Quais são os títulos executivos extrajudiciais no novo CPC?

Perguntado por: Laura Carneiro  |  Última atualização: 5. Mai 2025
Pontuação: 4.4/5 (62 avaliações)

Assim, os títulos executivos extrajudiciais elencados nos incisos do artigo acima, os mais conhecidos são: nota promissória, duplicata e cheque.

Quais são os títulos extrajudiciais no novo CPC?

São títulos extrajudiciais os contratos de hipoteca, de penhor, de anticrese e de caução, bem como seguro de vida e de acidentes pessoais que resulte morte ou incapacidade.

Quais são títulos executivos extrajudiciais?

São exemplos de títulos extrajudiciais as notas promissórias, cheques, duplicatas, contratos de financiamento, empréstimo e outros documentos que estabelecem uma obrigação de pagamento.

O que diz o artigo 784 do Código de Processo Civil?

§ 1º - A propositura de qualquer ação relativa a débito constante de título executivo não inibe o credor de promover-lhe a execução. § 2º - Os títulos executivos extrajudiciais oriundos de país estrangeiro não dependem de homologação para serem executados.

São títulos executivos extrajudiciais CC?

Entende-se por título executivo extrajudicial os documentos ou atos aos quais a lei confere força executiva, dando direito ao credor de promover o ato de execução em face do devedor a fim de satisfazer a prestação obrigacional pendente e receber o crédito em aberto.

Execução de Título Extrajudicial | Dicas de Processo Civil

17 questões relacionadas encontradas

São considerados títulos executivos extrajudiciais exceto?

o contrato de abertura de crédito, desde que acompanhado de extrato da conta-corrente.

O que diz o artigo 585 II do Código de Processo Civil?

585. A linha será percorrida pelos peritos, que examinarão os marcos e os rumos, consignando em relatório escrito a exatidão do memorial e da planta apresentados pelo agrimensor ou as divergências porventura encontradas.

O que diz o artigo 374 do Código de Processo Civil?

É impróprio o magistrado, de oficio, ordenar que a pessoa física prove hipossuficiência. .) _________________________________________________ Art. 374 , do CPC/15 : Não dependem de prova os fatos: IV - em cujo favor milita presunção legal de existência ou de veracidade.

O que diz o artigo 785 do CPC?

Art. 785. A existência de título executivo extrajudicial não impede a parte de optar pelo processo de conhecimento, a fim de obter título executivo judicial.

São títulos executivos CPC?

De acordo com Didier [1]: “o título executivo é o documento que certifica um ato jurídico normativo, que atribui a alguém um dever de prestar líquido, certo e exigível, a que a lei atribui o efeito de autorizar a instauração da atividade executiva”. (2) O art. 783 do Novo CPC, então, remete ao art. 586 do CPC/1973.

O que não é título executivo extrajudicial?

"NÃO CONSTITUEM TÍTULOS EXECUTIVOS EXTRAJUDICIAIS OS CONTRATOS BANCÁRIOS DE ABERTURA DE CRÉDITO OU DE CRÉDITO ROTATIVO.

Quais os requisitos do título extrajudicial?

Requisitos. Título executivo dotado de certeza, liquidez e exigibilidade. Sem um destes três requisitos, o título não poderá ser executado. Certeza: ausência de dúvidas quanto à existência, a materialidade do crédito.

O que precisa para ser um título executivo extrajudicial?

Quais requisitos do título executivo extrajudicial?
  1. Clareza e liquidez: O documento deve conter uma obrigação clara, certa, determinada e exigível. ...
  2. Exigibilidade. ...
  3. Inadimplemento. ...
  4. Autenticidade. ...
  5. Subscrição por tabelião ou oficial público. ...
  6. Ausência de vícios. ...
  7. Contratos. ...
  8. Notas promissórias.

Quais são as ações extrajudiciais?

Processo extrajudicial são ações feitas com ou sem a presença de advogados em busca da conciliação entre as partes. Em outras palavras, quando há um conflito a se resolver, as partes podem tentar fazê-lo de forma amigável através de acordos.

Qual o prazo de prescrição de título executivo extrajudicial?

206 , § 5º , I , ambos do Código Civil , o prazo prescricional para a cobrança do débito líquido para constante de instrumento público ou particular é de 5 anos a contar da entrada em vigor do Novo Código Civil .

É considerado título executivo judicial exceto?

a sentença arbitral.

São títulos executivos extrajudiciais artigo?

O art. 784 do Código de Processo Civil prevê quais são os títulos executivos extrajudiciais, sendo que, no inciso III, é conferida a força executiva ao documento particular assinado pelas partes e por 2 (duas) testemunhas.

Quais são os tipos de título executivo?

VIII - todos os demais títulos a que, por disposição expressa, a lei atribuir força executiva. Assim, os títulos executivos extrajudiciais elencados nos incisos do artigo acima, os mais conhecidos são: nota promissória, duplicata e cheque.

Qual a natureza da ação de execução de título extrajudicial?

A ação de execução de um título extrajudicial funciona como um meio judicial de receber valores que não puderam ser recebidos de outras maneiras. Caso o devedor se negue a saldar sua dívida com o credor, este poderá recorrer às vias judiciais para garantir o recebimento desses valores.

O que diz o artigo 1.015 do CPC?

1.015 do CPC/15 e verificar a possibilidade de sua interpretação extensiva, analógica ou exemplificativa, a fim de admitir a interposição de agravo de instrumento contra decisão interlocutória que verse sobre hipóteses não expressamente previstas nos incisos do referido dispositivo legal.

O que diz o artigo 513 do CPC?

513 , § 4º , do CPC/2015 - do qual exsurge a necessidade de intimação pessoal do executado - deve ser contado da decisão que ultimar a liquidação de sentença, homologando os respectivos cálculos, mediante interpretação teleológica do dispositivo legal em comento.

O que diz o artigo 1.048 do CPC?

1.048. Terão prioridade de tramitação, em qualquer juízo ou tribunal, os procedimentos judiciais: I - em que figure como parte ou interessado pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos ou portadora de doença grave, assim compreendida qualquer das enumeradas no art.

Qual é o artigo 585 no novo CPC?

Art. 585. A linha será percorrida pelos peritos, que examinarão os marcos e os rumos, consignando em relatório escrito a exatidão do memorial e da planta apresentados pelo agrimensor ou as divergências porventura encontradas.

O que significa o artigo 585?

585 do Código de Processo Civil, com o escopo de incluir, no rol dos títulos executivos extrajudiciais, as pensões alimentícias. A medida observará a mens legis que tornou possível a realização de inventários, partilhas, separações e divórcios consensuais na trilha extrajudicial.

O que é um título executivo extrajudicial?

Os títulos executivos extrajudiciais são documentos que podem ser feitos nas rotinas das empresas e são capazes de embasar uma execução judicial. Entre eles, estão: contratos particulares assinados por duas testemunhas, contratos registrados em cartório, notas promissórias, duplicatas, debêntures e cheques.

Artigo anterior
Como saber saber se o trabalho é plágio Word?
Artigo seguinte
O que é um quadrado perfeito exemplos?