Quais são os três tipos de desenvolvimento dos insetos?

Perguntado por: Alexandre Jesus Henriques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (23 avaliações)

Insetos podem apresentar três tipos de desenvolvimento. Um deles, a holometabolia (desenvolvimento completo), é constituído pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto sexualmente maduro, que ocupam diversos hábitats. Os insetos com holometabolia pertencem às ordens mais numerosas em termos de espécies conhecidas.

Quais são os tipos de desenvolvimento dos insetos?

O desenvolvimento dos insetos pode ser direto ou indireto. Nesse último caso, a metamorfose pode ser gradual ou completa.

Quais as três características dos insetos?

Os insetos apresentam características específicas, a saber:
  • Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome;
  • Três pares de pernas no tórax;
  • Um par de antenas;
  • Asas, que podem ou não estar presentes (isso varia de acordo com a espécie estudada);
  • Diferentes aparelhos bucais adaptados à sua forma de alimentação.

Como os insetos se desenvolvem?

O crescimento dos insetos ocorre por meio de mudas ou ecdise, significando a troca periódica do exoesqueleto formado por um polissacarídeo chamado de quitina, secretado pelas células da epiderme desses animais, impedindo o contínuo crescimento dos mesmos.

Qual é o tipo de desenvolvimento direto ou indireto?

No desenvolvimento indireto, o organismo, ao nascer, é completamente diferente do adulto. No seu desenvolvimento, ele sofre diversas modificações, inclusive mudança de habitat em algumas espécies. Os dois exemplos mais conhecidos de desenvolvimento indireto são a borboleta e os anfíbios, como o sapo.

Desenvolvimento dos insetos - Zoologia - Biologia

40 questões relacionadas encontradas

Qual o tipo de desenvolvimento da borboleta direto ou indireto?

A borboleta, por exemplo, é um organismo com desenvolvimento indireto. Ao observar o ciclo de vida desses animais, percebemos que há uma fase inicial de ovo. Em seguida, desse ovo eclode uma lagarta, que, então, entra em uma fase de pupa até que o desenvolvimento seja completado e seja liberada uma borboleta.

Quais animais têm desenvolvimento direto?

O desenvolvimento é dito direto quando o ser vivo mantém o mesmo aspecto ou estrutura desde seu nascimento até a fase adulta. Vários seres vivos possuem desenvolvimento direto, além dos seres humanos. Podemos citar, por exemplo, tartarugas, coelhos, cães, gatos, morcegos, bois e tantos outros.

Como os insetos se reproduzem e como é o seu desenvolvimento?

A maioria dos insetos tem reprodução sexuada e por oviparidade, isto é, com postura de ovos diretamente no ambiente. ... A produção de dois ou mais embriões em um único ovo também pode ocorrer, ainda que raramente, sendo chamado de poliembrionia.

Como ocorre o processo de muda nos insetos?

No processo da muda uma nova cutícula é sintetizada, abaixo da velha; nesta ocorre a degradação da endocutícula que leva ao surgimento de um espaço abaixo dessa camada, o exoesqueleto fragilizado se abre possibilitando a saída do inseto, auxiliado por movimentos da musculatura.

Como ocorre o processo de muda?

Muda ou ecdise é um processo que ocorre em artrópodes e caracteriza-se pela troca do esqueleto desses animais para garantir o seu crescimento. Esse processo é essencial, pois esses invertebrados apresentam um esqueleto externo, o que impossibilita um crescimento contínuo.

Quais são as características exclusivas dos insetos?

E quais são as características exclusivas dos insetos? Bem, além de tudo que já falamos, eles sempre irão possuir três pares de patas e um par de antenas. Outros artrópodes possuem um número diferente de patas, como aranhas e escorpiões que possuem quatro pares e os caranguejos e siris, que possuem cinco.

Quais as três características de sua morfologia externa que os distinguem dos insetos?

As patas articuladas, o exoesqueleto de quitina, as mudas ou ecdises, o corpo segmentado...

São características de insetos e aracnídeos respectivamente?

3) (UFU) São características de insetos e aracnídeos, respectivamente: a) 2 quelíceras – 4 quelíceras. b) divisão do corpo em: cabeça, tórax e abdômen – divisão em: cefalotórax e abdômen. c) 2 antenas – 4 antenas.

