Quais são os três tipos de interação Alélica?

Perguntado por: Luciana Luana Amorim  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (74 avaliações)

  • Tipos de Interação Alélica:
  • => Dominância Completa.
  • => Dominância Incompleta ou Parcial.
  • => Codominância.
  • => Sobredominância.

Quais são os três tipos de interação gênica?

A interação gênica ocorre quando dois ou mais genes, localizados ou não no mesmo cromossomo, interagem e controlam uma característica.
...
Interação Gênica
  1. Interação gênica epistática. Também chamada de epistasia. ...
  2. Interação gênica não epistática. ...
  3. Herança Quantitativa ou Poligenia.

O que é interação alélica dominante?

Na interação alélica dominante, a seleção de indivíduos superiores não leva, necessariamente, à produção de uma descendência semelhante ao indivíduo selecionado. Na prática, é difícil distinguir se a interação alélica é dominante ou sobredominante, porque elas apresentam propriedades semelhantes.

Quais são os tipos de interações Genicas diferencie cada uma?

A epistasia, a herança complementar e a herança quantitativa são exemplos de interações gênicas. Um outro tipo de herança é a pleiotropia, e ela se diferencia da interação gênica pelo fato de apenas um par de genes condicionar mais de uma característica.

Quais são os tipos de dominância?

Em genética existem três tipos de dominância: a dominância total ou completa, a dominância incompleta ou parcial e a codominância. O tipo mais comum é a dominância total ou completa, onde um alelo completamente dominante impede a expressão do segundo alelo, que será completamente recessivo.

[Genética Gera] - Interação alélica.

19 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de dominância Cite um exemplo de cada?

Enquanto na dominância completa o fenótipo é igual ao do homozigoto dominante, na dominância incompleta, expressa-se um fenótipo completamente distinto dos homozigotos. Na planta conhecida como boca de leão, por exemplo, o alelo B determina a cor vermelha, e o b determina a cor branca.

O que é dominância incompleta e codominância?

A dominância incompleta apresenta heterozigotos com fenótipos intermediários, já na codominância os dois alelos no heterozigoto expressam-se integralmente.

Qual é a definição de interações Genicas e quais são seus tipos e características?

A interação gênica é o tipo de herança na qual a expressão do fenótipo de uma característica é condicionada pela ação conjunta de dois ou mais pares de genes com segregação independente. Esta interação resulta em um efeito que difere daquele produzido por ambos individualmente.

Qual a diferença entre os alelos Epistáticos e os alelos Hipostáticos?

Existem casos em que os alelos de um gene inibem a ação dos alelos de um outro par, que pode ou não estar no mesmo cromossomo. Esse fenômeno é chamado epistasia (do grego epi, sobre, e stasis, parada, inibição). O gene que exerce a ação inibitória é chamado epistático, e o que sofre a inibição é chamado hipostático.

Qual é a diferença entre herança genética qualitativa e quantitativa?

Os caracteres quantitativos são, em geral, regulados por vários genes, ao passo que os caracteres qualitativos são de herança monogênica ou oligogênica. As características quantitativas são estudadas a nível de população e são descritas através de parâmetros tais como média, variância e covariância.

Como ocorre a co dominância?

Quando dois alelos se expressam em heterozigose, temos o que se chama codominância. Nesse caso, não ocorre como na dominância incompleta em que se forma um fenótipo intermediário. Na codominância, o fenótipo possui características dos dois alelos, os dois estão ativos e não dependem entre si.

Como funciona a herança quantitativa?

A herança quantitativa ou poligênica é um tipo de interação gênica. Ocorre quando dois ou mais pares de alelos somam ou acumulam seus efeitos, produzindo uma série de fenótipos diferentes entre si. ... Na herança quantitativa, o número de fenótipos encontrados depende do número de alelos envolvidos.

O que é a herdabilidade?

