Quais são os tipos de necessidades educativas especiais?

Perguntado por: Victória Joana de Jesus  |  Última atualização: 12. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (38 avaliações)

  • as dificuldades de aprendizagem específicas;
  • os problemas de comunicação;
  • a deficiência intelectual (deficiência mental);
  • as perturbações emocionais e de comportamento;
  • a multideficiência;
  • a deficiência auditiva;
  • a deficiência físico-motora;
  • os problemas de saúde;

Quais são os tipos de necessidades educacionais especiais?

A IDEA propõe a classificação das crianças com necessidades educacionais especiais em 13 categorias: (a) Autismo, (b) Surdocegueira, (c) Surdez, (d) Distúrbio Emocional (que inclui problemas de comportamento externalizantes e internalizantes), (e) Deficiência Auditiva, (f) Retardo Mental, (g) Deficiências Múltiplas, (h ...

O que são as necessidades educativas especiais?

O termo Necessidades Educativas Especiais (NEE) está associado a pessoas com problemas sensoriais, físicos, intelectuais e emocionais e com dificuldades de aprendizagem derivadas de fatores orgânicos e/ou ambientais.

Quem são considerados alunos com necessidades especiais?

CONCEITO DE NECESSIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL – NEE

O termo Necessidades Educacionais Especiais – NEE é aplicado a todas aquelas crianças, jovens ou adultos cujas necessidades educacionais especiais se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem.

Quais são as necessidades especiais?

Portadores de NecessidadesEspeciais são aqueles que apresentam ausência ou deficiência de estrutura ou função psíquica, fisiológica ou anatômica. Podendo ser visual, motor, mental e auditiva. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) pelo menos 10% da população é constituída de pessoas com algum tipo de deficiência.

Necessidades educacionais especiais

29 questões relacionadas encontradas

O que é considerado pessoa especial?

A pessoa considerada como PNE (Portadora de Necessidade Especial) é aquela que apresenta, em caráter permanente, perdas completas ou irregularidades de suas funções psicológicas, fisiológicas ou anatômicas, que acabam gerando incapacidade para a execução de certas atividades, dentro do padrão considerado “normal” para ...

Quais as necessidades das pessoas com deficiência?

O que se deve ter como escopo é a igualdade, garantia de dignidade, saúde, segurança, bem estar de todos, a educação, trabalho etc. e aí se fundam os direitos não especificamente e unicamente dirigidos às pessoas portadoras de deficiência.

Como é feita a avaliação na educação especial?

A avaliação deve ser feita de acordo com as potencialidades e os conhecimentos adquiridos pelo aluno. ... Dessa forma, é possível descobrir quais são suas habilidades e dificuldades e definir se os instrumentos que usados estão de acordo com as respostas que o aluno pode dar.

Quem são os alunos de inclusão?

Inclusão escolar consiste na ideia de todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino. ... Atualmente, o principal foco da inclusão escolar são as crianças e jovens portadores de necessidades educacionais especiais (NEE), que normalmente apresentam algum tipo de deficiência física ou psicológica.

Qual o termo correto portador de necessidades especiais?

Qual o termo correto: portador de deficiência, pessoa com deficiência ou portador de necessidades especiais? O termo usado atualmente é “pessoa com deficiência”. ... Finalmente, por volta da metade da década de 1990, entrou em uso a expressão “pessoas com deficiência”, que é utilizada até hoje.

Quais os tipos de deficiências consideradas pela lei?

As deficiências enquadradas na Lei de Cotas são:
  • 1 – Deficiência Auditiva. ...
  • 2 – Deficiência Visual. ...
  • 3 – Deficiência Física. ...
  • 4 – Deficiência Intelectual. ...
  • 5 – Deficiência Múltipla: ...
  • 6 – Autismo na Lei de Cotas.

É correto falar aluno de inclusão?

