Quais são os três tipos de medidas de prevalência?

Perguntado por: Álvaro Mauro Fonseca Pacheco  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (61 avaliações)

Medidas de Frequência de Doenças
  • Prevalência pontual ou instantânea: Frequência de casos existentes em um dado instante no tempo (ex.: em determinado dia, como primeiro dia ou último dia do ano).
  • Prevalência de período: Frequência de casos existentes em um período de tempo (ex.: durante um ano).

Quais são os fatores determinantes da prevalência?

Fatores que podem aumentar a prevalência
  • Maior duração da doença;
  • Aumento da incidência (I);
  • Aumento da sobrevida, sem cura;
  • Imigração de casos ou emigração de pessoas sadias;
  • Melhoria dos recursos diagnósticos;
  • Melhoria do sistema de informação.

Quais são as três medidas epidemiológicas de ocorrência de doença e como se relacionam?

Conclusões: As medidas de freqüência, ou seja, prevalência e incidência, são fundamentais para o estudo da ocorrência das doenças. Apesar de terem qualidades diferentes estão relacionadas entre si e complementam-se neste processo descritivo.

O que são indicadores de prevalência?

Prevalência. É o número total de casos de uma doença, novos e antigos, existentes num determinado local e período. Como idéia de acúmulo, de estoque, indica a força com que subsiste a doença na população.

Quais as medidas específicas da epidemiologia?

Existem várias derivações do conceito de risco na epidemiologia, mas as duas mais importantes são as seguintes medidas de associação: Risco Relativo ou Razão de Risco (RR) e Razão de Chances ou Odds Ratio (OR).

Prevalência e Incidência: conceitos e diferenças

44 questões relacionadas encontradas

O que é prevalência de uma doença?

Enquanto a prevalência se refere a casos novos e casos existentes da doença, a incidência enfoca apenas os casos novos (Tabela 1). Para estimar a incidência, todos os indivíduos no denominador (população em risco) devem ter o potencial de estar no numerador (aqueles que desenvolvem a doença).

Como se calcula a incidência de uma doença?

Assim, por exemplo, o coeficiente de 0,00035 será multiplicado por 100.000 o que o transforma em 35 por 100.000, ou seja, o evento ocorreu 35 vezes (caso, óbito,etc) por 100.000 habitantes.

O que são medidas epidemiológicas?

Informa a proporção de acometidos por uma doença ou outro problema de saúde em uma determinada população em um dado momento no tempo.

Quais são as três aplicações básicas da epidemiologia?

Distingue-se e aceita-se, desde a década de 1980, ao menos quatro grandes áreas de aplicação e uso da epidemiologia nos serviços de saúde: 1) vigilância em Saúde Pública (ou epidemiológica); 2) análise da situação de saúde; 3) identificação de perfis e fatores de risco; e 4) avaliação epidemiológica de serviços.

Quais são os três principais objetivos da epidemiologia?

estabelecer medidas preventivas; auxiliar o planejamento e desenvolvimento dos serviços de saúde; gerar dados para a administração e avaliação de serviços de saúde; estabelecer critérios para a Vigilância em Saúde.

Quais são os tipos de indicadores de saúde?

As principais modalidades de indicadores de saúde são: Mortalidade / sobrevivência • Morbidade / gravidade / incapacidade • Nutrição / crescimento e desenvolvimento • Aspectos demográficos • Condições socioeconômicas • Saúde ambiental • Serviços de saúde.

O que é definição de indicadores?

Um indicador é algo que serve para indicar (isto é, que mostra algo com sinais ou indícios). O indicador pode ser físico (como um sinal de tráfego/semáforo) ou abstrato (como uma estatística).

O que são os indicadores de saúde?

Podemos definir Indicadores de Saúde como instrumentos utilizados para medir uma realidade, como parâmetro norteador, instrumento de gerenciamento, avaliação e planejamento das ações na saúde, de modo a permitir mudanças nos processos e resultados.

Como são classificados os estudos epidemiológicos?

