Quais teoricos falam sobre o ludico?
Perguntado por: Joana Violeta Vieira Nunes | Última atualização: 12. Mai 2025Pontuação: 4.8/5 (57 avaliações)
Pensadores como Piaget, Wallon, Dewey, Leif, Vygotsky, defendem que o uso do lúdico é essencial para a prática educacional, no sentido da busca do desenvolvimento cognitivo, intelectual e social dos alunos.
Quais teoricos falam sobre o lúdico?
Outros teóricos também contribuíram para que o lúdico pudesse ser utilizado na educação dentro do processo de ensino e aprendizagem. Destacamos: Rousseau e Pestalozzi, no século XVIII; Dewey, no século XIX; e no século XX, Montessori, Vygotsky e Piaget.
Qual autor fala sobre ludicidade?
Como apontado, esta investigação apoiou-se nas indicações sobre a ludicidade vislumbradas nas teorias de Vygotsky (1998) e Piaget (1998), a partir da releitura de Fonseca (2007), que diz que a ludicidade envolve todas as atividades que contribuem diretamente para o lazer e a formação do comportamento humano.
O que diz Vygotsky sobre o lúdico?
Ao propor que, através do jogo - motivada por necessidades que não podem ser supridas por outros meios - a criança é capaz de agir e pensar de maneira mais complexa do que demonstra em outras atividades, Vygotsky estabelece que ludicidade e aprendizagem formal funcionam como âmbitos de desenvolvimento.
O que Paulo Freire fala sobre o lúdico?
O educador, diante do lúdico tem o papel de colaborar, orientar no processo-aprendizagem, lançando mão do jogo como recurso didático, associando o lúdico aos objetivos e conteúdos a serem desenvolvidos, não se esquecendo de que a brincadeira é sempre educativa.
Atividade lúdica para trabalhar Nome Próprio e Alfabeto✏️
O que é ludicidade para Kishimoto?
Kishimoto (2010), afirma que, a atividade lúdica na educação infantil faz com que a criança entre em um mundo de imaginação, ocasionando a ampliação de seus conhecimentos, que são produzidos de forma que elas mesmas não perceba.
Quais autores falam sobre o lúdico na educação infantil?
Pensadores como Piaget, Wallon, Dewey, Leif, Vygotsky, defendem que o uso do lúdico é essencial para a prática educacional, no sentido da busca do desenvolvimento cognitivo, intelectual e social dos alunos.
O que é o lúdico para Piaget?
Piaget (1971) ressalta que o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer. Diante de tal pensamento, compreende-se a importante do universo lúdico na infância, pois através dele, a criança se satisfaz, realiza seus desejos e explora o mundo ao seu redor.
O que a BNCC fala sobre o lúdico?
(BNCC, p. 214). As atividades lúdicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental são fundamentais para o processo de ensino aprendizagem, elas despertam o interesse e o prazer em adquirir o conhecimento, tornando as crianças pensantes, criativos e críticos contribuindo assim para o seu desenvolvimento integral.
O que diz Vygotsky 1998?
Para Vygotsky (1998), a brincadeira de faz- de-conta cria uma zona de desenvolvimento proximal, pois no momento que a criança representa um objeto por outro, ela passa a se relacionar com o significado a ele atribuído, e não mais com ele em si.
Quem é o pai da ludicidade?
Vygotsky (1896 – 1934)
Qual a diferença entre o lúdico e brincar?
RESUMO: O brincar está diretamente ligado a criança e ao lúdico. E as teorias que embasam esta atividade simples, prazerosa e tão fundamental para o desenvolvimento infantil, mostra que faz parte do cotidiano humano como uma necessidade.
O que é o lúdico na educação?
O lúdico compreende os jogos as brincadeiras e os próprios brinquedos, tanto as brincadeiras de antigamente, bem como as atuais, pois são de cunho educativo e auxiliam na aprendizagem dos alunos, assim como no convívio social. É com a interação que as crianças vão desenvolvendo suas criatividades e liberdades.
Qual é o objetivo do lúdico?
Percebemos dessa maneira que por meio das atividades lúdicas a criança pode aprender no mesmo instante que sente prazer enquanto as realiza, estimulando também a criatividade, desenvolve a capacidade de tomada de decisões, ajuda no desenvolvimento motor das crianças.
Qual a metodologia do lúdico?
Portanto a metodologia lúdica seja ela pautada na efetuação de uma brincadeira ou mesmo no que diz respeito a execução de uma jogo, pode auxiliar nos caminhos metodológicos do professor, diversificando o modo de ensino permitindo os alunos que através do estímulo, desenvolva suas funções cognitivas, socias e ...
Qual o papel do lúdico no desenvolvimento infantil segundo estudos de Vygotsky?
Segundo Vygotsky (1984, p. 21): O brincar gera um espaço para pensar, sendo que a criança avança no raciocínio, desenvolve o pensamento, estabelece contatos sociais, compreende o meio, desenvolve habilidades, conhecimentos e criatividade.
O que diz a BNCC sobre a ludicidade na educação infantil?
A BNCC, alinhada com as melhores práticas pedagógicas, reconhece a importância do brincar como um componente integral da Educação Infantil. Ela destaca que as crianças, ao brincarem, desenvolvem competências e habilidades que vão além do aspecto lúdico, abrangendo áreas cognitivas, emocionais, sociais e motoras.
Qual é a importância da ludicidade para o desenvolvimento humano?
A ludicidade contribui no desenvolvimento pessoal, social e cultural. A ludicidade proporciona e facilita o processo de socialização, comunicação, construção de conhecimento. Desperta o interesse e a curiosidade.
Quais são os objetivos do lúdico na Educação Infantil?
As atividades lúdicas na educação infantil tem como foco proporcionar estímulos construtivos para a formação da criança por meio de jogos, brincadeiras e outras atividades que exercitam a imaginação e desenvolvem o poder do pensamento abstrato, essencial para resolver quebra cabeças e encontrar soluções para obstáculos ...
O que Jean Piaget fala sobre jogos e brincadeiras?
A brincadeira pode ser tanto coletiva quanto individual. Ela não precisa necessariamente de regras, podendo dar a criança mais liberdade, fazendo com que ela escolha se terá regras e quais serão se quer modificar ou ausentar podendo também inserir/envolver mais/novos membros. Piaget (1971, p.
Como citar Vygotsky 1991?
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. S. Paulo: Martins Fontes, 1991.
Como citar Vygotsky 1984?
(VYGOTSKY, 1984, p. 123).
O que diz Vygotsky sobre o brincar na educação infantil?
Vygotsky (1991) também afirma que a brincadeira, mesmo sendo livre e não estruturada, possui regras. Para o autor todo tipo de brincadeira está embutido de regras, até mesmo o faz-de-conta possui regras que conduzem o comportamento das crianças.
O que é conceito lúdico?
O lúdico como um recurso didático, está além de ser apenas jogos e brincadeiras, de propor divertimento, suas características são bem mais acentuadas como: desenvolver habilidades motoras e intelectuais, fixar conteúdos de forma prazerosa e envolvente, permitindo assim ao educando construir sua aprendizagem.
Quantos dispositivos eletrônicos ativos existem no Brasil?