Quais são os tipos de payback?

Perguntado por: Erica Nunes de Barros  |  Última atualização: 10. August 2024
Pontuação: 4.6/5 (57 avaliações)

Existem dois tipos de payback para calcular na sua empresa: o simples e o descontado. Enquanto o simples é calculado sem considerar o valor do dinheiro no tempo, o descontado já inclui os valores descontados para o presente por meio de uma taxa de juros.

Qual é o conceito de payback?

O que é payback simples? O termo payback significa “retorno” e é uma ferramenta para indicar o retorno de um investimento, inicial ou em um projeto, dentro de uma empresa. Normalmente, é feito desde o momento inicial até quando os rendimentos se tornam iguais ou superiores a esse valor.

O que mede o método do payback?

O payback é uma métrica financeira que calcula o tempo necessário para recuperar o investimento inicial em um projeto ou investimento por meio dos fluxos de caixa gerados por ele. É uma ferramenta fundamental no mundo financeiro e empresarial, com várias finalidades.

Qual é a fórmula do payback?

payback = Investimento inicial / Ganho do investimento

Em outras palavras, significa que o tempo de retorno será igual ao valor aplicado dividido pela rentabilidade que ele proporciona. Vamos fazer isso aplicando valores reais na fórmula. Contudo, vamos imaginar que a aplicação gera uma rentabilidade de 12% ao ano.

O que é payback VPL e TIR?

O que é TIR payback e VPL? ROI (Retorno sobre Investimento) – que é o percentual de retorno sobre o investimento inicial; VPL (Valor Presente Líquido) – que é o valor acumulado do fluxo de caixa usado para o cálculo do payback; TIR (taxa Interna de Retorno) – taxa de juros para a qual o VPL torna-se zero.

Qual Exchange Não Reporta para a Receita? E Quais Reportam? CARF: Uma Análise Detalhada

39 questões relacionadas encontradas

Qual é melhor TIR ou VPL?

Resumindo, o método da TIR requer alguns cuidados na sua interpretação, mas é válido por resultar em um número que pode ser facilmente comparado com outras rentabilidades. Já o método do VPL é mais robusto e mais indicado para se analisar a viabilidade intrínseca do projeto.

O que é TIR e NPV?

O NPV indica uma medida direta do benefício em R$ do projeto para os acionistas, e por isso pode ser considerado como a melhor medida isolada de rentabilidade. A TIR também mede a rentabilidade e contém informações sobre a margem de segurança de um projeto.

O que é o payback é a diferença entre os seus tipos?

Existem dois tipos de payback para calcular na sua empresa: o simples e o descontado. Enquanto o simples é calculado sem considerar o valor do dinheiro no tempo, o descontado já inclui os valores descontados para o presente por meio de uma taxa de juros.

Como saber se o payback é bom?

Projetos novos geralmente apresentam resultados negativos nos meses iniciais; mas, com o acúmulo de resultados positivos nos meses seguintes, o valor se converte em resultado positivo definitivo. Quando o projeto atingir esse resultado positivo, significa que o payback foi alcançado.

Como se calcula o tir?

Como calcular a TIR
  1. Digitar o investimento inicial → CHS → g → CFo;
  2. Digitar cada valor do fluxo de caixa → g → CFj;
  3. Se algum fluxo de caixa se repete, basta selecionar a quantidade dessa repetição → g → Nj;
  4. Ao final descobrimos o valor da TIR pressionando f → IRR.

Quando o payback é negativo?

O payback é negativo quando o fluxo de caixa líquido anual é menor do que o investimento inicial. Neste caso, o investimento nunca se pagará.

Como fazer cálculo de payback no Excel?

Como fazer cálculo de payback no Excel? A fórmula para calcular o payback descontado é a de VALOR FUTURO, conhecido como =VP() no excel. No ano zero, puxe o valor negativo do investimento.

Qual a importância do payback?

