Quais são os tipos de tutelas jurisdicionais?

Perguntado por: William Luís de Nunes  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (56 avaliações)

três modalidades básicas: 1) a tutela jurisdicional de cognição ou conhecimento; 2) a tutela jurisdicional de execução; e 3) a tutela jurisdicional de assecuração ou cautelar.

O que é uma tutela jurisdicional?

A tutela jurisdicional, na prática, funciona como uma tutela efetiva de direitos ou de situações pelo processo, sendo que o direito processual coloca em evidência o resultado do processo como fator de garantia de direito material.

Quais os tipos de tutela no novo CPC?

O artigo 294 do novo CPC prevê que a Tutela Provisória pode ser de dois tipos: Tutela de urgência: esse tipo de tutela pode ser, ainda, dividido em tutela de urgência antecipada e tutela de urgência cautelar. ... A tutela de urgência cautelar tem o objetivo de assegurar os resultados até o término do processo.

Quais são os tipos de tutela?

Feitos esses esclarecimentos, passamos ao panorama das tutelas:
  • Tutela provisória. ...
  • Tutela provisória de urgência. ...
  • Tutela provisória de urgência antecipada. ...
  • Tutela de urgência cautelar. ...
  • Tutela de evidência.

O que é prestação de tutela jurisdicional?

Importante é a distinção entre tutela jurisdicional e prestação jurisdicional. A primeira implica essencialmente a efetiva proteção e satisfação do direito. A segunda consiste mais propriamente no serviço judiciário, que se instrumentaliza por meio do processo para a solução da lide.

Tutelas Provisórias no Processo Civil - Resumo de Tutelas

37 questões relacionadas encontradas

Qual a função da tutela?

A função da tutela cautelar é assegurar que o direito a ser reconhecido na sentença seja efetivamente entregue ao autor. ... Sendo que assegurar a satisfação do direito é também uma forma de proporcionar a efetividade da tutela jurisdicional.

O que é a função jurisdicional?

É uma das funções do Estado. A jurisdição como função "expressa o encargo que têm os órgãos estatais de promover a pacificação de conflitos interindividuais, mediante a realização do direito justo e através do processo" (Cintra, Grinover e Dinamarco). ...

O que significa o termo jurisdicional?

Significado de Jurisdicional

adjetivo Relativo à jurisdição, ao poder ou à autoridade legal e responsável pela aplicação das leis ou pela administração da justiça.

Quais são os poderes jurisdicionais?

Ao Poder Judiciário são concedidos os poderes jurisdicional e de policia para que seja possível exercer com a necessária autoridade o primeiro – artigo 794 CPP. ... A jurisdição penal é exercida por juizados estaduais comuns, juizados militar estadual, justiça militar federal e pela justiça eleitoral.

Quem exerce a função da jurisdição é de qual forma?

A função jurisdicional é exercida pela ordem judiciária do país. Ela compreende: a) um órgão de cúpula (CF, art. 92, I), como guarda da Constituição e Tribunal da Federação, que é o Supremo Tribunal Federal; b) um órgão de articulação (CF, art.

Qual a função da tutela provisória?

Confere a pronta satisfação ou a pronta asseguração do direito, fundamentando-se em urgência ou evidência. A decisão que concede tutela provisória dá eficácia imediata à tutela definitiva pretendida (satisfativa ou cautelar).

Qual a função da tutela antecipada?

Tutela antecipada é uma decisão interlocutória realizada pelo juiz dentro do processo, que antecipa os efeitos da resolução do mérito. ... No ordenamento jurídico brasileiro, é a figura da tutela antecipada que possibilita o recebimento prematuro do direito.

Quais são os requisitos da tutela antecipada?

Para a concessão da tutela antecipada não basta apenas a verossimilhança dos fatos, mas também a existência de provas que demonstrem a veracidade da versão arguida. Exige a lei para a concessão da tutela antecipada, uma prova capaz de conduzir o juiz a um juízo de probabilidade apto a antecipar o pleito solicitado.

