álcool.
  • Idade avançada.
  • Sedentarismo.

Quais as chances de sobreviver a um AVC hemorrágico?

É possível sobreviver à doença, com ou sem sequelas, mas o AVC também pode causar morte cerebral. De acordo com o Ministério da Saúde, a cada cinco minutos um brasileiro morre em decorrência do AVC, contabilizando mais de 100 mil mortes por ano.

Qual é o pior AVC isquêmico ou hemorrágico?

Normalmente, o AVC hemorrágico tem pior prognóstico que o AVC isquêmico, já que pode ser mais difícil de controlar o sangramento.

É possível se recuperar de um AVC hemorrágico?

A recuperação pós AVC geralmente leva tempo e o progresso pode ser lento e longo, pois em determinados casos o individuo precisa reaprender a caminhar, falar, ler, escrever, alimentar-se, etc. Uma nova rotina se inicia neste momento, diferente da maneira como era o modo de vida antes do AVC.

Qual tipo de AVC é mais letal?

O AVC hemorrágico, apesar de menos comum — ele representa 15% de todos os casos de AVC, segundo o Ministério da Saúde —, costuma ser mais grave e letal que o isquêmico (quando a artéria cerebral fica obstruída).

Quando um AVC pode levar à morte?

A possibilidade de reversão do problema vai depender da extensão do derrame, da área do cérebro atingida e dos tipos de tratamento disponíveis. Entre as principais sequelas que um AVC pode deixar estão a morte, em 25% dos casos, perda da fala, dos movimentos ou do contato com o meio externo (estado vegetativo).

Quando o AVC hemorrágico leva à morte?

O quadro se dá quando há morte de células do cérebro pela interrupção do fluxo sanguíneo no órgão. Essa falta de circulação do sangue pode ocorrer de duas maneiras: AVC hemorrágico: quando um vaso sanguíneo ou artéria se rompe, causando vazamento do sangue na região e interrompendo o fluxo sanguíneo apropriado.

Como saber se uma pessoa está tendo um derrame?

Quais são os principais sintomas?
  1. Perda súbita da força, formigamento e/ou dormência em um dos lados do corpo.
  2. Dificuldade repentina de falar ou compreender o que se fala.
  3. Perda visual, particularmente quando afeta um lado só
  4. Tontura ou desequilíbrio súbitos.
  5. Dor de cabeça intensa.

Quais os sintomas de um AVC silencioso?

De acordo com Guardia, um dos sintomas típicos do começo de um AVC é a dificuldade do paciente em se comunicar, apresentando fala enrolada ou, às vezes, desconexa, sem compreensão. Há também a presença de fraqueza de um lado do corpo (braço e perna), alteração de visão e desvio da rima (boca torta).

Quanto tempo antes do AVC aparecem os sintomas?

Os sintomas de um acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame ou AVE, podem surgir de uma hora para outra, e dependendo da parte do cérebro que é afetada manifestam-se de forma diferente.

Quais as sequelas do AVC isquêmico?

Quando não mata, o AVCI deixa sequelas que podem ser leves e passageiras ou graves e incapacitantes. As mais frequentes são paralisias em partes do corpo e problemas de visão, memória e fala. A falta do sangue, que carrega oxigênio e nutrientes, pode levar à morte neuronal em poucas horas.

Qual a diferença entre isquemia e hemorragia?

Existem dois tipos de AVC: isquêmico e hemorrágico. O mais comum é que casos de AVC isquêmico, quando há embolia ou oclusão da artéria, sejam mais graves. No caso do hemorrágico, o que ocorre é o rompimento da artéria, ocasionando a inundação de sangue no cérebro.

Quais os sintomas do AVC isquêmico e hemorrágico?

Alguns dos sintomas que podem ajudar a identificar um AVC hemorrágico são:
  • Dor de cabeça forte;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dificuldade para falar ou engolir;
  • Confusão e desorientação;
  • Fraqueza ou formigamento na face, braço ou perna de apenas um lado do corpo;
  • Perda de consciência;
  • Tonturas ou perda do equilíbrio;
  • Convulsões.

Quanto tempo de vida tem uma pessoa que teve AVC?

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) - isquêmico ou hemorrágico, transitório ou definitivo – é a doença cerebrovascular que apresenta maior incidência, tem maior morbidade e resulta em incapacidades(2-3). Cerca de 40 a 50% dos indivíduos que sofrem AVC morrem após seis meses.

Qual o perigo do AVC hemorrágico?

Quando você tem um AVC hemorrágico, o suprimento de sangue e oxigênio a uma parte do seu cérebro é reduzido. Depois de cerca de quatro minutos sem sangue e oxigênio, as células cerebrais ficam danificadas e podem morrer.

É possível uma pessoa com morte cerebral voltar a viver?

A morte encefálica é reversível? Não. A pessoa com morte cerebral é considerada legalmente morta, e os aparelhos que mantêm a respiração e os batimentos cardíacos serão desligados caso o paciente não seja doador.

O que fazer para evitar derrame?

Como prevenir um AVC?
  1. Controle da Hipertensão Arterial;
  2. Tratamento do Diabetes;
  3. Redução nos níveis de Colesterol;
  4. Redução de peso;
  5. Prática regular de exercícios físicos;
  6. Não fumar ou parar de fumar;
  7. Tratamento da Síndrome da Apneia do Sono;

Quanto tempo fica na UTI com AVC?

O tempo médio de internação hospitalar em decorrência de um AVC é de oito dias, segundo levantamento que acaba de ser concluído pela Orizon – empresa que presta serviços para os segmentos de saúde, seguros e benefícios.

Quando o AVC é irreversível?

Verdade. Existem dois tipos de AVC, o hemorrágico e o isquêmico. O primeiro ocorre devido ao rompimento de um vaso intracraniano, causando uma hemorragia cerebral. Já o isquêmico acontece em função do entupimento de uma artéria que leva o sangue para nutrir o cérebro e quando não tratada a tempo, pode ser irreversível.

Artigo anterior
Qual o tamanho ideal do colo do útero?
Artigo seguinte
Quais os riscos do uso da tecnologia?