Quais são os tipos de replicação?

Perguntado por: Luís Paulo Baptista  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (27 avaliações)

Os estágios de replicação variam para diferentes tipos de vírus, como as diversas combinações de vírus de DNA ou RNA de fita dupla ou fita única, positiva ou negativa. Muitos tipos exigem condições específicas dentro de uma célula hospedeira antes que a replicação viral possa começar.

Quais os tipos de replicação?

Os três modelos de replicação do DNA
  • Conservativo. A replicação produz uma hélice feita inteiramente de DNA antigo e uma hélice feita inteiramente de DNA novo.
  • Semiconservativo. A replicação produz duas hélices que contêm uma fita de DNA antigo e uma fita de DNA novo .
  • Dispersivo.

Quais são os tipos de replicação viral?

A replicação viral, que ocorre no interior da célula do hospedeiro, evolui seguindo as etapas de adsorção, penetração, desnudamento, transcrição e tradução (síntese), maturação e liberação (Figura 3).

O que é a replicação viral?

Na replicação os vírus produzem novas cópias de si mesmos dentro das células infectadas. Essa replicação só ocorre dentro de células vivas, pois fora da célula hospedeira, as partículas virais são metabolicamente inativas.

O que é a replicação do DNA?

A replicação do DNA ou duplicação do DNA é um processo de grande importância para a transmissão do material genético, pois, quando ocorre a divisão celular, esse material será dividido de forma igual entre as células-filhas. A replicação ocorre antes do início da divisão celular, durante a fase S da interfase.

REPLICAÇÃO (DUPLICAÇÃO) DO DNA | Biologia com Samuel Cunha

44 questões relacionadas encontradas

O que é a duplicação do DNA explique a sua importância é porque é chamada de semi conservativa?

A replicação do DNA é semiconservativa, o que significa que cada fita na dupla hélice atua como modelo para a síntese de uma nova fita complementar. Esse processo tem início com uma molécula e leva a formação de duas moléculas "filhas", cada uma com uma dupla hélice recém-formada contendo uma fita nova e uma velha.

Quais são as etapas da replicação do DNA?

Didaticamente, o processo de replicação do DNA pode ser dividido em três etapas: iniciação, alongamento e terminação.

Onde os vírus se replicam?

Os vírus de DNA tipicamente se replicam no núcleo da célula hospedeira e os vírus de RNA normalmente se replicam no citoplasma. Mas alguns vírus de RNA de fita simples e senso (+), denominados retrovírus, usam um método muito diferente de replicação.

Como se replicam os vírus de cadeia negativa?

A replicação do RNA ocorre no citoplasma e é realizada pela RNA polimerase viral. A fita mais é coberta em todo o seu comprimento por proteínas do nucleocapsídeo à medida que é feita (RNAm não são cobertos com esta proteína, o que poderia interferir na maquinária de tradução de proteínas hospedeiras).

Quais as consequências da replicação viral para o hospedeiro?

A alteração de processos celulares envolvidos na biossíntese de macromoléculas e na manutenção da homeostase celular, por exemplo, pode resultar em disfunção e até morte celular. Outras vezes, produtos da replicação viral podem ser tóxicos para a célula hospedeira.

Qual é a diferença entre o ciclo lítico e Lisogênico?

A reprodução dos vírus de DNA, basicamente ocorre através de dois tipos de ciclos: o ciclo lítico e o ciclo lisogênico. Contudo, no ciclo lítico a célula hospedeira é destruída, enquanto no ciclo lisogênico o hospedeiro é preservado.

São tipos de penetração do vírus na célula *?

Independente do tipo de transmissão do vírus, que pode acontecer de diversas formas, como em relações sexuais, pelo ar, pelo contato com sangue infectado e pelo contato com animais, a penetração do vírus na célula hospedeira pode ocorrer pela injeção de ácido nucleico, em que apenas o ácido penetra na célula, e o ...

Como é classificado às estruturas virais?

