Quais são os três tipos de aterramento?

Perguntado por: Gabriela Teixeira Barbosa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (35 avaliações)

Conforme a norma ABNT NBR 5410, existem tres tipos de esquemas de aterramento. Sao eles: TN, ● TT e ● IT. O esquema TN considera três variantes, de acordo com a disposição do condutor neutro e do condutor de proteção, TN-S, TN-C-S e TN-C.

Quais são os tipos de aterramento?

Tipos de aterramento
  • Sistema TN.
  • Sistema TN-S.
  • Sistema TN-C.
  • Sistema TN-C-S.
  • Sistema TT.
  • Sistema IT.

Quais os 3 tipos de aterramento usados para segurança em residências qualidade de energia e proteção em procedimentos?

A NBR 5410 define três principais tipos de esquemas de aterramento que podem ser utilizados nas instalações elétricas de baixa tensão: TN, TT e IT.

O que é aterramento TT e TN?

Em um aterramento no esquema TT um ponto da fonte de alimentação é diretamente aterrado. Por sua vez, todas as partes metálicas expostas do sistema, além de todas aquelas estranhas à instalação são ligadas a um ou mais de um eletrodo de aterramento da alimentação.

O que significa TT no aterramento?

Você não sabe o que é um aterramento TT ? Nesse artigo vou te ensinar o que significa esse aterramento e como é o seu esquema de ligação. Aterramento TT é um esquema de ligação que tem o ponto de terra da entrada de energia (medição) independente do terra do Quadro Geral da instalação.

Tipos de aterramentos elétricos!

30 questões relacionadas encontradas

Qual melhor aterramento TT ou TN?

Em primeiro lugar, deve se optar pelo tipo de aterramento TT sempre que possível, mas caso não seja possível utilizar o sistema anterior (por razões operacionais e de ordem estrutural do ambiente), deve-se optar pelo tipo de aterramento TN-S.

Qual tipo de aterramento residencial?

SIMBOLOGIA DOS TIPOS DE ATERRAMENTO

Conforme a norma NBR 5410 – instalações elétricas de baixa tensão, as instalações elétricas devem obedecer um dos 3 esquemas básicos (e suas derivações) citados acima, que são os tipos de aterramento TT, TN e IT. S – proteção e neutro (PE) por condutores devidamente separados.

Qual o tipo de aterramento mais utilizado?

Tratando de instalações elétricas prediais comerciais ou residenciais, o esquema de aterramento mais utilizado é o TN e, por isso, dar-se-á atenção especial a ele.

O que significa aterrar e quais os tipos usados?

Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) , aterrar é colocar instalações e equipamentos no mesmo potencial da terra. Assim, em casos de uma fuga de corrente elétrica, a eletricidade tende a ir para o menor potencial; a terra, que tem o potencial próximo de zero.

O que é um aterramento para que serve?

O aterramento elétrico tem três funções principais: Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas. “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.

O que é aterramento de alimentação?

O aterramento tem como função proteger os equipamentos elétricos, usuários e também garantir o bom funcionamento do circuito. Existem tipos de aterramento distintos, sendo alguns deles com variações.

Como aterrar o corpo humano?

O aterramento no caso dos seres humanos consiste literalmente em colocar os pés descalços em um ambiente natural (areia ou terra) promovendo assim o contato com os elétrons livres da superfície da Terra (Chevalier et al., 2012).

Qual a diferença entre a NBR 5410 e NBR 14039?

ABNT NBR 14039 – Esta trata das instalações elétricas em média tensão, ou seja, aquelas que os valores de tensão estão entre 1000 Volts e 34,6 mil Volts em tensão alternada. Assim como ocorre com a NBR 5410, ela fala dos requisitos que visam garantir a segurança, conforto e qualidade nas instalação deste tipo.

Quando um sistema de aterramento do tipo TN S é obrigatório?

Em circuitos de condutores de cobre com seção inferior a 10mm² e nos condutores de alumínio e em equipamentos móveis 16mm², é obrigatório o uso de condutores separados PE e N (cinco fios).

Qual a melhor haste de aterramento?

Na hora de escolher hastes de aterramento, procure optar por hastes de 2,5m, pois elas diminuem o risco de atingir dutos subterrâneos na hora de sua instalação. As hastes são feitas de aço e revestidas de cobre com comprimentos de 1,5 a 4,0m.

Qual a função da NBR 5410?

Qual a Principal Função da NBR 5410? A NBR 5410 é uma norma que determina condições e regras para instalações elétricas de baixa tensão até 1000V em tensão alternada e 15000V em tensão ininterrupta no Brasil.

Onde se aplica a norma NBR 14039?

1.2 Esta Norma aplica-se a partir de instalações alimentadas pelo concessionário, o que corresponde ao ponto de entrega definido através da legislação vigente emanada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Esta Norma também se aplica a instalações alimentadas por fonte própria de energia em média tensão.

O que é a norma NBR 14039?

Esta Norma, que estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kV a 36,2 kV, à frequência industrial, de modo a garantir segurança e continuidade de serviço.

O que é Grounding?

Segundo Alexander Lowen (1982), grounding significa fazer a pessoa entrar em contato com o chão. Estabelecer um contado adequando com o chão , no local onde se pisa.

Como melhorar aterramento elétrico?

Uma maneira muito eficaz de reduzir a resistência do solo é aumentar a profundida dos eletrodos de aterramento . O solo não é consistente em sua resistividade e pode ser altamente imprevisível. Deve-se atentar para o comprimento e profundidade do eletrodo de aterramento.

O que a NBR 5410 diz sobre aterramento?

O aterramento é a ligação de um equipamento ou de um sistema à terra, por motivos de proteção ou por exigência quanto ao funcionamento do mesmo. Aterramento de proteção: ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação.

Qual a finalidade de usar o aterramento?

O ATERRAMENTO

Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.

Qual é a importância do aterramento?

O sistema de aterramento possui basicamente três funções, sendo uma delas fazer a proteção em caso de chuva com fortes descargas atmosféricas, pois o aterramento irá proteger o usuário do equipamento que está em uso, de maneira que seja criado um caminho alternativo para a passagem da corrente elétrica em direção à ...

Qual a importância do sistema de aterramento quando se trabalha com computadores?

A finalidade do aterramento de segurança dos componentes metálicos expostos do equipamento de computação é evitar que esses componentes se energizem com voltagem de risco que pode ocorrer devido a uma falha na fiação interna do dispositivo.

Artigo anterior
Tem como estar matriculado em duas faculdades?
Artigo seguinte
Qual o valor do novo Bolsa Família?