Quais são os tipos de traumas fechados e abertos?

Perguntado por: Carolina Mia Moreira Almeida Azevedo  |  Última atualização: 7. Mai 2025
Pontuação: 4.9/5 (3 avaliações)

Através do estudo constatou-se que as principais causas de trauma abdominal foram ferimentos por arma de fogo (trauma aberto) e quedas (trauma fechado). As vísceras mais comumente atingidas foram as parenquimatosas (baço e fígado), no trauma fechado. Lesão de intestinos, fígado e rins, no trauma aberto.

O que é um trauma aberto?

Resumo. Trauma abdominal aberto é quando um objeto perfura o indivíduo causando descontinuidade dos tecidos. Sua gravidade baseia-se, sobretudo na possível existência de uma lesão visceral podendo levar à morte imediata por hemorragias e choque ou, tardiamente, por infecções.

Quais os 4 tipos de traumas?

Tipos de trauma
  • Agudo. É usado para descrever o trauma repentino e que causa estresse intenso. ...
  • Crônico. Indica traumas resultantes de anos de experiências perturbadoras, como abuso emocional, sexual ou físico, negligência, bullying ou violência doméstica. ...
  • Complexo. ...
  • Secundário ou vicário.

Como são classificados os traumas?

penetrantes – quando há rompimento e laceração da pele, como perfurações por armas de fogo e fraturas expostas; contusos – quando não há perfuração da pele, como no caso de pancadas ou escorregões; mistos – uma combinação dos dois tipos, bastante comuns em acidentes de trânsito, por exemplo.

Qual os mecanismos de lesão do trauma fechado?

Trauma fechado ou penetrante pode lacerar ou romper as estruturas intra-abdominais. Lesão por trauma fechado pode alternativamente causar somente um hematoma em algum órgão sólido ou na parede de uma víscera oca. Lacerações sangram imediatamente.

Tipos de trauma

34 questões relacionadas encontradas

O que é trauma aberto e fechado?

Para facilitar o estudo, os traumas abdominais foram divididos em: trauma aberto (ferimentos por armas de fogo ou por arma branca) e trauma fechado (contusão). Dentro de cada divisão foram analisadas as vísceras e as regiões associadas mais atingidas.

O que é um trauma fechado?

Definição. O traumatismo abdominal fechado é definido como a presença de lesão do abdómen e/ou órgãos abdominais, secundária ao impacto de um objeto ou superfície contundente (não penetrante).

O que é trauma e quais os tipos?

Chama-se trauma uma lesão que é produzida por uma ação externa ao corpo. Ela pode ser por violência física ou química, bem como por quedas, queimaduras, acidentes automobilísticos ou acidentes domésticos. Suas consequências podem ser graves e abranger vários órgãos.

Quais são os tipos de lesões?

Conheça os tipos de lesões mais comuns e como tratá-las
  • Distensão muscular. A distensão muscular acontece quando um músculo ou o tendão que o prende ao osso é muito esticado ou submetido a um esforço excessivo, o que causa um rompimento de fibras musculares. ...
  • Luxação. ...
  • Fratura óssea. ...
  • Estiramento ligamentar. ...
  • Entorse.

Quais os tipos de traumas mais comuns?

As causas mais comuns de traumas maiores são: acidentes veiculares, atropelamentos, ferimentos por arma de fogo, ferimentos por arma branca, quedas de altura, queimaduras, afogamentos e agressão interpessoal.

Quais são as três fases do trauma?

Baseado nos princípios da prevenção de lesões, o atendimento da vítima traumatizada pode ser dividida em 3 fases: pré- impacto, impacto e pós-impacto.

Quais são os 7 tipos de fraturas?

Quais são os tipos de fraturas existentes?
  • Traumáticas e patológicas. Geralmente, esses tipos de fratura ocorrem quando se tem um problema de saúde subjacente, como osteoporose. ...
  • Estresse ou fadiga. ...
  • Simples. ...
  • Expostas. ...
  • Complicadas. ...
  • Completas. ...
  • Incompletas. ...
  • Fratura por compressão.

