Quais são os tipos de provas?

Perguntado por: Luciana Melissa Cardoso de Silva  |  Última atualização: 25. Juni 2025
Pontuação: 4.9/5 (8 avaliações)

De acordo com o Código de Processo Civil, os meios de provas são: depoimento pessoal; confissão; exibição de documento ou coisa; prova documental; prova testemunhal; prova pericial e inspeção judicial.

Quais são os 3 tipos de provas?

Assim, as provas documental, testemunhal e pericial são as formas mais comuns usadas pelas partes no processo com o intuito de convencer o juiz.

Quais os tipos de prova que existem?

Tipos de prova
  • Tipos de prova:
  • Confessional.
  • Testemunhal.
  • Documental.
  • Pericial.
  • Formas da Prova, quanto ao objeto:
  • Direta.
  • Indireta.

Como as provas podem ser classificadas?

Não obstante, as provas podem ser classificadas Quanto ao Efeito, podendo ser Prova Plena, quando não restam dúvidas acerca da veracidade dos fatos alegados, ou podem ser Prova não Plena, quando permitem indagações acerca dos fatos mas há a possibilidade de procedência das alegações.

Quais são os tipos de provas documentais?

A prova documental é qualquer documento que seja usado para estabelecer a veracidade de um fato ou para confirmar a existência de algum direito. Estes documentos podem incluir contratos, notas fiscais, correspondências, registros médicos, fotografias, vídeos, mensagens de texto, e-mails, entre outros.

Provas | Processo Civil Desenhado

38 questões relacionadas encontradas

O que são provas legais?

São meios de prova legais, que serão estudados e especificados em seguida: depoimento pessoal, confissão, exibição de documento ou coisa, prova documental, prova testemunhal, prova pericial e inspeção judicial.

O que são as provas em um processo?

Conceito de prova: todo e qualquer elemento material dirigido ao juiz da causa para esclarecer o que foi alegado por escrito pelas partes, especialmente circunstâncias fáticas.

Quais são os quatro critérios para classificar as provas?

As provas são classificadas em quatro critérios: quanto ao objeto, quanto ao sujeito, quanto à forma e quanto à preparação.

O que é uma prova ilícita?

As provas ilícitas seriam aquelas que afrontam as normas de direito material, produzidas com infração a direito constitucional ou penal. Consiste na prova obtida por meios reprováveis por nosso ordenamento jurídico, que contrariam os direitos protegidos por uma legislação.

O que é uma prova cautelar?

- A provas cautelares são aquelas em que há um risco de desaparecimento do objeto da prova por decurso do tempo. Se não forem produzidas logo perdem sua razão de produção, depende de autorização judicial, mas tem seu contraditório postergado/diferido - ex: interceptações telefônicas.

O que pode ser considerado prova documental?

A prova documental pode ser um documento público ou particular. Enquanto documento público, possui autenticidade entre as partes e fé pública conferida aos órgãos estatais e são elaborados em repartição pública.

O que diz o artigo 371 do CPC?

371. O juiz apreciará a prova constante dos autos, independentemente do sujeito que a tiver promovido, e indicará na decisão as razões da formação de seu convencimento.

O que diz o artigo 370 do CPC?

Artigo370. - Caberá ao juiz, de ofício ou a requerimento da parte, determinar as provas necessárias ao julgamento do mérito. Parágrafo único - O juiz indeferirá, em decisão fundamentada, as diligências inúteis ou meramente protelatórias.

Quais são os princípios das provas?

Agora que entendemos o conceito e a finalidade das provas, vamos analisar os seguintes princípios atrelados de forma mais direta com o tema: princípio do contraditório; Princípio da Comunhão das Provas; princípio da oralidade, e, por fim; o princípio da publicidade.

Como o juiz se convence para aceitar as provas?

O princípio do livre convencimento motivado se destaca em nosso ordenamento jurídico por conta de estabelecer que o juiz deverá julgar a prova constante nos autos em concomitância com a lei e de acordo com sua convicção, ou seja, o juiz irá indicar as razões de suas convicções diante da prova demonstrada nos autos, ...

Quais os tipos de provas de concurso público?

Os Tipos de Provas de Concurso Público que são mais recorrentes no certames pelo Brasil são: Prova Objetiva. Prova Subjetiva/Discursiva.

Qual a diferença de prova ilícita e prova ilegítima?

Ao analisar o instituto das provas, há distinção entre a prova ilícita e a prova ilegítima podemos definir como: “Ilegais, são as provas que se configuram pela obtenção com violação de natureza material ou processual ao ordenamento jurídico, enquanto que as ilegítimas são obtidas com desrespeito ao direito processual.” ...

Quando a prova é ilegal?

A prova ilegal é aquela obtida por meio de violação de normas legais ou de princípios, de natureza material ou processual. Prova ilegal deve ser entendida como um gênero, do qual são espécies as provas ilícitas, ilícita por derivação e ilegítima.

O que é prova nula?

32 da Constituição portuguesa bem explica o que se entende por prova ilícita: São nulas todas as provas obtidas mediante tortura, coação, ofensa da integridade física ou moral da pessoa, abusiva intromissão na vida privada, no domicílio, na correspondência ou nas telecomunicações.

O que é prova de alegação?

"A prova da alegação incumbirá a quem a fizer; mas o juiz poderá, no curso da instrução ou antes de proferir sentença, determinar, de ofício, diligências para dirimir dúvida sobre ponto relevante".

Qual é o meio de prova mais importante em qualquer crime?

Em diversos casos, a prova testemunhal é o único meio probatório que desponta no caso concreto. Magalhães Noronha já advertia: “Como quer que seja, máxime no processo penal, é ela a prova por excelência.

O que é uma prova indireta?

A prova indireta, se parte de um fato ou circunstância conhecida ou provada, e por dedução se chega aquilo que se pretende provar. A prova indireta também é conhecida como prova indiciária. O STF admite uma sentença condenatória com base apenas em indícios, que é um meio de prova expressamente previsto no art.

Quem processa tem que provar?

Assim, o autor (quem entra com a ação) precisa provar o fato que gera seu direito e o réu (quem responde a ação) deve provar a existência, se houver, de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

O que são elementos de prova?

Elemento de prova é o que se extrai do meio de prova, de modo que a necessária e fundamental valoração realizada pelo magistrado ainda não se consumou. Dessa forma, percebe-se que o elemento de prova pode ser útil ou não para a busca da verdade real.

Quais são os fatos que não dependem de prova?

Art. 374. Não dependem de prova os fatos: I – notórios; II – afirmados por uma parte e confessados pela parte contrária; III – admitidos no processo como incontroversos; IV – em cujo favor milita presunção legal de exis- tência ou de veracidade.

Artigo anterior
Como sacar dinheiro do cartão de crédito do Banco do Brasil?
Artigo seguinte
Como espelhar objeto no photoshop?