Quais são os verbos no particípio?

Perguntado por: Fábio Torres de Martins  |  Última atualização: 20. August 2024
Pontuação: 4.9/5 (12 avaliações)

São eles: dizer (dito); escrever (escrito); fazer (feito); ver (visto); pôr (posto); abrir (aberto); cobrir (coberto); vir (vindo). Vale destacar que os derivados destes verbos seguem o mesmo raciocínio. Até aqui não há muita complexidade.

O que é particípio e exemplos?

O particípio é uma das formas nominais dos verbos, juntamente com o infinitivo e o gerúndio, não estando relacionado com nenhum modo ou tempo verbal. Assim, o particípio pode desempenhar a função de um nome, atuando como um adjetivo: Meu pai é versado nessa matéria. Aquele trabalhador é muito aplicado.

Qual é o particípio?

O particípio é a forma nominal que expressará o resultado do fato verbal, ou seja, indicará uma ação já realizada, finalizada.

Como passar o verbo para o particípio?

Com os verbos ter e haver, devemos usar o particípio regular (marcado pelas terminações -ado ou -ido). Por exemplo: "Ele tinha salvado o arquivo" e "Ela havia prendido o dedo". Já com o ser e o estar, emprega-se o irregular: "Ele foi salvo por um herói" e "Os bandidos estão presos".

Quais são as 3 formas nominais do verbo dê exemplos?

São três as formas nominais do verbo: gerúndio, particípio e infinitivo, derivadas do tema (radical + vogal temática) acrescido das desinências:
  • -r: para o infinitivo: cantar, conhecer, sorrir.
  • -do: para o particípio: cantado, conhecido, sorrido.
  • -ndo: para o gerúndio: cantando, conhecendo, sorrindo.

Los 50 Verbos Irregulares más Comunes en Inglés en Presente, Pasado Simple y Participio Pasado

17 questões relacionadas encontradas

Quais são os verbos no infinitivo?

Os verbos no infinitivo terminam em -ar, -er, -ir. O infinitivo não está relacionado com nenhum modo ou tempo verbal. É uma das formas nominais do verbo, podendo desempenhar a função de um verbo ou a função de um nome.

Como saber se um verbo está no particípio?

O verbo no particípio possui duas formas: regular e irregular. O particípio regular é aquele que termina em -ado e -ido; o irregular, por sua vez, costuma ser mais curtinho, reduzido. Dentro desta classificação principal, existem os verbos que são apenas irregulares, ou seja, não aceitam o final -ido ou -ado.

Como saber se é particípio ou adjetivo?

O particípio é uma forma nominal do verbo, por isso, se comporta como um adjetivo. Desse modo, os verbos no particípio flexionam-se em gênero e número. Em geral os verbos no particípio apresentam-se acompanhados de outros verbos (auxiliares), formando uma locução verbal.

Qual é a regra do uso do particípio com duas formas?

Use ter e haver com o particípio regular e ser e estar com o particípio irregular. Modernamente, no entanto, alguns particípios podem ser usados com todos os auxiliares. É o caso dos verbos ganhar, gastar, pagar, pegar: tem gasto ou tem gastado, havia pegado ou havia pego, tinha pago ou tinha pagado.

O que é um particípio passado?

O que é past participle? Entende-se por past participle a forma verbal que compõe tempos verbais, tais como os tempos perfeitos e a voz passiva, e também que assume a função de adjetivo nas orações. Observe alguns exemplos: A broken vase = Um vaso quebrado.

Como saber se o verbo está no infinitivo?

Veremos mais à frente que o verbo no infinitivo se apresenta de duas formas. Mas, por ora, vale saber que, para identificá-lo, basta observar a terminação: Em seu estado natural: ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr) Quando flexionado: es, des, em e mos.

Quando é que o verbo está no gerúndio?

Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.

O que é um verbo no gerúndio?

Forma nominal verbal que caracteriza uma ação em andamento

O gerúndio é a palavra que expressa uma ação contínua e é uma das formas nominais do verbo assim como o particípio e o infinitivo. A origem o vocábulo vem do latim “gerundium”.

O que é gerúndio e particípio?

Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.

O que é duplo particípio?

Há verbos que possuem duas formas de particípio: uma regular em [-ado], ou [-ido]; e outra chamada irregular porque se configura de maneira reduzida.

Qual é a alternativa apresenta o uso correto do particípio?

A alternativa que apresenta uso correto do particípio é a letra A: "O relatório deve ter sido entregado". O particípio é uma forma verbal que pode ser utilizada para formar tempos compostos, como o presente perfeito, e também pode ser utilizado como adjetivo.

Como usar o verbo no infinitivo?

O infinitivo é usado na sua forma sem flexão quando não há um sujeito claramente definido, quando o verbo é regido por uma preposição, em locuções verbais e com alguns verbos causativos e sensitivos, mesmo sem formar locução verbal (mandar, deixar, fazer, ver, sentir, ouvir,…).

Qual é o certo trago ou trazido?

Bem, o verbo TRAZER só tem UMA forma de particípio, que é a regular (trazido). Logo, a ÚNICA forma correta de se dizer é eu TINHA TRAZIDO. Ou seja, essa história de “tinha trago” é pura invenção.

O que significa o verbo no infinitivo?

* O infinitivo apresenta um processo verbal isento de noção de tempo ou modo. Atuando, assim, como uma forma utilizada para nomear verbos. Analisemos alguns exemplos: Cantar é um bom exercício para a alma.

O que é o verbo no pretérito perfeito?

O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada.

Quais são os verbos de ação?

Verbos de ação são aqueles que enunciam as ações relatadas no texto (cortar, lutar, transportar, pagar, extrair, morar, trazer, etc.). Vejamos um exemplo: MODERNA. Projeto Buriti – História.

Artigo anterior
Qual a diferença entre o aptamil Premium 1 e pro futura?
Artigo seguinte
Como tomar decisões sábias?