Quais são os tipos de sondas gástricas?

Perguntado por: Carolina Irina Tavares Lopes Miranda  |  Última atualização: 24. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (6 avaliações)

Existem diferentes tipos de sonda gástrica: sonda Levine, simples, Nutriflex, MOSS e sonda S-B.

Quais são os tipos de sondas que existem?

Tipos de Sondas e Ostomias: • Sonda Nasogástrica: Passada do nariz ao estômago. Sonda Nasoentérica: Passada do nariz ao intestino. Gastrostomia: Procedimento cirúrgico simples, que liga a sonda diretamente ao estômago. Jejunostomia: Procedimento cirúrgico simples, que liga a sonda diretamente ao intestino.

Quais os tipos de sonda diferencie cada uma delas?

Tipos de sonda hospitalar

Sonda traqueal: serve para expelir secreções pulmonares, como no caso de traqueostomia e intubação. Sonda vesical: também conhecida como sonda uretral, ela elimina a urina e é usada em casos de retenção ou incontinência urinária e cirurgias que precisam esvaziar a bexiga.

Qual a diferença entre sonda nasogástrica e sonda nasoenteral?

A sonda nasogástrica, também conhecida como sonda de Levine, é uma das mais usadas na área medicinal. ... Diferentemente da sonda nasoenteral, não possui fio-guia e não requer exame de raio X para verificar sua localização. Nesse procedimento, o tubo é introduzido pela narina e posicionado no estômago.

Qual o objetivo da sonda nasogástrica?

A sondagem nasogástrica/orogástrica (inseridas pelo nariz ou boca, respectivamente), é utilizada com a finalidade de descompressão gástrica; diagnosticar a motilidade intestinal; administrar medicamentos e alimentos; tratar uma obstrução ou um local com sangramento e obter conteúdo gástrico para análise.

Entenda as Diferenças entre a Sonda Nasogástrica e a Sonda Nasoenteral

29 questões relacionadas encontradas

Qual é a função da sonda nasoenteral?

As sondas nasogástricas e nasoenterais têm a finalidade de permitir uma alimentação controlada para os pacientes que são incapazes de garantir a ingestão calórica protéica adequada e para a administração de medicamentos.

Quantas sondas existem?

- sonda nasogástrica (Levin) - sonda orotraqueal (ou portex) - sonda gastrostomia (Malecot) - sonda vesical (Foley) - sonda uretral - sonda retal Page 17 III - MATERIAL As sondas são diferenciadas de acordo com o seu diâmetro externo, geralmente aos pares.

Quais são as sondas mais usadas?

Sonda: modelos mais usados e suas especificações
  • Aspiração Traqueal: utilizada para aspirar secreção das vias aéreas superiores, cânulas de traqueostomia ou tubo orotraqueal (TOT).
  • Cateter Nasal: usada para administrar oxigênio aos pacientes com dificuldade respiratória.

Qual a diferença de sondas e drenos?

Sondas ou catéteres são tubos inseridos no organismo para a infusão ou retirada de fluidos. Drenos são materiais inseridos no interior de espaços ou cavidades para possibilitar a saída de conteúdos ali presentes (como ar ou fluidos).

Qual a diferença de sonda e cateter?

Em português utiliza-se preferencialmente o termo "sonda", quando o cateter é introduzido por um orifício ou canal corpóreo natural, por exemplo: Sonda nasogástrica.

Quais são os cuidados com sondas e drenos?

Lavar as mãos, secá-las e usar álcool 70% sempre que manipular o dreno. Clampear o dreno para que não haja entrada de ar, ao término da manipulação soltar o clampe. Manter o selo-d'água e trocar a cada 12-24 horas. Posicioná-lo no piso, com suporte adequado, e nunca elevá-lo acima do tórax sem que esteja fechado.

O que são drenos e quais os tipos?

O dreno é um pequeno tubo fino que pode ser inserido na pele após algumas cirurgias, para ajudar a retirar o excesso de líquidos, como sangue e pus, que podem acabar se acumulando no local operado.

Quais os tipos de sondagens em enfermagem?