As estruturas helicoidais e icosaédricas são simétricas, as estruturas complexas são aquelas assimétricas e, em geral, estão associadas a bacteriófago. Os vírus dependem de uma célula hospedeira para realizar sua replicação. Cada célula infectada pode produzir cerca de 100.000 partículas virais.

Qual é a diferença entre o DNA é o RNA?

O DNA apresenta desoxirribose como açúcar, já o RNA apresenta uma ribose. As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.

Qual a diferença entre cromossomo e DNA?

Os genes são segmentos de ácido desoxirribonucleico (DNA) que contêm o código para uma proteína específica que funciona em um ou mais tipos de células no organismo. Cromossomos são estruturas dentro das células que contêm os genes de uma pessoa.

Como ocorre a replicação do coronavírus?

Nessa perspectiva, outras proteínas específicas se ligam à célula hospedeira e, assim, atuam também no desvio para as organelas de replicação onde usarão a maquinaria celular para promover a replicação do genoma viral.

O que são retrovírus como se replicam?

Os retrovírus são um grupo de vírus de RNA que se replicam para produzir DNA a partir do RNA, usando uma enzima denominada transcriptase reversa. O DNA produzido é então incorporado ao genoma do hospedeiro.

Como ocorre a replicação viral dentro de uma célula?

A replicação viral refere-se ao processo pelo qual um vírus se reproduz dentro de um organismo vivo. Isso geralmente envolve transformar as células infectadas em fábricas de vírus, que fabricam cópias do código genético do vírus e as expulsam para se espalharem para o corpo do hospedeiro.

O que é um viremia?

Em termos médicos, a viremia é caracterizada pela presença de partículas virais no sangue. Clinicamente, a viremia é uma condição de extrema preocupação uma vez que quando os vírus estão circulando pelo corpo eles podem atingir virtualmente qualquer órgão ou tecido.

Como o vírus se multiplica no corpo?

Ao entrar no corpo humano, o vírus se multiplica dentro do nosso nariz e outras partes do sistema respiratório de forma despercebida. Essa fase é chamada de pré-sintomática ou de incubação. Nela, apesar de ainda não haver sintomas, indivíduos contaminados são capazes de infectar outras pessoas.

Como é transmitido o vírus?

A transmissão da doença pode ocorrer diretamente, pelo contato com pessoas infectadas, ou indiretamente, pelo contato com superfícies ou objetos utilizados pela pessoa infectada. Evidências atuais sugerem que a maioria das transmissões ocorre de pessoas sintomáticas para outras.

Quais as etapas do processo de transcrição?

A transcrição pode ser dividida em três fases: início, elongação e término.
...
Fases da transcrição
  • Início. O processo de transcrição inicia-se com o reconhecimento da sequência específica do DNA a ser transcrita. ...
  • Elongação ou alongamento. ...
  • Término.

Porque a replicação ocorre de 5 para 3?

Primeiramente ocorre a separação das fitas de DNA (desfaz a hélice) no sentido 5'-3' pela enzima DNA Helicase. Ocorre então a síntese da uma nova fita e esta sempre se dá no sentido 5'-3'. Logo vem a principal enzima da replicação: DNA Polimerase.

Como ocorre o processo de replicação transcrição e tradução?

A síntese proteica é o mecanismo de produção de proteínas determinado pelo DNA, que acontece em duas fases chamadas transcrição e tradução. O processo acontece no citoplasma das células e envolve ainda RNA, ribossomos, enzimas específicas e aminoácidos que auxiliarão na sequência da proteína a ser formada.

Como é a estrutura do vírus?

A estrutura dos vírus é bastante simples quando o comparamos com qualquer organismo possuidor de células. Podemos dizer que os vírus são partículas constituídas por material genético envolto por uma camada proteica. Em alguns casos, observa-se ainda um envelope membranoso envolvendo a cápsula de proteínas.

Artigo anterior
Como aliviar a dor do que não foi vivido?
Artigo seguinte
Qual é o nome hno3?