Quais são os vícios da sentença?

Perguntado por: Rui Henrique Miranda de Miranda  |  Última atualização: 5. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (35 avaliações)

Ausência da assinatura do juiz; 2.2. Ausência de especificação dos fundamentos de fato e de direito que justificam a decisão; 2.3. Fundamentos em oposição com a decisão, ambiguidade ou obscuridade que torne a decisão ininteligível; 2.4. Falta ou excesso de pronúncia; 2.5.

Quais os tipos de vício do ato processual?

Considerando a gravidade do vício e a natureza do ato processual, a doutrina majoritária divide os defeitos do ato jurídico em quatro categorias: meras irregularidades, nulidades relativas, nulidades absolutas e inexistência.

Quais são as partes da sentença?

Quanto à forma, a sentença deve ter três partes (art. 489 do CPC), como elementos essenciais: [1] o relatório; [2] a fundamentação; [3] o dispositivo. [1] O RELATÓRIO.

O que gera nulidade da sentença?

Quando a lei impõe ao juiz o dever de fundamentar as decisões, é defeso ao julgador, por preguiça ou descaso, valer-se exclusivamente de argumentos alheios para declinar a sua ratio decidendi.

O que é vício de fundamentação?

JULGADO QUE NÃO OSTENTA FUNDAMENTAÇÃO ADEQUADA AO DEIXAR DE APRECIAR DE FORMA SUFICIENTE AS QUESTÕES SUSCITADAS PELAS PARTES.

Vícios da sentença e Resultados da Apelação - Teoria da causa madura

16 questões relacionadas encontradas

O que é vício de motivação?

Por fim, o vício de motivo se implementa quando um ato é praticado com base em um motivo que é ilegítimo para dar causa àquele ato, ou aidan quando o motivo alegado é inexistente.

O que é decisão não fundamentada?

Em síntese, se o autor demonstrar que não tem condições de trabalhar e o juiz, ao analisar o mérito, não apreciar essa questão, mas a suscitar como possível, a decisão será considerada como não fundamentada, possibilitando a interposição de embargos declaratórios em razão de contradição.

Quando cabe ação anulatória de sentença?

AÇÃO ANULATÓRIA E DECLARATÓRIA DE NULIDADE

Aqui, podem ocorrer – nos casos das ações ambientais imobiliárias – hipóteses de anulação de sentenças homologatórias de cálculos e/ou transações quando essas se fundarem, por exemplo, em erro, dolo, coação, simulação ou fraude.

Quando a sentença pode ser anulada?

Entre eles, estão a nulidade da convenção de arbitragem, decisão proferida fora dos limites da convenção de arbitragem, e sentença proferida por quem não podia ser árbitro. Os casos mais frequentes de pedido de anulação de sentença são ligados a uma possível parcialidade de um dos árbitros que compôs o tribunal.

Quando o juiz pode anular a própria sentença?

Ao juiz é defeso anular a própria sentença, devendo o inconformismo do agravante ser manejado na via recursal da apelação ou, eventualmente, por meio de ação rescisória. ... Interposição de agravo de instrumento visando à anulação de sentença constitui erro grosseiro, o que inviabiliza a fungibilidade recursal.

Quais os elementos de uma sentença?

(1) A sentença para ser considerada válida deve ser formada por três elementos básicos: relatório, fundamentação e dispositivo.

O que é a parte dispositiva da sentença?

PARTE DISPOSITIVA DA SENTENÇA. Nos termos do art. 469 do Código de Processo Civil, a coisa julgada é a conclusão do raciocínio do juiz, expressa no dispositivo da sentença, porém, somente o dispositivo da sentença faz coisa julgada.

Quais são os tipos de sentenças?

Há setores da doutrina que defendem a classificação da sentença em cinco espécies: declaratória, constitutiva, condenatória, executiva lato sensu e mandamental. Segundo a teoria quinária de Pontes de Miranda, as sentenças são classificados em cinco modalidades, segundo a sua eficácia.