  • Sonda Nasoenteral (SNE) A sonda nasoenteral é passada da narina até o intestino. ...
  • Técnica do Cateterismo Vesical de Demora. Os registros iniciais da prática de sondagem vesical, foram encontrados entre os egípcios; naquele momento, oco tubos feitos de cobre e laca foram usados.
  • Sondagem Gastrointestinal.

O que é uma gastrotomia?

A gastrostomia é um procedimento cirúrgico que estabelece o acesso à luz do estômago através da parede abdominal. As técnicas empregadas para realização da gastrostomia são: cirurgia através de laparotomia, via endoscópica ou através de laparoscopia.

O que significa sonda na Bíblia?

Significado de Sondar

met. Investigar alguma coisa de maneira cautelosa; averiguar: sondar as intenções de alguém. verbo transitivo direto e intransitivo Observar sem que ninguém saiba; espionar: vivia sondando o vizinho; ela tem o hábito de viver sondando. [Popular] Deixar de existir; morrer.

Quais os cuidados de enfermagem com a sonda nasoenteral?

Cuidados de enfermagem com a sonda nasoenteral
  1. 2- Manter a fixação da sonda sempre íntegra;
  2. 3- Realizar troca da fixação da sonda a cada 24 horas ou quando necessário;
  3. 5- Lavar a sonda com 20 ml de água antes e após administração de dietas e medicações.

O que são sondas e quais os cuidados de enfermagem?

A sonda nasogástrica é de grande utilidade no cuidado de pacientes que, porventura, apresentem problemas de deglutição ou não possam se alimentar por via oral, além de ser aplicada também com outras finalidades, como a preparação para cirurgias, e em procedimentos diagnósticos e terapêuticos.

O que são drenos cirúrgicos?

O dreno utilizado no pós operatório é utilizado para retirar líquidos e sangue acumulados no local onde foi realizada a cirurgia, diminuindo assim o risco de infecções e facilitando a cicatrização.

O que são drenos na construção civil?

Drenagem é o ato de escoar as águas de terrenos encharcados, por meio de tubos, túneis, canais, valas e fossos, sendo possível recorrer a motores como apoio ao escoamento. Os canais podem ser naturais (rios ou córregos) ou artificiais de concreto simples ou armado ou de gabião.

O que são os principais tipos de drenos utilizados na drenagem subterrânea?

Drenagem Subterrânea ou profunda

Os drenos mais utilizados são dos seguintes tipos: • Dreno profundos contínuos e descontínuo • Dreno cego • Colchão drenante • Dreno a céu aberto (valetão) • Dreno em “espinha de peixe” • Dreno subhorizontal.

Quais são os cuidados de enfermagem com drenos?

Cuidados Gerais com Dreno de Tórax
  • Sempre que for manipular o dreno, lavar as mãos, secar e aplicar álcool gel 70%. ...
  • Manter o selo d'água com 300-500 mL de SF 0,9% (~ 2,5 cm de altura), e trocá-lo a cada 12-24 horas. ...
  • Mensurar o débito do dreno a cada 6 horas, ou menos, caso haja drenagem superior a 100 mL/hora.

O que são os cuidados de enfermagem?

Quais são os principais cuidados de enfermagem?
  • Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ...
  • Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ...
  • Promover a segurança do paciente. ...
  • Prevenir complicações de doenças. ...
  • Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ...
  • Prevenção de lesões por pressão.

Qual a responsabilidade da enfermagem na manipulação de sondas drenos e cateteres?

Entendemos que o profissional enfermeiro dentro do âmbito da equipe de enfermagem tem competência legal para tracionar, manipular e retirar os drenos em questão, assim como realizar a troca ou retirada da sonda da cistostomia desde que prescritos pelo médico.

Para que serve sonda hospitalar?

Estes produtos médicos hospitalares servem para a introdução ou retirada de líquidos do corpo como medicamentos, soro, sangue ou ainda pode ser usada em exames. Trata-se de um tubo que é introduzido em uma cavidade natural do corpo ou em uma abertura feita manualmente por incisão cirúrgica.

Quanto tempo pode viver uma pessoa com sonda?

Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.

Artigo anterior
Quantas ligações Um operador de telemarketing pode atender por dia?
Artigo seguinte
O que é caviar?