Quais são os tipos de protesto?

Perguntado por: David Santiago Leite  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (53 avaliações)

Modalidades de Protesto:
  • Protesto por falta ou recusa de aceite. - Ocorre somente nas duplicatas e na letra de cambio. ...
  • Protesto por falta ou recusa de pagamento. - Compete ao portador apresentar o título ao devedor principal. ...
  • Protesto por falta de devolução. ...
  • Protesto por simples indicação do portador. ...
  • Protestos especiais:

O que é um protesto facultativo?

Protesto facultativo é aquele em que o credor não necessita da prática deste ato para exigir em juízo a obrigação constante no título cambial, ou seja, o credor somente executaria o ato de protesto com a simples finalidade de comprovar a impontualidade ou mora do devedor.

Quais documentos podem ser protestado?

Registro de protesto – Quais documentos podem ser protestados?
  • Nota promissória (NP)
  • Duplicata mercantil (DM)
  • Duplicata de serviço (DS)
  • Cheque (CH)
  • Contratos em geral (C)
  • Letra de câmbio (LC), entre outros.

O que é o protesto e quais são os seus efeitos?

O art. 1º da Lei Federal nº 9.492, de 10 de setembro de 1997, que disciplina a atividade de protesto de títulos, dispõe que o protesto é o ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplência e o descumprimento de obrigação originada em títulos e outros documentos de dívida.

Quais são as funções do protesto?

O protesto, basicamente, se destina a duas finalidades: a primeira é de provar publicamente o atraso do devedor; a segunda função do protesto é resguardar o direito de crédito. O Tabelião de Protesto é uma pessoa investida nesse cargo em virtude de delegação do Poder Público.

AGU Explica - Protesto de Títulos

25 questões relacionadas encontradas

Qual a função do cartório de protesto de títulos?

O cartório de protesto é o lugar em que é formalizada a falta de pagamento de uma dívida. Todo credor que faz um trabalho e não recebe por ele, pode recorrer ao cartório de protesto para tentar reaver o pagamento.

Quais as características do protesto?

A natureza do protesto é ser um ato público, que terá fé pública e que servirá de prova para o pagamento do título de crédito ou para abertura de concurso de credores, civil, falencial ou administrativo, assumindo assim obrigação solidária entre os coobrigados e o devedor principal.

Quais são as consequências do protesto?

Assim, a empresa credora registra essa impontualidade em cartório. Para quem está com o nome protestado, o protesto de título pode causar uma série de restrições financeiras, inclusive a de gerar dificuldades na movimentação de conta corrente, aquisição de crediário, empréstimos ou financiamentos.

O que é um protestar?

Protesto em cartório é quando uma empresa ou mesmo uma pessoa registra no cartório de protesto uma dívida não paga. Esse ato de registrar a dívida em cartório é conhecido como protestar.

O que é protesto de cartório?

O protesto ocorre quando uma pessoa ou empresa deixa de fazer o pagamento de um título no prazo definido pelo credor, assim a empresa credora registra esta impontualidade em cartório.

Tem como protestar pessoa física?

Para realizar esse procedimento de protestar alguém no Serasa, é necessário dirigir-se a um cartório de protesto de Títulos. No cartório, é emitido um instrumento de protesto, documento que constarão algumas informações que devem ser preenchidas.

O que é necessário para protestar?

Para protestar uma dívida, o lojista deve se dirigir a um cartório especializado e apresentar o documento que comprove o débito em atraso. Dessa forma, ele estará ajudando a tornar a inadimplência pública, além de evitar que a dívida prescreva com o tempo.

Quando o advogado fala protesto?

Dito de outra maneira, o protesto é uma manifestação do advogado indicando ao juiz que não concorda com a decisão proferida naquele momento. Portanto, podemos pensar em duas funções principais do protesto.

Quais são as hipóteses em que o protesto é dispensado?

O protesto será tirado por falta de pagamento, de aceite ou de devolução. § 1º O protesto por falta de aceite somente poderá ser efetuado antes do vencimento da obrigação e após o decurso do prazo legal para o aceite ou a devolução.

O que visa o protesto por falta de devolução?

Visa comprovar o descumprimento da obrigação, e pode ser lavrado por falta de pagamento, ou em alguns casos por falta de aceite, de devolução, ou de data de aceite.

O que acontece quando sou protestado em cartório?

Uma dúvida protestada é aquela onde uma empresa ou mesmo uma pessoa física registra em cartório como não paga. Esse ato de fazer o registro da dívida é o chamado protesto. Após o protesto o devedor fica com o nome em restrição de crédito.

O que acontece com uma pessoa que tem um título protestado?

O que acontece quando a dívida é registrada em cartório de protesto é que o credor – ou pessoa/empresa a quem se deve – apresenta o documento que comprove o débito em atraso e tem direito ao reconhecimento na justiça dessa cobrança. Com a análise do mérito do protesto, o cartório responsável inicia os trâmites.

O que acontece se não pagar dívida protestada em cartório?

Caso você não consiga quitar a dívida dentro do prazo, o título será protestado. Automaticamente o seu nome passará a constar do banco de dados de inadimplentes e terá diversas restrições financeiras. Lembre-se que o protesto não caduca, ou seja, seu nome não sai da lista depois de alguns anos.

Quais os principais serviços oferecidos pelo cartório de protesto de Títulos?

Protesto de Títulos

Realizam o protesto de cheques, duplicatas, notas promissórias e outros documentos em que se reconhecem dívidas. Também fazem as averbações, prestam informações e fornecem certidões que guardam relação com os atos por eles praticados.

Qual a finalidade do protesto apresentado pelo advogado do autor?

2- Qual a finalidade do protesto apresentado pelo advogado do autor, responda considerando o princípio processual cabível a espécie? Resposta: O protesto judicial é medida aplicável no processo do trabalho, por força do art. 769, da CLT e do art. 15 do CPC.

O que acontece se não conseguir testemunhas?

E o artigo 730 da CLT estipula que incorrerá em multa, aquele que se recusar a depor como testemunha.

Como se comportar em uma audiência de conciliação?

Audiência de Conciliação e Instrução: 8 dicas imperdíveis
  1. AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO: ESTUDE O PROCESSO. ...
  2. TIRE TODAS AS DÚVIDAS DE SEU CLIENTE. ...
  3. ATENÇÃO AO LOCAL E HORÁRIO. ...
  4. PROGRAME A SUA AGENDA. ...
  5. MANTENHA-SE CALMO. ...
  6. SE NÃO SOUBER, QUESTIONE. ...
  7. DE OLHO NA ATA. ...
  8. ATENÇÃO AOS PRAZOS.

O que é preciso para protestar um título?

Como um título é protestado? No caso de pessoa jurídica, é preciso enviar uma duplicata a protesto ao cartório. Para dar entrada no processo é necessário reunir toda a documentação sobre a dívida e apresentá-la no Cartório de Protesto para que seja avaliada e a emissão da intimação feita ao devedor.

O que é preciso para protestar uma nota fiscal?

O protesto deve ser realizado no cartório da praça de pagamento constante do título ou documento, que, geralmente, é no local onde o devedor reside ou está instalado, por isso é muito importante ter o endereço atualizado do devedor.

Quanto custa para protestar uma dívida?

A partir desta quinta-feira (28), o protesto de dívidas em cartório – também conhecido como protesto extrajudicial – é um serviço gratuito em todo o Brasil.

Artigo anterior
Quantos euros precisa por dia na Europa?
Artigo seguinte
Pode passar babosa pura no cabelo seco?