Quais são as três categorias de vício aptas a contaminar um ato jurídico?

São vícios da vontade: Erro, dolo, coação, estado de perigo e lesão. Já os vícios sociais consubstanciam-se em atos contrários à boa fé ou à lei, prejudicando terceiros.

Quais são os tipos de nulidades e vícios existentes no processo penal?

Os atos viciados podem ser elencados de acordo com o seu grau de desconformidade com a legislação e com a repercussão do defeito para o processo. Assim, a nulidade pode ser classificada como: a) inexistência; b) nulidade absoluta; c) nulidade relativa; d) irregularidade.

O que é vício no processo administrativo?

Possibilidade de anulação de um ato administrativo

Por exemplo, o vício de competência (sujeito) se dá quando o ato foi praticado por uma autoridade incompetente; o vício de finalidade ocorre quando o ato é praticado com finalidade diversa daquela prevista juridicamente para ele.

Quando a sentença pode ser reformada ou anulada?

Com relação à modificação da sentença recorrida, existem duas possibilidades: (i) reforma da sentença quando se percebe a existência de erro do magistrado na análise da lide (“error in iudicando”) ou (ii) anulação da sentença quando notada a existência de erro na estrutura da decisão (“error in procedendo”).

Quando um processo é anulado?

Se o tribunal não concordar e afirmar que o juiz não era suspeito, o processo segue normalmente sem problemas. E se o tribunal reconhecer a parcialidade? Aí o processo é anulado. Como se trata do juiz, alguém que praticou atos no processo todo, tudo fica nulo.

Quem tem legitimidade para propor ação anulatória?

A parte legítima para figurar no polo passivo da presente demanda é a União Federal, pessoa jurídica de direito público, a qual o órgão do Ministério Público do Trabalho é pertencente e vinculado, cabendo a ela responder as ações judiciais contra atos do MPT, incluindo aí, o termo de ajustamento de conduta.

Em que casos pode ser utilizada a ação anulatória do 4º do artigo 966 do CPC?

Eis a redação do § 4.º do art. 966 do CPC/2015: “Os atos de disposição de direitos, praticados pelas partes ou por outros participantes do processo e homologados pelo juízo, bem como os atos homologatórios praticados no curso da execução, estão sujeitos à anulação, nos termos da lei”.

Quem tem legitimidade para promover a ação anulatória?

A ação anulatória, como defendida pela LC 75/93, tem um único legitimado: o Ministério Público do Trabalho. Esse entendimento, entretanto, não é pacífico. Alguns autores sustentam a legitimidade ativa das partes convenentes e dos trabalhadores e empregadores para o ajuizamento da Ação Anulatória analisada.

É nula a decisão não fundamentada?

- Toda decisão judicial não fundamentada é nula. A sentença deve ser motivada em fatos jurídicos que justifiquem deferir, ou não, as pretensões postas na inicial, sob pena de negativa da prestação jurisdicional, o que vedado ao magistrado (art.

O que é decisão fundamentada?

Intimamente ligado ao devido processo legal, é o princípio que garante às partes que cada decisão proferida no processo será fundamentada, impedindo, assim que haja abusos e demonstrando a imparcialidade do Juiz, já que o Magistrado deverá expressar os motivos que o levaram a proferir a decisão.

É nula a sentença não fundamentada?

É nula a sentença não fundamentada, ou com fundamentação insuficientemente.

Qual a diferença entre motivo e motivação?

Motivo ou causa é a situação de direito ou de fato que determina ou autoriza a realização do ato administrativo. ... A motivação representa a exteriorização por escrito das razões que levaram à pratica do ato, portanto, ela não é obrigatória para todo o tipo de ato administrativo.

Artigo anterior
Quais os benefícios da cortiça?
Artigo seguinte
Qual é a novela mais famosa do SBT?