Quais são os tipos de metonímia existentes?

Perguntado por: Tatiana Lopes de Amorim  |  Última atualização: 24. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (49 avaliações)

Tipos de metonímia
  • O efeito pela causa (ou a causa pelo efeito) ...
  • A parte pelo todo (ou o todo pela parte) ...
  • O autor pela obra. ...
  • O concreto pelo abstrato (ou o abstrato pelo concreto) ...
  • A marca pelo produto. ...
  • O singular pelo plural.
  • O continente pelo conteúdo. ...
  • A classe pelo indivíduo (ou o indivíduo pela classe)

Quais são os tipos de Metaforas?

Gramática. Metáfora é uma figura de linguagem em que se verifica uma comparação implícita, isto é, sem conjunção ou locução conjuntiva comparativa. Desse modo, existem metáforas impuras (mais simples, por serem diretas) e puras (mais complexas, por serem indiretas).

O que é metonímia e 3 exemplos?

Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, quando entre ambas existe uma relação de proximidade de sentidos que permite essa troca. Ex.: O estádio aplaudiu o jogador. ... A substituição de uma palavra por outra se realiza principalmente destes modos: O autor pela obra: ler Machado de Assis.

O que é processo metonímico?

Resumidamente, a metonímia ocorre quando há o uso de um termo em lugar de outro. Com o objetivo de construir um efeito retórico de aproximação entre cada um dos elementos.

Qual será o futuro da humanidade figura de linguagem?

Outro exemplo com Metonímia: Com este desmatamento, qual será o futuro da humanidade? Nesta frase pode-se alterar a palavra “da humanidade” por “dos seres humanos”.

Metonímia e seus Casos Especiais

31 questões relacionadas encontradas

O que é apóstrofe e exemplos?

Como vimos anteriormente, apóstrofe é uma figura de pensamento usada para dar mais destaque ao texto. Já o apóstrofo é um sinal gráfico (') usado para suprimir algumas letras e palavras. Exemplos: copo-d'água, pau-d'óleo, estrela d'alva, caixa d'água... Apóstrofe e o apóstrofo são exemplos de palavras parônimas.

O que é perífrase e exemplos?

O que é a Perífrase:

Consiste no uso de muitas palavras ou uma frase complexa para se referir a algo que poderia ser dito de modo simples. A perífrase é um exemplo de “fazer rodeios”, ou seja, não ser direto e objetivo. ... Exemplo: “A cidade luz é bela”, neste caso, a chamada “cidade luz” é uma referência a Paris.

O que são processos metafóricos?

Segundo Jakobson (1985), o processo metafórico tem como característica a similaridade, isto é, envolve a seleção e a substituição, as quais são duas faces de uma mesma operação.

Quais as figura de linguagem?

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

Qual a importância da metonímia?

É utilizada para dar sentido figurado à algumas expressões

Como a própria nomenclatura já supõe, a metonímia é uma figura de linguagem que consiste na substituição de uma palavra ou termo em uma oração, sem que a mesma perca o sentido.

O que é metonímia 5 Exemplos?

Exemplos de metonímia de vários tipos

Parte pelo todo: Ele possuía inúmeras cabeças de gado. Causa pelo efeito: Consegui comprar a televisão com meu suor. Autor pela obra: Muitas vezes, li Camões. Inventor pelo Invento: Por que esperar?

Como encontrar a metonímia?

A metonímia consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido.
...
Observe os exemplos abaixo:
  1. Autor pela obra: ...
  2. Inventor pelo invento: ...
  3. Símbolo pelo objeto simbolizado: ...
  4. Lugar pelo produto do lugar: ...
  5. Efeito pela causa:

O que é Sinestesia e exemplos?

A sinestesia é o recurso estilístico no qual se utilizam palavras e expressões associadas às diferentes sensações percebidas pelo corpo humano (visão, audição, olfato, paladar e tato) para gerar um efeito discursivo. Vejamos alguns exemplos bem comuns: ... risada gostosa (audição + paladar) cheiro azedo (olfato + paladar)

Como saber se uma frase é metáfora?