Tipos de estudos epidemiológicos
  • Estudos observacionais.
  • Delineamentos observacionais analíticos.
  • Estudos de caso-controle.
  • Estudo de coorte.

Como se mede a doença e a morte em uma população?

Medição de saúde e doença na população

Entre as formas mais úteis e comuns de medir as condições gerais de saúde da popula- ção, destacam-se os censos nacionais, que são feitos a cada década em vários países.

São objetivos do uso da epidemiologia exceto?

03-São objetivos da Epidemiologia, EXCETO: A. Definir e determinar os fatores contribuintes aos agravos à saúde; B. Identificar e explicar os padrões de distribuição geográfica das doenças; C.

Quais são os fatores que podem alterar a prevalência e como isto pode impactar no sistema de saúde de uma população?

Entre os fatores que influenciam a prevalência de um agravo à saúde, excluída a migração, estão a incidência, as curas e os óbitos, conforme a figura abaixo . Veja como se apresentam os fatores que influenciam a prevalência de um agravo à saúde, excluída a migração.

Que fator aumenta a prevalência de qualquer doença?

Resposta: A prevalência pode aumentar com o aumento da Incidência ou pela migração de grupos nos quais essa doença seja muito prevalente. Pode aumentar por tratamentos que prolonguem a vida (sem curar) e também por técnicas que levam a identificação da doença (diagnóstico mais fácil ).

O que é incidência e prevalência Que fatores influenciam a prevalência?

Tanto a prevalência como a incidência são medidas da ocorrência de uma doença em uma população. Enquanto a prevalência se refere ao número total de casos de uma doença em um período de tempo, a incidência refere-se apenas aos novos casos. Incidência é a taxa de manifestação de uma determinada doença.

Quais linhas de aplicação do método epidemiológico?

  • A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EPIDEMIOLÓGICO E SUA APLICAÇÃO ÀS PRÁTICAS DE SAÚDE. ...
  • AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, SISTEMAS E PROGRAMAS DE SAÚDE. ...
  • AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, SISTEMAS E PROGRAMAS DE SAÚDE. ...
  • AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS E TECNOLOGIAS EM SAÚDE. ...
  • DESIGUALDADES SOCIAIS, MODELOS DE DESENVOLVIMENTO E SAÚDE - PSP.

O que é epidemiologia e qual a sua aplicação?

O que é Epidemiologia:

Epidemiologia é o estudo da frequência, da distribuição e dos determinantes dos problemas de saúde em populações humanas, bem como a aplicação desses estudos no controle dos eventos relacionados com saúde. É a principal ciência de informação de saúde, sendo a ciência básica para a saúde coletiva.

Quais são aplicações da epidemiologia para promover uma melhor qualidade de vida para a população?

Identificam-se, no momento, como as principais áreas de prática de Epidemiologia voltadas para a atuação dos serviços de saúde: o estudo da situação de saúde; a vigilância de doenças e outros agravos à saúde; e a avaliação dos serviços de saúde.

O que são medidas de associação epidemiologia?

É definido como sendo a razão entre a incidência entre indivíduos expostos pela incidência entre os não-expostos. É usualmente utilizado em estudos de coorte.

O que é um indicador epidemiológico?

Indicadores epidemiológicos são importantes para representar os efeitos das ações de saneamento - ou da sua insuficiência - na saúde humana e constituem, portanto, ferramentas fundamentais para a vigilância ambiental em saúde e para orientar programas e planos de alocação de recursos em saneamento ambiental no país.

Qual é o objetivo da vigilância epidemiológica?

A Vigilância Epidemiológica (VE) do DCCI tem por objetivo a observação e análise permanente da situação epidemiológica das IST, do HIV/aids, das hepatites virais e coinfecções, articulando-se em um conjunto de ações destinadas à promoção, prevenção e recuperação da saúde.

Artigo anterior
Quais são as características da hermenêutica?
Artigo seguinte
Quem é a pessoa mais importante do mundo?