Quais são os tipos de nota promissória?

Perguntado por: Mafalda Castro  |  Última atualização: 2. November 2024
Pontuação: 4.8/5 (51 avaliações)

Existem dois tipos de notas promissórias, com uma diferença principal entre eles: a possibilidade de desfazer o negócio. Os dois modelos têm o objetivo de formalizar o pagamento de uma dívida, mas funcionam de forma diferente na prática e, por isso, também servem para representar situações distintas.

Quem pode emitir uma nota promissória?

O emitente ou subscritor da nota promissória é o devedor, ou seja, a pessoa responsável por emitir a o documento.

Quais os riscos de uma nota promissória?

O que acontece se a nota promissória não é paga? Como informado acima, a nota promissória tem valor judicial. Isso significa que, caso ela não seja paga, o credor (a pessoa que ficou com o prejuízo) pode entrar com um processo na justiça para reaver o dinheiro.

O que pode invalidar uma nota promissória?

Uma das principais razões para a invalidação é a falta de assinatura do devedor. Sem a assinatura, a nota promissória carece de validade, pois a ausência desse elemento essencial compromete a autenticidade do compromisso financeiro.

Como funciona nota promissória registrada no cartório?

Como funciona a nota promissória? Nota promissória é um registro de uma dívida, com uma promessa de pagamento da mesma pelo devedor. Com assinatura e preenchida corretamente, tem valor legal e pode ser cobrada na Justiça.

Nota promissória - TUDO que você precisa saber - Direito Empresarial - Títulos de crédito

28 questões relacionadas encontradas

É necessário o reconhecimento de firma em nota promissória?

Apesar de não exigir reconhecimento de firma na assinatura, a nota promissória precisa ser preenchida corretamente, com todas as informações necessárias para que o acordo seja legítimo e o beneficiário acione a justiça em caso de descumprimento.

Qual o prazo de validade de uma nota promissória?

1. A pretensão executiva contra o emitente da nota promissória prescreve no prazo de três anos, a contar do seu vencimento, nos termos do art. 70, c/c art. 77 da Lei Uniforme de Genebra (Decreto 57.663/66).

Qual é a garantia de uma nota promissória?

Qual é a garantia de uma nota promissória? A garantia de uma nota promissória é que o beneficiário fica com o documento até que aconteça o pagamento. Assim, como o documento é aceito legalmente, caso o emitente não faça a quitação da dívida no tempo previsto na nota promissória, é possível acionar na justiça o devedor.

O que é necessário para protestar uma nota promissória?

Para protestar uma nota promissória você deve apresentar a sua via original no SCPT (Serviço Central de Protesto de Títulos). Certifique-se de que a praça de pagamento da nota promissória seja a da capital de São Paulo para o apontamento nos 10 Tabeliães de Protesto da capital.

Pode processar nota promissória?

Uma nota promissória possui valor legal e pode ser utilizada na justiça caso não haja o cumprimento do acordo pela parte devedora. É sempre importante estar atento ao seu preenchimento para evitar problemas futuros.

Tem como anular uma nota promissória?

Notas promissórias só podem ser anuladas se o devedor provar a inexistência da dívida que originou a emissão do título. Com esse entendimento, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça rejeitou recurso que buscava anular uma nota promissória referente a uma execução judicial.

É seguro vender na promissória?

A venda de carros na promissória é uma operação segura? A nota promissória por si só é uma ferramenta de pagamento simples e considerada segura, além de ser legalizada no Brasil.

Quando a nota promissória é nula?

Segundo o ordenamento jurídico é nula a nota promissória que apresente divergência na data de vencimento. Sendo nula a nota promissória deve ser mantida a sentença que acolheu os embargos e extinguiu a execução.

Pode cobrar juros de nota promissória?

Nota promissória tem juros? Sim. Se a nota vencer, o credor pode cobrar multa de 2% sobre o valor devido e juros de 1% ao mês. Esses valores podem ser diferentes se existir um contrato entre as partes, devedor e credor, que informe outros percentuais em caso de pagamento atrasado.

Qual a forma correta de preencher uma nota promissória?

Como preencher a nota promissória?
  1. Data de vencimento;
  2. Valor a ser pago em real e em extenso;
  3. Cidade e estado onde o pagamento será efetuado;
  4. Nome e CPF/CNPJ do beneficiário;
  5. Nome, CPF/CNPJ e endereço completo do emitente;
  6. Assinatura do emitente;
  7. Data da emissão do documento.

Qual o custo para protestar uma nota promissória?

Com o advento da Lei Estadual nº 10.710/2000, a partir de 30 de março de 2001 o protesto passou a ser ato gratuito.

O que acontece após 5 anos de protesto?

O que acontece após o protesto completar cinco anos? Após cinco anos de registro protesto, nada muda a não ser que a dívida seja paga. O prazo de cinco anos frequentemente mencionado se refere ao período em que as dívidas podem ficar registradas em órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa e o SPC Brasil.

Como cobrar nota promissória na justiça?

A promissória vencida deve ser ajuizada como fase de conhecimento, podendo ser em uma Ação de Cobrança ou Ação de Locupletamento, também conhecida como Ação de Enriquecimento Ilícito. O prazo da última ação é de até três anos após o vencimento e tem um prazo prescricional de 3 anos.

Qual é o prazo máximo de emissão de uma nota promissória?

Art. 7º O prazo de vencimento das notas promissórias, contado a partir da data da emissão, será de: I - trinta dias, no mínimo, e cento e oitenta dias, no máximo, quando emitidas por companhia fechada; II trinta dias, no mínimo, e trezentos e sessenta dias, no máximo, na hipótese de emissão por companhia aberta.

Por que assinar no verso da nota promissória?

Testemunhas assinam ao final do documento com expressa menção a tal condição. Quem assina o verso do documento é garante ou avalista. Não obstante, poderia o recorrente ter pugnado pela produção de prova oral para dirimir a questão e provar o suposto vício.

Que acontece se a nota promissória não contiver a data de vencimento?

A ausência de data de emissão em nota promissória configura irregularidade formal, retirando a exequibilidade do título de crédito (art.

Quando a nota promissória perde a força executiva?

Na hipótese de a nota promissória ter vencido, sem que o credor tenha pago e não tenha sido cobrada no prazo legal (3 anos), ocorre então, a chamada prescrição da nota promissória, fazendo com que a nota promissória perca sua força executiva, não cabendo mais embasar qualquer outra ação de execução.

Como cobrar judicialmente uma nota promissória prescrita?

A cobrança de valor inserto em nota promissária prescrita pode ser realizado por meio de Ação monitória, submetido a prazo prescricional quinquenal, contado a partir do vencimento da cártula.

Pode cobrar nota promissória vencida?

Como não há prazo especificado em lei para cobrar nota promissória no Judiciário, aplica-se no caso o limite de três anos do Código Civil a partir do fim do prazo dado ao portador, também de três anos.

Quem é o avalista da nota promissória?

Avalista: é a pessoa que garante que o pagamento daquela dívida em caráter solidário com o emitente. Vencida e não paga a dívida, devedor e avalista(s) responderão, integralmente, pelo débito.

Artigo anterior
Como saber se o bebê aspirou água?
Artigo seguinte
O que é voxel e pixel?