Quais são os tipos de radiações eletromagnéticas?

Perguntado por: Vicente Flávio Pinheiro  |  Última atualização: 26. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (6 avaliações)

São tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e radiação gama.

O que é radiação eletromagnética exemplos?

As ondas de radiação eletromagnética são uma junção de campo magnético com campo elétrico que se propaga no vácuo transportando energia. A luz é um exemplo de radiação eletromagnética. ... As ondas do forno de micro-ondas também são ondas eletromagnéticas.

Quais são as radiações componentes das ondas eletromagnéticas?

A radiação eletromagnética pode ser classificada de acordo com a frequência da onda, em ordem crescente, nas seguintes faixas: ondas de rádio, micro-ondas, radiação terahertz, radiação infravermelha, luz visível, radiação ultravioleta, raios X e radiação gama.

Quais são as características da radiação eletromagnética?

As ondas eletromagnéticas apresentam como características: comprimento de onda, velocidade de propagação, amplitude e frequência, e são passíveis de sofrer qualquer tipo de fenômeno ondulatório conhecido, tais como reflexão, refração, polarização, difração, espalhamento, absorção e interferência.

Qual é a definição de radiação eletromagnética?

A radiação eletromagnética pode ser considerada como um conjunto de ondas (elétricas e magnéticas) cuja velocidade no vácuo é ( ). As várias formas de radiação, caracterizadas pelo seu comprimento de onda, compõem o espectro eletromagnético (Fig.

Radiações eletromagnéticas – Ciências – 9º ano – Ensino Fundamental

19 questões relacionadas encontradas

Como se calcula a radiação eletromagnética?

Conclusão. A radiação eletromagnética pode ser descrita por sua amplitude (brilho), comprimento de onda, frequência e período. Pela equação E = h ν E=h\nu E=hν , vimos como a frequência de uma onda de luz é proporcional à sua energia.

Como as radiações eletromagnéticas se organizam no espectro?

Em ordem crescente de frequência, as ondas distribuem-se no espectro eletromagnético, classificando-se em: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios X e raios gama. O número de oscilações do campo elétrico é a frequência da onda eletromagnética.

Qual é a radiação eletromagnética de maior energia?

Os raios-X possuem frequências mais altas que o ultra-violeta, na faixa de 6x1019Hz a 3x1017Hz, e comprimentos de onda menores, que são da ordem de 5x10-12m a 10-9m, respectivamente. Ou seja, a energia é proporcional à frequência.

Como as ondas eletromagnéticas são produzidas?

As ondas eletromagnéticas são produzidas quando cargas elétricas livres são aceleradas ou quando elétrons ligados a átomos e moléculas sofrem transições para estados de menor energia. ... Ao voltarem às suas órbitas originais, devolvem a energia absorvida em forma de luz (fóton).

Quais são as principais características de uma onda?

Podemos caracterizar uma onda eletromagnética da mesma forma que caracterizamos as ondas em geral: pela sua frequência f, seu comprimento de onda λ, sua velocidade de propagação v e sua amplitude. Como as ondas eletromagnéticas são transversais, também podem se caracterizar pela direção da vibração do campo elétrico.

Que tipo de ondas eletromagnéticas equipamentos utilizam para seu funcionamento?

Controles remotos para controlar televisores, aparelhos de DVD, videogames, entre outros, utilizam a radiação eletromagnética para o seu funcionamento. O equipamento emite radiação na faixa do infravermelho, com comprimento de onda entre 1 milímetro e 1 micrômetro.

Como as ondas eletromagnéticas podem ser classificadas?

As ondas podem ser classificadas de acordo com as direções em que se propagam no espaço. De acordo com essa classificação, há três subdivisões: ondas unidimensionais, bidimensionais e tridimensionais.

O que são ondas eletromagnéticas resposta?

As ondas eletromagnéticas são aquelas capazes de se propagar no vácuo e formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético. Graças a esse tipo de onda as pessoas podem ver TV, acessar a internet, ouvir música e esquentar a comida no micro-ondas.

Onde estão as ondas eletromagnéticas?

O magnetismo surge da movimentação dessa carga elétrica e, como resultado, surgem as ondas eletromagnéticas. Inúmeras coisas que utilizamos no dia a dia funcionam através das ondas eletromagnéticas. São exemplos: o rádio, a televisão, o celular, o micro-ondas, o controle remoto, a internet sem fios, o bluetooth, etc.

O que atrai ondas eletromagnéticas?

Essa atração elétrica é devida aos próprios componentes dos átomos: elétrons e prótons. As cargas elétricas produzem um campo de força capaz de atrair ou rejeitar outras cargas elétricas à distância. ... A força de atração entre essas cargas faz com que os elétrons não escapem, mas fiquem orbitando em torno do núcleo.

Quais são as radiações eletromagnéticas mais conhecidas?

Ele apresenta sete tipos de radiação que interagem de formas diferentes com a matéria e estão presentes em nosso cotidiano, em aplicações tecnológicas, são elas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.

Quais as radiações que atuam no processo da fotossíntese?

No processo de fotossíntese essa radiação chega por meio do sol e os fótons presentes nela excitam os elétrons dentro da estrutura celular da planta e assim começa o processo de síntese da cadeia de produção dos açúcares e assimilados.

Qual a relação entre energia e comprimento de onda?

Quanto maior a frequência de uma radiação, maior sua energia. Quanto menor o comprimento de onda de uma radiação, maior sua energia.

Qual radiação tem maior frequência?

O espectro eletromagnético é composto por todas as variedades de radiação do universo. Os raios gama têm a frequência mais alta, enquanto as ondas de rádio têm as mais baixas. A luz visível está, aproximadamente, no meio do espectro e abrange uma fração muito pequena do espectro todo.

Quais informações são utilizadas ao se traçar o gráfico de um espectro?

O resultado da espectrofotometria é dado por um gráfico que é conhecido como espectro e fornece informações de intensidade por comprimento de onda da fonte de luz. ... Os espectrofotômetros mais sofisticados cobrem uma gama de luz entre 200 nm e 2500 nm (ultravioleta a infravermelho).

Como as radiações eletromagnéticas interagem com os gases estufa?

O calor irradiado continua a encontrar moléculas de gases de efeito estufa; essas moléculas absorvem o calor, a temperatura sobe e a quantidade de calor que elas irradiam aumenta.

Como calcular o valor da frequência da radiação?

Divida a velocidade da onda, V, pelo comprimento de onda convertido em metros, λ, para encontrar a frequência, f.

Como calcular o comprimento de onda?

Para descobrir o comprimento de onda de uma onda, é preciso dividir sua velocidade pela sua frequência. Sendo assim, a fórmula é: Comprimento de onda = Velocidade da onda/Frequência. O comprimento de onda geralmente é representado pela letra grega lambda, λ.

Como se calcula a frequência?

Como já abordamos a frequência é o tempo de variação de um sinal em um segundo, e o período é o tempo levado para o término de uma única oscilação completa, a relação básica diz que as duas grandezas são inversamente proporcionais. Para realizar o cálculo através deste método utilizamos a seguinte fórmula: f = 1 / T.

Qual a velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas no vácuo?

O módulo da velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas no vácuo é tomado, por definição, como sendo exatamente: c = 299 792 458 m/s.

Artigo anterior
Quais profissionais podem emitir APR e PT?
Artigo seguinte
A realidade é que?