Quais são os tipos de radiação Não-ionizante?

Perguntado por: Diana Nádia Silva  |  Última atualização: 5. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (36 avaliações)

Exemplos de radiação não ionizantes
  • Radiação ultravioleta.
  • Radiação Infravermelho.
  • Radiofrequência.
  • Lasers.
  • Micro-ondas.

Quais são os principais tipos de radiação Não-ionizante?

“1. Para os efeitos desta norma, são radiações não ionizantes as micro-ondas, ultravioletas e laser.

O que são radiações não ionizantes exemplos?

Radiações não ionizante possuem relativamente baixa energia. De fato, radiações não ionizantes estão sempre a nossa volta. Ondas eletromagnéticas como a luz, calor e ondas de rádio são formas comuns de radiações não ionizantes. ... Um átomo pode se tornar ionizado quando a radiação colide com um de seus elétrons.

Quais são os tipos de radiações ionizantes?

Conhecer os principais tipos de radiação ionizante (partículas alfa, partículas beta, raios X e raios gama), e saber as diferenças entre elas.

Como identificar radiação Não-ionizante?

A radiação não ionizante é uma modalidade de radiação de baixa frequência e baixa energia, também denominada de campo eletromagnético, que se propaga através de uma onda eletromagnética, constituída por um campo elétrico e um campo magnético, podendo ser provenientes de fontes naturais e não naturais (UNITED STATES, ...

Radiações ionizante e não ionizantes

22 questões relacionadas encontradas

Onde encontramos radiação não ionizante?

Efeitos da Radiação não ionizantes

As radiações não ionizantes são comuns em nosso dia-a-dia como a radiação solar, a luz visível, a radiação infravermelha, os campos de radiofrequências, micro-ondas, e etc.

Como são separadas as radiações ionizantes das não ionizantes?

O espectro da radiação não ionizante pode ser subdividido em três grandes categorias, historicamente chamados de: óptico, radiofrequência e elétrico.

Quais ondas eletromagnéticas são ionizantes?

Tipos de radiação ionizante
  • Raios x: é uma radiação eletromagnética, produzida em aparelhos de raios-x, que tem alta capacidade de penetração no corpo humano.
  • Raios gama: radiação eletromagnética de maior frequência.

Como é feita a radiação?

A radiação de partículas ocorre quando um átomo instável (ou radioativo) se desintegra. A radiação eletromagnética (EM), por outro lado, não tem massa e viaja pelas ondas. A radiação EM pode variar de energia muito baixa para energia muito alta, e chamamos esse espaço de espectro eletromagnético.

Onde encontrar radiação ionizante?

As fontes naturais da radiação ionizante são os raios cósmicos e os radionuclídeos provenientes da crosta terrestre, encontrados em locais como no solo, nas rochas, nos materiais de construção, na água potável e no próprio corpo humano.

O que é radiação ionizante exemplos?

A radiação ionizante pode ser classificada como diretamente ionizante, quando composta por partículas carregadas, como elétrons, pósitrons, prótons, alfas e indiretamente ionizantes quando compostas por partículas sem carga elétrica, como fótons (raios X e raios gama) e nêutrons.

O que é radiação ionizante dê exemplos?

Entre os principais exemplos de radiações ionizantes, temos: Radiação alfa: é composta por dois prótons e dois nêutrons e apresenta baixo poder de penetração. Radiação beta: é formada por um elétron e apresenta poder de penetração com relação às radiações alfa, gama e raio X.

Quais são as contribuições das radiações ionizantes e não ionizantes?

Já as radiações ionizantes têm origem no núcleo dos átomos, contendo alta quantidade de energia. Elas são capazes de provocar a perda de elétrons, alterando o estado físico dos átomos – em um processo que se chama ionização. Pilares da radiologia médica, os raios X são exemplos de radiação ionizante.

Quais são os principais tipos de radioatividade quais as características de cada tipo?

Tipos de Radioatividade

A radioatividade das partículas Alfa, Beta e das ondas Gama são as mais comuns. O tipo de radiação determina o poder de penetração na matéria, que são, respectivamente, baixa, média e alta.

Quais radiações do espectro são ionizantes e quais não são?

Quaisquer formas de radiação que apresentem níveis de energia inferiores a 10 eV são considerados radiações não ionizantes. Apesar de ser uma radiação ionizante, o raio X utilizado em exames de imagens possui baixa intensidade.

Qual a unidade de medida da radiação não ionizante?

O sievert, cujo símbolo é Sv, é a unidade SI de dose equivalente e pode ser definida como a dose equivalente quando a dose absorvida da radiação de ionização multiplicada pelos fatores estipulados adimensionais é 1 Joule por quilograma.

Como a radiação pode matar?

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação (divisão) das células. ... Quando tais partículas atingem as células dentro do corpo, elas provocam a ionização celular.

Para que serve a radiação?

Para que serve

Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer. Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares.

Como a radiação se propaga?

A radiação eletromagnética se propaga no espaço. Ela possui campo magnético e campo elétrico que se geram mutuamente e se propagam perpendicularmente um em relação ao outro e na direção de propagação da energia, transportando assim energia sob a forma de radiação eletromagnética.

Quais são as ondas eletromagnéticas?

Elas são ondas tridimensionais e transversais que viajam na velocidade da luz, transportando exclusivamente energia. Ademais, apresentam-se na forma de ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama, em ordem crescente de frequência e energia.

Como as ondas eletromagnéticas se propagam?

Ondas eletromagnéticas transportam energia através do espaço sem transportar matéria. Esse tipo de onda é formado por campos elétricos e magnéticos perpendiculares entre si, além disso, não precisa de um meio material para propagar-se.

O que são ondas eletromagnéticas de dois exemplos?

A onda eletromagnética é uma das formas pelas quais a energia se propaga. Esse tipo de onda não precisa de um meio para se propagar e não consegue transportar matéria. ... Existem sete tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios X e raios gama.

Qual a diferença entre radiações ionizantes e não ionizantes?

Quando a energia de um fotão é suficiente para quebrar ligações químicas, diz-se que estamos perante radiação ionizante; quando a energia não é suficiente, a radiação diz-se não-ionizante.

Como se proteger da radiação não ionizante?

Como se proteger: a radiação não ionizante não causa doenças graves por isso não há necessidade de medidas de proteção específicas. Porém, trabalhadores que ficam em contato direto com cabos de força e geradores, devem usar equipamentos de proteção individual para evitar que ocorram acidentes.

Quais as radiações que são nocivas à saúde humana?

6 tipos de Radiação mais perigosos que existem
  • O que é a Radiação.
  • A Radiação no nosso dia a dia.
  • Raios Ultravioletas.
  • Raios X.
  • Raios Alfa.
  • Raios Beta.
  • Raios Gama.
  • Raios Cósmicos.

Artigo anterior
É correto afirmar que o termo Pré-história é rejeitado porque *?
Artigo seguinte
Qual a probabilidade de sair um número primo?