Quais são os tipos de lógica que existem?

Perguntado por: Salomé Mara Faria  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (15 avaliações)

Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução.
...
Raciocínio Lógico
  • Dedução corresponde a determinar a conclusão. ...
  • Indução é determinar a regra. ...
  • Abdução significa determinar a premissa.

Quais são os três princípios básicos da lógica?

Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.

O que são é quais são as categorias da lógica?

Que são e quais são as categorias lógicas? O objeto da lógica é a proposição, uma proposição é constituída por elementos que são seus termos; substância; quantidade; qualidade; relação; cugar; tempo; posição; pose; ação; paixão ou passividade. São elas a extensão e a compreensão.

O que é é para que serve a lógica?

A lógica é uma área da filosofia que visa estudar a estrutura formal dos enunciados (proposições) e suas regras. Em suma, a lógica serve para se pensar corretamente, sendo assim, uma ferramenta do correto pensar. Lógica tem origem na palavra grega logos, que significa razão, argumentação ou fala.

Quais são os elementos básicos da lógica?

É marcado por três características principais: é mediato, é demonstrativo (dedutivo ou indutivo), é necessário. Três proposições o constituem: premissa maior, a premissa menor e a conclusão.
...
Proposição e as categorias
  • Substância;
  • Quantidade;
  • Qualidade;
  • Relação;
  • Lugar;
  • Tempo;
  • Posição;
  • Posse;

Tipos de Lógica

20 questões relacionadas encontradas

Qual é o conceito de lógica?

O que é Lógica:

Lógica é um substantivo feminino com origem no termo grego logiké, relacionado com o logos, razão, palavra ou discurso, que significa a ciência do raciocínio.

O que é ser lógico?

Significado de Lógico

Conforme com as regras da lógica; coerente. substantivo masculino Indivíduo versado em lógica.

O que é a lógica para a filosofia?

A lógica é um campo de estudo da Filosofia que se dedica a entender as relações linguísticas que tornam uma proposição válida ou inválida no interior de um argumento.

Qual a importância da lógica para nossa vida?

Percebe-se a importância da Lógica na prática, pois há o desejo de pensar, falar, escrever e agir de maneira correta. Para que isso aconteça, as pessoas ordenam seus pensamentos, de forma que estão utilizando a lógica e o raciocínio lógico para as atividades tão básicas no cotidiano.

Quais são os objetos da lógica?

O objeto de estudo da lógica é determinar se a conclusão de um argumento é ou não uma consequência lógica das premissas. Em um argumento válido, as premissas são consideradas provas evidentes da verdade da conclusão, caso contrário não é válido.

Qual a classificação das categorias ou termos segundo a extensão e a compreensão?

Podemos classificar as categorias segundo a extensão e a compreensão em três tipos: gênero, espécie e indivíduo. Gênero: extensão maior, compreensão menor; espécie: extensão média e compreensão média; indivíduo: extensão menor, compreensão maior.

Quais são as três leis básicas da lógica hoje dita aristotélica?

( ) lei da identidade (A=A), lei da razão suficiente: tudo o que existe tem a sua razão de ser, e a lei de bivalência, segundo a qual para toda proposição, ela ou a sua negação precisa ser verdadeira.

Quais são os princípios da lógica segundo Aristóteles?

Dois dos princípios centrais da lógica aristotélica são a lei da não-contradição e a lei do terceiro excluído. ... A lei da não-contradição diz que nenhuma afirmação pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo e a lei do terceiro excluído diz que qualquer afirmação da forma *P ou não-P* é verdadeira.

Como a lógica pode ajudar uma pessoa a viver uma vida melhor?

Desenvolver o raciocínio lógico garante melhores desempenhos e fortalece saúde mental. ... Atividades que estimulam o raciocínio lógico provocam aumento do fluxo sanguíneo e de correntes elétricas no cérebro, além de incentivarem a produção de neurotransmissores.

Qual a importância da lógica para a filosofia?

A lógica surge como parte da filosofia, estudando o formato do pensamento. Ela analisa o modo como relacionamos as informações e se concluímos de forma correta. Ela serve como ferramenta para pensar a verdade.

Como surgiu a lógica na filosofia?

A história da Lógica tem início com o filósofo grego ARISTÓTELES (384 - 322a. C.) de Estagira (hoje Estavo) na Macedônia. Aristóteles criou a ciência da Lógica cuja essência era a teoria do silogismo (certa forma de argumento válido). Seus escritos foram reunidos na obra denominada Organon ou Instrumento da Ciência.

Qual o papel da lógica filosófica na formação do pensamento?

A lógica aristotélica, também chamada de lógica clássica, sustenta-se com base em princípios racionais e nos silogismos. A lógica determina a organização e a validade do pensamento e dos enunciados linguísticos.

Qual é o sinônimo de lógico?

36 sinônimos de lógico para 5 sentidos da palavra lógico: Em que há coerência: 1 coerente, racional, congruente, fundado, fundamentado, procedente, objetivo, consistente, coeso, consentâneo, legítimo.

Como podemos usar a palavra lógica?

Significado de Lógica

substantivo feminino Modo de raciocinar coerente que expressa uma relação de causa e consequência; raciocínio, método: falta lógica nesta obra. [Figurado] Maneira particular de raciocinar: a lógica dos sentimentos. [Por Extensão] Maneira coerente através da qual os fatos ou situações se encadeiam.

Qual a principal função da lógica segundo Aristóteles?

Para Aristóteles, a lógica não é ciência e sim um instrumento (órganon) para o correto pensar. O objeto da lógica é o silogismo. Silogismo nada mais é do que um argumento constituído de proposições das quais se infere (extrai) uma conclusão.

Quais são as duas subdivisões da lógica aristotélica?

Os filósofos costumam dividir essa lógica em dois princípios básicos: o silogismo e a não-contradição. ... “A lógica aristotélica baseia-se no pressuposto de que a razão humana é capaz de deduzir conclusões a partir de afirmações ou negações anteriores.

Qual é o pensamento de Aristóteles?

Aristóteles - Filosofia. Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. O seu problema fundamental é o problema do ser, não o problema da vida.

Qual é a diferença entre extensão e compreensão?

Compreensão e extensão variam na razão inversa. À medida que aumenta a extensão, diminui a compreensão e, • À medida que diminui a extensão, aumenta a compreensão, ou seja, quanto maior é o número de elementos a que o conceito se aplica (extensão), menor a quantidade de características comuns (compreensão).

O que é categorias na filosofia?

Categorias (do grego: κατηγορία, kategoría ('acusação, atributo'), pelo latim categoria) são conceitos gerais que exprimem as diversas relações que podemos estabelecer entre ideias ou fatos. Originalmente, o termo não tinha sentido filosófico.

O que são conceitos e categorias?

Nesse caso, podemos indicar que a categoria é comumente utilizada para designar diferentes espécies do mesmo gênero e/ou distinguir certos fenômenos que apresentam uma mesma característica geral e o conceito indica algum objeto real pela determinação de alguns dos seus aspectos.

Artigo anterior
Quantas vezes Skyrim foi lançado?
Artigo seguinte
Que horas abre a CPTM Linha 9?