O que causa um trauma?

Os traumas acontecem depois de experiências emocionalmente dolorosas. Quem sofre com o problema tem a chamada memória traumática, em que a lembrança do momento ruim traz à tona sons, imagens, cheiros e sentimentos vivenciados no passado, quando a situação que desencadeou o trauma aconteceu.

Como identificar um trauma abdominal fechado?

Sinais e sintomas

Dor abdominal; • Hematomas; • Taquipneia; • Taquicardia • Posição característica proteção; • Abdômen distendido. Hematomas nos flancos abdominais e ao redor do umbigo; • Ferimentos (armas brancas ou de fogo, outros); • Sinais de compressão do cinto de segurança; • Sinais de choque.

O que é o Xabcde do trauma?

Protocolo XABCDE do Trauma: otimização da abordagem ao politraumatizado. Utilizado na abordagem ao politraumatizado, o Protocolo XABCDE do Trauma padroniza o atendimento inicial ao paciente e foi pensado para identificar lesões potencialmente fatais ao indivíduo.

O que é uma contusão?

A contusão se refere ao impacto de algum objeto contra nosso corpo ou quando nosso corpo se choca contra um anteparo sem lesões estruturais aos ossos, articulações e pele. Popularmente, é conhecido como uma “pancada”. Quando caímos e batemos o joelho ou quando algum objeto cai em nosso pé, temos exemplos de contusão.

O que é uma fratura fechada?

Fratura fechada é quando a pele sobre a fratura encontra-se íntegra, enquanto uma aberta é quando a pele se rompe e o osso fica exposto. Apesar de simples, esse conceito é definidor de conduta pela maior chance de infecção, associada às fraturas abertas.

Quais são os três tipos de lesões?

Lesões traumáticas: contusões, lacerações e pelo estiramento muscular. Lesões atraumáticas: cãibras e dor muscular tardia. Lesões parciais: acometem parte do músculo. Lesões totais: abrangem a totalidade do músculo e acarretam deformidade aparente, causa assimetria e perda da movimentação ativa.

Quais os três tipos de lesões?

O mencionado artigo prevê 4 formas de lesão corporal: lesão leve, grave, gravíssima e seguida de morte, conforme detalhado no carrossel.

Quais os tipos de lesões traumáticas?

grau 1 – estiramento leve; grau 2 – lesão moderada do ligamento, envolvendo um estiramento mais significativo ou mesmo uma ruptura parcial; grau 3 – lesão grave, na qual o ligamento é completamente rompido.

Quais os tipos de traumas primeiros socorros?

Os traumas que mais ocorrem são as fraturas, entorses e luxações, e elas, normalmente, devem ser tratadas como emergências médicas. Nos acidentes automobilísticos, deve-se dar ênfase ao fato destes traumas ocorrerem, principalmente, devido à irresponsabilidade e à imprudência dos motoristas e seus acompanhantes.

Qual a relação entre trauma e lesão?

Ou seja, para a medicina, o trauma é oriundo de uma lesão provocada por eventos e agentes externos diversos (físicos, químicos, mecânicos etc.), com caráter acidental, cuja extensão, intensidade e gravidade são variáveis.

Qual é a principal causa de trauma abdominal fechado?

A maioria dos casos está relacionada a acidentes automobilísticos, mas golpes contra o Page 2 abdome e quedas também são causas comuns.

O que avaliar no Abcde?

1 – O que é o ABCDE do trauma? Se trata da avaliação primária do paciente traumatizado, de forma esquematizada, para maior eficiência. A: Via aérea (Airway); B: Respiração (Breathing); C: Circulação; D: Avaliação neurológica; E: Exposição.

O que é a fratura de chance?

A fratura de Chance é uma fratura transversa das vertebras torácicas ou lombares, resultante da hiperflexão da coluna. Os autores apresentam um caso clínico onde se registou esta associação.

Artigo anterior
Como ocorre o processo da osmose para os vegetais?
Artigo seguinte
Porque o carro não segura aceleração?