Herdabilidade é a razão da variação genética à variação total de um dado atributo numa população. ... Assim, herdabilidade é um razão da variação genotípica à variação fenotípica. Herdabilidade tem um conceito complementar à ambiência. Ambiência é a razão da variação ambiental e variação fenotípica.

O que é interação gênica simples?

Interação gênica é a denominação de um processo que ocorre quando dois ou mais genes interagem controlando apenas uma característica. Para que ocorra essa interação, não é necessário que os genes estejam localizados no mesmo cromossomo.

O que significa permutação ou Crossing Over?

O que é Crossing Over? A chamada permutação cromossômica ou fenômeno crossing over diz respeito a uma troca entre as cromátides homólogas que ocorre de forma natural e recíproca. Esse tipo de translocação se dá durante a meiose I da divisão celular, na fase de prófase I, mais especificamente na subfase paquíteno.

O que são ações gênicas?

A ação gênica compreende a ação e interação dos alelos e a interação gênica que é ação de diversos genes (vários alelos em vários locus) nas expressões dos fenótipos.

O que é um alelo epistático?

Os alelos de um gene que inibem a manifestação dos alelos de outro par são denominados epistáticos, e os alelos que são inibidos, hipostáticos.

Qual a diferença entre a epistasia dominante e recessiva?

Quando o gene epistático atua em dose simples e já é capaz de causar a inibição de outro gene, dizemos que a epistasia é dominante. Algumas vezes, no entanto, para garantir a inibição de um gene, o gene epistático deve aparecer em dose dupla, o que configura a epistasia recessiva.

Qual é a diferença entre epistasia dominante e epistasia recessiva?

No caso de o alelo epistático aparecer sozinho, sendo necessário apenas este alelo para manifestar a ação de inibição, dizemos que é epistasia dominante. Já no caso de apenas manifestar-se a ação inibidora com o par de alelos, dizemos epistasia recessiva.

O que é uma ligação gênica?

Linkage ou ligação gênica é a presença de dois ou mais genes em um mesmo cromossomo. A ligação gênica pode ser classificada em total, quando não ocorre recombinação gênica, e parcial, quando ocorre. A recombinação gênica é responsável por gerar, naturalmente, variabilidade genética dentro das espécies.

Que tipos ou que características no ser humano animais e vegetais resultam dessa herança quantitativa?

A herança quantitativa é muito frequente na natureza. Algumas características de importância econômica, como a produção de carne em gado de corte, produção de milho etc., são exemplos desse tipo de herança. No homem, a estatura, a cor da pele e, inclusive, inteligência, são casos de herança quantitativa.

Qual a principal diferença entre a pleiotropia e interação gênica?

PLEIOTROPIA → Um gene condiciona ou influencia mais de uma característica no indivíduo. INTERAÇÕES GÊNICAS → Dois ou mais genes interagem entre si par determinar uma única característica.

O que é co dominância incompleta?

A codominância ocorre quando os dois alelos do heterozigoto são ativos. Na dominância incompleta, o hÍbrido representa um terceiro fenótipo, enquanto que, na codominância, dois fenótipos se apresentam no heterozigoto.

Como funciona a dominância incompleta?

No campo da genética, fala-se em dominância incompleta quando o fenótipo de indivíduos heterozigóticos é intermediário entre os fenótipos de dois homozigóticos. Isto ocorre porque somente uma cópia do gene ativo não é capaz de produzir toda a quantidade de enzima responsável pela manutenção do fenótipo.

O que é uma característica recessiva?

O que é recessividade? Dizemos que um alelo é recessivo quando ele só expressa seu fenótipo aos pares. Desse modo, indivíduos heterozigotos não expressam o fenótipo determinado pelo alelo recessivo. Alelo recessivo é expresso no fenótipo apenas em dose dupla.

Artigo anterior
Quais são os efeitos do paracetamol?
Artigo seguinte
Qual remédio para faringite viral?