Quais são os tipos de SPDA?
Perguntado por: Simão Lisandro Vicente Matias Rodrigues | Última atualização: 20. April 2022Pontuação: 4.7/5 (54 avaliações)
- SPDA moderno com Para-Raios Ionizante. ...
- SPDA pelo método de Gaiola de Faraday. ...
- SPDA pelo método da Ponta Franklin. ...
- SPDA pelo método das Esferas Rolantes.
Quais os tipos de SPDA mais usados?
- Ponta de Franklin.
- Gaiola de Faraday.
- Esfera rolante (eletrogeométrico ou esfera fictícia)
Quais são os tipos de para-raios?
No mercado, estão disponíveis diversos tipos de Para Raios: Franklin, Gaiola de Faraday, Estrutural, Radioativo, minicaptores, e a lista segue.
Quais são os 3 subsistemas que compõem um SPDA?
SPDA externo:
Os sistemas externos não-isolados são compostos de 3 subsistemas: subsistema captor, subsistemas de descidas e subsistema de aterramento, sendo que o método de proteção mais utilizado atualmente é a Gaiola de Faraday.
O que é o projeto SPDA?
Um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) tem por objetivo principal evitar a incidência direta de raios na estrutura a ser protegida, através da constituição de pontos preferenciais de incidência para as descargas que eventualmente atingiriam a estrutura na ausência do sistema.
Tipos de SPDA - Saiba quais os tipos, diferenças e em que situação qual deve-se usar.
O que é SPDA e para que serve?
O SPDA serve para proteger pessoas, edifícios, prédios, tanques, tubulações e outros contra descargas atmosféricas. A função do SPDA é direcionar e dissipar as descargas atmosféricas por um caminho seguro até a terra.
O que é SPDA e por que ele é tão importante?
SPDA é a sigla para Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas¸ mas é conhecido popularmente como para-raios. Como o próprio nome diz, ele tem a função de impedir e minimizar o impacto das descargas atmosféricas. Principalmente em estruturas e edificações, como prédios e estabelecimentos industriais.
Quais os elementos que compõem um SPDA?
O SPDA é, basicamente, composto por um subsistema de captação, um subsistema de descidas, um subsistema de aterramento, um subsistema de equipotencialização e definições de distâncias de segurança. O responsável por interceptar as descargas atmosféricas que atingiriam a construção é o subsistema de captação.
Como é dividido o SPDA?
Um SPDA pode ser dividido em dois grupos: o primeiro grupo se refere ao SPDA externo, responsável pela proteção para reduzir os danos físicos e os riscos à vida. O segundo grupo se refere às medidas de proteção adotadas para reduzir as falhas em sistemas elétricos e eletrônicos.
Quais os três métodos de proteção contra descargas atmosféricas definidos pela NBR 5.419 3 2015?
5.1.1.2.2 No projeto dos captores, podem-se utilizar os seguintes métodos, conforme o caso: a) ângulo de proteção (método Franklin); e/ou b) esfera rolante ou fictícia (modelo eletrogeométrico); e/ou c) condutores em malha ou gaiola (método Faraday).
Qual o melhor sistema de Pára-raio?
– Os Para-raios de Franklin é o mais utilizado por ter eficácia de 90%. O modelo é composto por uma haste metálica, onde se situam os captadores e um cabo de condução, sendo que este vai até o solo e a energia da descarga elétrica é dissipada por meio do aterramento.
Qual a área de proteção de um Para-raio?
Um para-raios comum ponta Franklin – quando posicionado a uma altura de 5 metros acima do ponto mais alto de um prédio – gera um raio de proteção de 8,3 metros. E este engloba apenas a edificação. Já o para-raios ionizante Indelec modelo Prevectron na mesma situação pode proteger um raio de 79 metros ao seu redor.
O que é usado para monta um Para-raio?
Para-raios são hastes metálicas pontiagudas feitas de cobre, alumínio ou aço.
Qual método é mais eficiente Franklin ou Faraday?
I - O método Franklin é mais eficiente que o método de Faraday. II - O sistema de captores de um SPDA tem a função de transmitir a corrente oriunda das descargas atmosféricas ao longo da estrutura protegida até o ponto de aterramento.
O que é é um SPDA tipo Franklin gaiola de Faraday é estrutural?
Tema de extrema importância, os Sistemas de Proteção de Descargas Atmosféricas (SPDA) são formados pelas gaiolas de Faraday ou pelos para-raios de Franklin, com o objetivo de propiciar a condução das descargas atmosféricas até a terra.
Qual a diferença entre SPDA e aterramento?
O sistema de aterramento e SPDA são dois sistemas distintos, mas um cabe ao outro. O SPDA é dividido em três etapas: a primeira é a captação das descargas elétricas pela antena, esta por sua vez direciona as descargas para os fios condutores que os destinam ao aterramento.
Como funciona o sistema SPDA?
Como funciona o sistema de proteção contra raios? Basicamente, o SPDA é composto de três subsistemas que funcionam em conjunto para “captar” e “desviar” a descarga atmosférica, de modo que ela não atinja o interior da edificação. Esses subsistemas são: Captação da descarga atmosférica (raio).
Como é composto um sistema de proteção contra descargas atmosféricas e como ele se subdivide?
O que é um SPDA? Em síntese, esse sistema de proteção é composto por 3 subsistemas: o sistema de captação, o sistema de descidas e o sistema de aterramento. Eles funcionam conectados para que os raios sejam captados e tenham sua alta corrente conduzida para o sistema de aterramento e escoadas para a terra.
Quais os tipos de SPDA externos?
- SPDA moderno com Para-Raios Ionizante. ...
- SPDA pelo método de Gaiola de Faraday. ...
- SPDA pelo método da Ponta Franklin. ...
- SPDA pelo método das Esferas Rolantes.
Quais os principais componentes de um SPDA Franklin?
- Captor: trata-se de um elemento pontiagudo que tem como objetivo interceptar as descargas atmosféricas. ...
- Condutores de descida: tem como função elevar a corrente elétrica do captor para a terra. ...
- Haste para suporte do captor: Essa haste deve ser de cobre e presa a cobertura, fixada em um isolador.
Quais os elementos que compõem um SPDA contra ação direta das descargas atmosféricas?
a) Hastes/mastros; b) Condutores suspensos; c) Condutores em malha; d) Elementos naturais.
O que são elementos de proteção contra ação indireta das descargas atmosféricas?
Os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) são compostos por dispositivos instalados nos pontos mais altos das instalações e estruturas, elas proporcionam um caminho para terra oferecendo a menor resistência elétrica possível, para desta forma, oferecer um caminho para corrente criada pela descarga ...
O que significa SPDA em segurança do trabalho?
SPDA – Sistema de Proteção de descargas atmosféricas.
Qual a importância de um para-raios?
O para-raios permite que a descarga elétrica possa chegar até o solo sem entrar em contato com a estrutura do prédio ou as pessoas que estão dentro dele. Ou seja, esses equipamentos evitam danos a edificação e a vida dos moradores.
Quando o SPDA é necessário?
O SPDA é obrigatório em estabelecimentos com potência elétrica acima dos 75 KW.
O que é exclusão na língua portuguesa?
O que é áridos na Bíblia?