Quais são todas as conjunções aditivas?

Perguntado por: Alícia Figueiredo  |  Última atualização: 18. Mai 2024
Pontuação: 4.1/5 (11 avaliações)

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

Quais são os conjunções aditivas?

Como já exposto, as conjunções aditivas trazem uma relação de ideias que se somam e complementam-se, podendo ser tanto no sentido positivo quanto no sentido negativo. Por isso é possível apontar duas conjunções aditivas muito utilizadas: e (para sentido positivo) e nem (para sentido negativo).

Quais são as 9 conjunções?

As conjunções subordinativas adverbiais têm nove subclassificações: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais e temporais. As locuções conjuntivas ocorrem quando duas ou mais palavras juntas exercem função de conjunção.

Quais são as 18 conjunções?

Tipos de conectivos e; nem; também; não só... mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente;... portanto; logo; então; assim; por conseguinte; pois; por isso; enfim; em conclusão; em suma;...

O que é conjunção 5 Exemplos?

Então, conceituamos as conjunções como as palavras que ligam os termos entre duas ou mais orações. Representando o quadro das conjunções estão: e – nem – contudo – porém – pois – portanto – porque – mas – por isso – entretanto.

Emprego das Conjunções | Gramática Pedagógica

25 questões relacionadas encontradas

O que são conjunções Cite 5 Exemplos?

Estabelecem relação de conclusão entre as orações ou os termos conectados. Como exemplos de conjunções aditivas, temos “pois”, “portanto”, “logo”, “assim”, “então”, entre outros.

Quais são os 5 tipos de conjunções coordenativas?

Portanto, logo, assim, pois (após o verbo), por conseguinte, por isso, diante disso (repare que as três últimas são locuções conjuntivas, ou seja, mais de uma palavra exerce o papel de conjunção).

O que é a conjunção se?

Enquanto conjunção, o "se" indica a idéia de condição, possibilidade; por isso, é uma conjunção condicional. É possível, portanto, iniciar uma sentença com uma oração condicional, ou seja, impondo-se uma condição para que um fato ocorra.

Quando usar conjunção aditiva?

Conjunções coordenativas aditivas

São as que estabelecem relação de adição entre os elementos conectados, ou seja, um é o acréscimo do outro. Esse acréscimo pode ser tanto em sentido positivo quanto negativo. Veja os exemplos: Eu fui à praia e tomei bastante sol.

Quando o MAS É conjunção aditiva?

Conjunções aditivas – expressam ideia de adição: e, nem, não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda.

Quais são as conjunções de tempo?

Como o nome já sugere, são as conjunções subordinativas que expressam a ideia de tempo: quando, depois que, desde que, logo que, assim que, sempre que, antes/depois que, até que, cada vez que, todas as vezes que, etc.

O que é conjunção de tempo?

As conjunções subordinativas temporais são aquelas que exprimem tempo. Exemplos: antes que, apenas, assim que, até que, depois que, logo que, quando, tanto que. Assim que a vi, me emocionei.

Qual é a conjunção de MAS?

A conjunção “mas” é considerada, pela gramática normativa, como uma conjunção adversativa, que serve de elemento de ligação contrapondo dois segmentos coordenados.

O que é conjunção causal?

a) Causais – são aquelas que iniciam uma oração subordinada denotadora de causa: porque, pois, porquanto, como, pois que, por isso, já que, uma vez que, visto que, visto como, que, etc. Exemplos: Juliana foi para a casa dos pais porque estava sentindo-se sozinha.

Quais são os 9 tipos de orações subordinadas adverbiais?

Em português brasileiro, há os seguintes tipos delas: causais; comparativas; condicionais; concessivas; conformativas; consecutivas; proporcionais; finais; modais; temporais.

Quando é conjunção temporal?

Na frase que indica, «Quando chegas?», a palavra quando é um advérbio interrogativo. Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»); — proporcional (ex.: «Quando a mãe refilava, ela gritava mais alto»);

Quais as conjunções explicativas?

Conjunções Explicativas são palavras que unem duas ou mais orações Coordenadas estabelecendo entre elas uma relação de explicação. São exemplos de Conjunções Explicativas: pois.

Artigo anterior
Quais são os indicadores de insuficiência renal aguda?
Artigo seguinte
Como se forma uma tormenta?