É a maneira mais adequada para se referir genericamente aos estudantes com deficiência. NÃO USE: Não fale “aluno de inclusão”: a escola deve incluir a todos. Também é errado falar aluno normal, o que sugere que a deficiência é anormal. Diga aluno ou pessoa sem deficiência.

O que pode ser considerado inclusão?

Trata-se de uma expressão bastante usada, em escolas de todo os país, principalmente para designar estudantes com deficiência ou TEA ou outros que diferem da maioria.

É possível um aluno com algum tipo de deficiência ter uma aprendizagem significativa?

Sim, pois grupos pequenos (com ou sem alunos de inclusão) favorecem a aprendizagem. Em classes numerosas, os professores encontram mais dificuldade para flexibilizar as atividades e perceber as necessidades e habilidades de cada um. 3. Quantos alunos com deficiência podem ser colocados na mesma sala?

Como deve ser feita a avaliação na educação especial?

A avaliação inclusiva deve estar atrelada à atenção diversificada, mediante a adaptação do currículo às diferenças características e necessidades educativas de cada educando. Ou seja, devemos ter atenção às especificidades de cada aluno.

Como deve ser a avaliação do aluno especial?

Dicas de como avaliar alunos com deficiência
  • Estabeleça um ambiente de confiança.
  • Divida o conteúdo e a avaliação em pequenas partes.
  • Revise o conteúdo antes da avaliação.
  • Adote diferentes formas de avaliar os alunos.
  • Trabalhe com estratégias diferentes para cada tipo de deficiência.
  • Ajude com a avaliação, caso necessário.

Como deve ser feita a avaliação na educação infantil?

O processo de avaliação na Educação Infantil deve ser contínuo, quando o professor acompanha e analisa os avanços e dificuldades de toda a turma e também de forma individual, pois cada criança possui seu modo de agir, sentir e pensar.

Porque não usar pessoas com necessidades especiais?

Há alguns anos, o termo correto era portador de deficiência. Portanto, com o passar do tempo, ele foi abolido porque o verbo portar se refere a trazer junto a si uma coisa que, a qualquer momento pode ser deixada em algum lugar ou esquecida, o que não é o caso de uma deficiência física ou intelectual.

O que é acessibilidade para as pessoas com deficiência?

O conceito de acessibilidade é descrito na legislação brasileira como a condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com ...

Quais são as políticas públicas para pessoa com necessidade especial?

Na Proteção Básica, há o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), ambos cofinanciados pelo Ministério da Cidadania. Há ainda o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Pessoa Idosa.

É correto falar pessoa especial?

A Constituição Brasileira de 1988 alterou a expressão para “pessoa portadora de deficiência”. A década de 90 estreia uma nova nomenclatura, a fim de encerrar a estigma, dessa vez surge “pessoas com necessidades especiais” e seus derivados como criança especial, aluno especial etc.

É errado falar pessoa especial?

3 – “Pessoas especiais/excepcionais”.

Definitivamente não! Não é a deficiência que torna alguém especial, todos somos especiais pra alguém em alguma área da vida porque temos qualidades, independente de ter deficiência ou não! Esse talvez seja um dos piores termos, existe até quem fique ofendido com ele.

O que pode ser considerado deficiência física?

Podemos definir a deficiência física como "diferentes condições motoras que acometem as pessoas comprometendo a mobilidade, a coordenação motora geral e da fala, em consequência de lesões neurológicas, neuromusculares, ortopédicas, ou más formações congênitas ou adquiridas" (MEC,2004).

O que são leis de inclusão?

A Lei Brasileira de Inclusão – LBI, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é um conjunto de normas destinadas a assegurar e a promover, em igualdade de condições, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando à sua inclusão social e a cidadania.

O que é considerado uma escola inclusiva?

Assim, uma escola somente poderá ser considerada inclusiva quando esti- ver organizada para favorecer a cada aluno, independentemente de etnia, sexo, idade, deficiência, condição social ou qualquer outra situação.

Artigo anterior
Como ativar Vivo Selfie Netflix?
Artigo seguinte
Quais os meios de comunicação do século XIX?