Entendemos por metáfora a palavra está sendo empregada fora de seu sentido concreto, real, literal. Trata-se de uma comparação implícita, subentendida no texto. Se caracteriza por comparar sem que sejam empregados termos comparativos.

São exemplos de catacrese?

Catacrese
  • O pé da mesa estava quebrado.
  • Descasque dois dentes de alho para a comida.
  • A cabeça do prego está torta.
  • A asa da xícara quebrou-se.
  • Sentou-se no braço da poltrona para descansar.
  • Ele já compôs a cabeça do samba.
  • O inseto é menor que a cabeça do alfinete.

O que é símile exemplos?

A símile, ao invés da metáfora, aponta uma semelhança específica e objetiva entre dois elementos. Nesse caso, o exemplo ideal seria: “Thais é delicada como uma flor”. Apesar de ainda acontecer a comparação, a símile aponta a característica diretamente.

Quais são os quatro tipos de figuras de linguagem?

Tipos de Figuras de Linguagem

Como mencionado anteriormente, as Figuras de Linguagem são classificadas em quatro: figuras de palavra, figuras de sintaxe, figuras de pensamento e figuras de som.

O que é sentido metafórico e metonímico?

A metáfora é uma figura de linguagem que indica duas características semânticas comuns entre dois conceitos ou ideias. A metáfora é importantíssima na comunicação humana. ... A metonímia, também uma figura de palavra, está relacionada com uma relação de contiguidade/proximidade entre duas ideias ou conceitos.

O que Siguinifica metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem muito utilizada para fazer comparações por semelhança. É o uso de uma palavra com o significado de outra. ... Consiste no uso de uma palavra ou uma expressão em um sentido incomum, manifestando de maneira implícita uma relação de semelhança entre dois termos.

Como explicar uma metáfora?

Uma metáfora é uma figura de linguagem que descreve um objeto ou uma qualidade de uma maneira não literal, e ajuda a explicar uma ideia geral sobre algo ou alguém.

O que é antonomásia ou perífrase exemplos?

A perífrase é uma figura de linguagem que está relacionada com as palavras. ... Ainda que a perífrase e a antonomásia sejam consideradas a mesma figura de linguagem, a antonomásia trata-se de um tipo de perífrase. Assim, a antonomásia é quando se refere a uma pessoa (nomes próprios).

O que é Assonancia e exemplos?

São elas a aliteração e a assonância. Enquanto a assonância é a repetição de vogais, a aliteração é a repetição de consoantes. Para clarificar melhor, veja abaixo os exemplos: ... Assonância: “Minha foz do Iguaçu/Pólo sul, meu azul/Luz do sentimento nu (Djavan) – repetição da vogal “u”.

O que é prosopopéia é um exemplo?

O que é Prosopopeia:

Prosopopeia (ou personificação) significa atribuir a seres inanimados (sem vida) características de seres animados ou atribuir características humanas a seres irracionais. Prosopopeia é uma figura de linguagem usada para tornar mais dramática a comunicação. Exemplos: Árvores pedem socorro.

É uma apóstrofe?

Apóstrofe é uma figura de linguagem caracterizada pela evocação de determinadas entidades, consoante o objetivo do discurso. ... Nas orações religiosas é muito frequente ("Pai Nosso, que estais no céu", "Ave Maria" ou mesmo "Ó meu querido Santo António" são exemplos de apóstrofes).

Como identificar apóstrofe?

A apóstrofe equivale, sintaticamente, ao vocativo. É utilizada maioritariamente no discurso direto, apresentando frequentemente uma entonação apelativa e exclamativa. Deve ser destacada com vírgulas ou com outro sinal que pontuação que transmita esse destaque, como ponto de exclamação ou reticências.

Artigo anterior
Quantos idiomas é possível aprender ao mesmo tempo?
Artigo seguinte
Quais são os valores para renovar CNH?