Quais são os requisitos para a tutela antecipada?

A primeira e mais comum é a tutela antecipada como espécie de tutela de urgência, sendo os requisitos básicos para sua concessão: a prova inequívoca da verossimilhança da alegação e o fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação (art. 273, I do CPC/73).

Como fundamentar o pedido de tutela antecipada?

O procedimento da tutela antecipada é composto pelas seguintes etapas:
  1. Petição inicial.
  2. Análise pelo juiz do pleito.
  3. Concessão ou não da tutela.
  4. Emenda à inicial.
  5. Apresentação de dados para citação.
  6. Audiência de conciliação.
  7. Contestação.
  8. Extinção do processo com ou sem resolução do mérito.

Quais são as características da tutela provisória?

As características mais marcantes da tutela provisória são a revogabilidade e a provisoriedade uma vez que as decisões proferidas em seu plano firmam-se em cognição sumária e, portanto, passíveis de modificação com o aprofundamento da instrução.

O que é tutela provisória exemplos?

A tutela provisória de urgência é necessária quando a demora da prestação jurisdicional pode causar, de alguma forma, um dano a uma das partes ou ao próprio objeto da demanda. Exemplo clássico é a demanda cujo objeto é a obrigação de fazer uma cirurgia cardíaca em um paciente que enfartou.

Qual a finalidade da tutela provisória quando concedida em sentença?

Além disso, a concessão de tutela provisória na sentença tem a vantagem de que, neste momento processual, o julgador já auferiu cognição exauriente da demanda – que não se confunde, é claro, com coisa julgada, porque a decisão ainda está sujeita a recurso, e nem impede que os órgãos recursais prossigam na atividade ...

Quem exerce a jurisdição?

O exercício da jurisdição é função típica do poder judiciário, pois ele possui competência para tanto, conforme disposto na Constituição Federal, não pode, portanto, solicitar que outro órgão realize sua função.

Quem exerce a jurisdição no Brasil?

A função jurisdicional é exercida pela ordem judiciária do país. Ela compreende: a) um órgão de cúpula (CF, art. 92, I), como guarda da Constituição e Tribunal da Federação, que é o Supremo Tribunal Federal; b) um órgão de articulação (CF, art.

Quem exerce a jurisdição no Brasil CPC?

A jurisdição civil pode ser exercida pelos juízes e tribunais diante de quaisquer ações ajuizadas em território nacional. ... Assim, a Justiça brasileira deve reconhecer a sua competência apenas para julgar as demandas cuja decisão gere efeitos em território nacional ou em Estado estrangeiro que reconheça sua decisão2.

Qual legitimação é essa que o art 18 do novo CPC?

(1) O art. 18 trata da substituição processual, fenômeno pelo a lei confere legitimidade para que alguém atue em juízo em nome próprio e no seu interesse, na defesa de pretensão alheia. Nesta hipótese, o substituto processual é parte no processo, pois defenderá a pretensão do titular do direito material, o substituído.

Quem tem legitimidade passiva?

Possui legitimidade passiva aquele que pode assumir o polo passivo do processo, ser réu.

Quais as pessoas envolvidas em um Processo Civil?

O processo civil tem um objetivo instrumental, buscando a efetividade das leis materiais. ... São partes integrantes do processo o autor (polo ativo), o réu (polo passivo), o juiz e os assistentes processuais. Só há evidentemente lide em juízo por meio de ação judicial.

Quem exerce a representação da autoridade jurisdicional?

2.3.

A característica do órgão adequado diz que a jurisdição deve ser exercida pelo juiz, autoridade estatal, mas que é distinta dos órgãos que exercem as funções estatais de legislar e administrar, de modo absolutamente imparcial em face dos interesses das partes.

Artigo anterior
Quais as vantagens da fundição comparativamente a outros processos de fabricação?
Artigo seguinte
O que é B2G cite exemplo?