A importância do payback é enorme, principalmente no meio industrial, pois ajuda a empresa a identificar se faz sentido ou não investir em determinado negócio.

Como fazer um payback simples?

O cálculo do payback simples é bem prático, basta usar a seguinte fórmula:
  1. payback simples = investimento inicial ÷ ganhos no período (ou fluxo de caixa médio)
  2. payback simples = 30.000 ÷ 2.000.
  3. payback simples = 15 meses.
  4. VPL = Fluxo de Caixa (FC) ÷ (1+TMA)¹
  5. VPL = 2.000 ÷ (1+0,10)¹
  6. VPL = 1.818,18 reais.

Qual é a importância de payback?

O payback é o período de tempo necessário para recuperar o investimento inicial por meio dos lucros gerados. Em resumo, o cálculo do payback é um recurso valioso que contribui para um planejamento mais preciso e estratégico dos gastos da empresa, minimizando surpresas desagradáveis.

Quanto menor o payback menor o risco?

Quanto menor o payback menor o risco? A lógica do payback é simples: quanto maior for o tempo de recuperação do investimento feito, maior é o risco e a possibilidade de prejuízo envolvida. Logo, por outro lado, quanto menor for o payback, menor é o risco e maior é a atratividade do investimento.

Qual payback considera o valor do dinheiro no tempo?

Payback descontado: leva em consideração o valor do dinheiro no tempo, aplicando uma taxa de desconto aos fluxos de caixa futuros.

Quanto tempo é um bom payback?

Quando uma pessoa resolve abrir um negócio, é esperado que o retorno do investimento seja o mais rápido possível. Caso você se interesse por uma franquia, verá que a franqueadora estipula um prazo provável de retorno do investimento, que geralmente é de 2 a 3 anos.

Quanto menor o payback mais atrativo e o investimento?

A lógica do payback é simples: quanto maior for o tempo de recuperação do investimento feito, maior é o risco e a possibilidade de prejuízo envolvida. Logo, por outro lado, quanto menor for o payback, menor é o risco e maior é a atratividade do investimento.

Porque a TIR zera o VPL?

Porque a TIR zera o VPL? Logo, como pontuei nas relações, uma vez que a TIR é maior que a TMA (que era de 10%), esse projeto faria sentido. A ideia de a TIR zerar o VPL é justamente isso. É a taxa que faz com que todas as saídas sejam equivalentes às entradas de recursos, sempre trazidas a valor presente.

Qual é o valor de TIR?

Bom, para um Valor Presente Líquido igual a zero a TIR deve ficar em um ponto entre 10% e 15%. Se formos prosseguir com os cálculos, chegaremos a uma TIR de 13,1%. Isso significa que se o retorno exigido for menor que 13,1%, o projeto será viável. Caso seja maior que 13,1% o mesmo deverá ser rejeitado.

Como saber se o TIR é bom?

Como analisar a TIR de um projeto? Se a TIR for MAIOR que a Taxa Mínima de Atratividade (TMA), o investimento é atrativo. Se a TIR for MENOR que a TMA, o investimento não é atrativo. Ou seja, se a companhia A tem uma Taxa Mínima de Atratividade de 12%, somente projetos que possuem TIR > 12% poderão ser aceitos.

O que é TIR e para que serve?

O que é a Taxa Interna de Retorno (TIR)?

Ela representa a taxa de rendimento que faz com que o valor presente líquido (VPL) de um projeto seja igual a zero. Em termos mais simples, é a taxa que equilibra os custos iniciais de um investimento com os benefícios esperados ao longo do tempo.

O que é VPL e para que serve?

O Valor Presente Líquido, ou simplesmente VPL, é um indicador financeiro que serve para avaliar, olhando os valores presentes, o fluxo de caixa de um possível investimento, com base na comparação das futuras entradas e saídas de recursos com o valor inicialmente investido.

Artigo anterior
Qual melhor número para atrair dinheiro?
Artigo seguinte
Por que antidepressivo dá sono?