Quanto ao desenvolvimento como são classificados os insetos de exemplos?

Os insetos que apresentam desenvolvimento indireto recebem o nome de metábolos. Eles apresentam diferenças entre a forma jovem e adulta, podendo ser classificados em hemimetábolos e holometábolos. Os hemimetábolos são aqueles que, quando jovens, já apresentam alguma semelhança com os adultos.

Pode-se afirmar que os insetos têm desenvolvimento?

Os insetos podem ter desenvolvimento direto ou indireto, sendo que os que possuem desenvolvimento indireto podem ser hemimetábolos ou holometábolos.

Quais são as fases de cada um dos tipos de desenvolvimento entomológico?

  • 3.1. Fases da Ontogenia dos insetos.
  • Fase Embrionária. * Inicia no momento da oviposição. ...
  • Fase Larval ou Ninfal. * Após a eclosão dos ovos iniciam os estagios subsequentes. ...
  • Metamorfose. * Todos os Pterigotos passam por graus variáveis de transformações de imaturo para a fase adulta.

Por que os insetos sofrem muda de seu exoesqueleto?

A muda ou ecdise é um processo que ocorre nos artrópodes e está relacionado com o crescimento desses animais. ... Devido a essa limitação de crescimento, os artrópodes devem realizar mudas periódicas, que consistem na troca do exoesqueleto antigo por um novo.

O que é uma muda?

Mudas são plantas bem novinhas, em desenvolvimento. A muda, de forma geral, é o estágio inicial da planta. São plantas bem jovens, que precisam de um cuidado mais especial até ficarem formadas e levadas para o local onde permanecerão até adultas.

Quais os tipos de metamorfose dos insetos?

A metamorfose dos insetos pode ser de dois tipos: completa ou incompleta. Na metamorfose completa, ocorrem mudanças claramente visíveis, uma vez que o estágio imaturo é completamente diferente do adulto. Já na metamorfose incompleta, as mudanças são graduais.

Como os insetos podem classificados em relação ao desenvolvimento após eclosão?

Da eclosão do ovo surge uma larva que se transforma em pupa (crisálida), em seguida imago, atingindo o estágio adulto após sucessivas mudas (crescimento gradual com troca do exoesqueleto).

Qual é o tipo de desenvolvimento da mosca?

O ciclo de desenvolvimento das moscas passa por 4 fases: ovo, larva, pupa e adulto. O inseto deposita cerca de 2.000 ovos durante a sua vida, que dura cerca de 30 dias. Após a ovulação, os ovos são depositados. Eles possuem cor branca e cerca de 1,2 mm de comprimento.

Quais os demais tipos de desenvolvimento encontramos no grupo dos insetos Cite um exemplo de inseto para cada um deles?

O estágio imaturo é chamado de ninfa, quando terrestre, e náiades, quando aquáticos. Um exemplo de inseto que realiza esse desenvolvimento é o gafanhoto. Nos insetos com metamorfose completa, o desenvolvimento é holometábolo. Nesse caso, são observadas muitas variações no corpo do organismo.

Quais animais realizam a metamorfose completa?

Os animais que sofrem metamorfose são moluscos, anfíbios, algumas espécies de peixes e insetos. As fêmeas dos animais que sofrem metamorfose põem seus ovos em lugares que julgam seguros. Após a postura dos ovos, eles eclodirão e se transformarão em larvas.

O que consiste o desenvolvimento direto?

É um simples processo de crescimento, já que o ser que nasce ou eclode é morfologicamente muito semelhante ao adulto. Este tipo de desenvolvimento ocorre nos animais ovíparos com uma grande quantidade de vitelo de nutrição no ovo (répteis, aves e alguns insetos como os apterigogénios) e também nos mamíferos vivíparos.

Quais são os tipos de desenvolvimento dos seres vivos?

Depois do nascimento, os animais podem sofrer dois tipos de desenvolvimento: direto, ou indireto. No desenvolvimento indireto os animais que nascem diferem significativamente da forma adulta, assim os indivíduos passam pela metamorfose.

Artigo anterior
Como avaliar os reflexos superficiais?
Artigo seguinte
O que é o mecanismo do trauma?