Quais são os tipos de fraturas?

Perguntado por: Carolina Carneiro  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (23 avaliações)

Principais tipos de fraturas
  • Simples: apenas o osso é atingido;
  • Expostas: a pele é perfurada, havendo a visualização do osso. ...
  • Complicadas: afetam outras estruturas além do osso, como nervos, músculos ou vasos sanguíneos;
  • Incompletas: são lesões nos ossos que não geram quebra, mas resultam nos sintomas de fratura.

Quantos e quais são os tipos de fraturas?

As fraturas podem ser definidas como uma ruptura parcial ou total do osso e podem ser classificadas em abertas ou fechadas, de acordo com o lesionamento da pele ou não. Uma fratura fechada é quando não ocorre o rompimento da pele, já a exposta é quando a pele é rompida e o osso apresenta-se exposto.

Qual a classificação do osso fraturado?

A classificação mais comum é a que delimita as fraturas expostas e fechadas: Fratura exposta: o osso quebrado lesionou a pele e está exposto ao ambiente; Fratura fechada: a pele fica intacta, ou seja, o osso não fica exposto ao ambiente.

O que é considerado fratura?

Uma fratura é uma rachadura ou quebra de um osso. A maioria das fraturas resulta de uma força aplicada ao osso. As fraturas geralmente resultam de lesões ou esforço excessivo.

O que é fratura completa e incompleta?

Uma fratura pode ser, ainda, completa ou incompleta. A fratura completa é aquela que atinge inteiramente a estrutura óssea, enquanto a incompleta gera lesão parcial. Existe ainda a fratura cominutiva, em que o osso é dividido em mais de dois pedaços, é como se ele fosse “esmagado”.

Tipos de fratura

45 questões relacionadas encontradas

Quais são os 4 tipos de fraturas?

Principais tipos de fraturas
  • Simples: apenas o osso é atingido;
  • Expostas: a pele é perfurada, havendo a visualização do osso. ...
  • Complicadas: afetam outras estruturas além do osso, como nervos, músculos ou vasos sanguíneos;
  • Incompletas: são lesões nos ossos que não geram quebra, mas resultam nos sintomas de fratura.

Quais são os 7 tipos de fraturas?

Quais são os tipos de fraturas existentes?
  • Traumáticas e patológicas. Geralmente, esses tipos de fratura ocorrem quando se tem um problema de saúde subjacente, como osteoporose. ...
  • Estresse ou fadiga. ...
  • Simples. ...
  • Expostas. ...
  • Complicadas. ...
  • Completas. ...
  • Incompletas. ...
  • Fratura por compressão.

Quando uma fratura precisa de cirurgia?

Tratamento cirúrgico

Quando há uma fratura exposta, é preciso realizar a cirurgia o mais rápido possível (em até 8 horas depois da lesão). Em caso de suspeita de fratura no punho, é fundamental procurar a ajuda de um ortopedista especialista nessa área.

Quando alguém sofre uma fratura?

Nunca tentar endireitar uma fratura ou colocar o osso no lugar; Em caso de fratura exposta, deve-se cobrir o ferimento, de preferência com gaze esterilizada ou um pano limpo. Se houver um sangramento muito intenso, é necessário fazer compressão acima da região fraturada para tentar impedir a saída do sangue.

Quando devemos suspeitar de uma fratura?

Deve-se suspeitar de fratura sempre que ocorrer um impacto em algum membro, acompanhado de sintomas como:
  • Dor intensa;
  • Inchaço ou deformação;
  • Formação de uma área arroxeada;
  • Sons de crepitação ao movimentar ou incapacidade de movimentar o membro;
  • Encurtamento do membro afetado.

Como classificar uma fratura exposta?

Três tipos de fraturas eram identificados: o daquelas secundárias à exposição através do fragmento que perfura a pele, ou seja, de baixa energia (tipo I); o daquelas secundárias a trauma externo de baixa energia que expõe o osso no local da violência, produz ferimento limitado (tipo II); e o daquelas mais graves, em ...

Quais são os dois tipos de fraturas que existem?

Quais são as diferenças entre os tipos de fratura?
  • simples — quando apenas um osso é quebrado e a lesão permanece fechada, ou seja, a estrutura não rompe a pele;
  • expostas — que provocam a perfuração da pele e permitem a visualização do osso.

Quais as fases da consolidação óssea?

O processo de consolidação óssea é um fenômeno biológico simples que ocorre em fases, formação de hematoma, inflamação, angiogênese, formação de cartilagem (com subsequente calcificação, remoção da cartilagem e então formação de osso) e remodelação óssea.

Qual o tipo de fratura mais grave?

Tipos de fraturas mais graves

Fratura exposta – é quando o local da fratura fica exposto após lesão dos tecidos moles que estão em volta (músculos e pele). As fraturas expostas são mais graves por conta dos riscos de infecção e do maior tempo de reabilitação do paciente.

Quais são as fraturas mais comuns na região do braço?

Fraturas do antebraço estão entre as mais comuns em crianças, representando 40% a 50% de todas as fraturas da infância. O terço distal do antebraço, envolvendo o rádio e/ou a ulna, é a localização mais comum, representando cerca de 75% das fraturas do antebraço e de 20% a 25% de todas as fraturas pediátricas.

Quais as principais causas de fraturas?

Uma pessoa pode acabar fraturando um osso, por exemplo, em acidentes (principalmente domésticos), pancadas, por contrações musculares violentas durante alguma queda ou, até mesmo, por pequenos impactos frequentes nos ossos que vão enfraquecendo a estrutura com o tempo, o que pode resultar em uma fratura.

Quando alguém sofre uma fratura as partes quebradas dos ossos devem ser mantidas próximas uma das outras e imobilizadas por que esse procedimento é necessário?

A aproximação das extremidades de uma fratura deve ser feita por um médico, pois só assim serão evitadas complicações mais sérias. Na maioria das vezes, além da aproximação, é necessário o uso de talas e outros materiais para manter o osso perfeitamente alinhado e imobilizado.

Qual o primeiro socorro à pessoa que apresenta uma fratura fechada?

Fratura Fechada

Mantenha a vítima em repouso, evite movimentar a região atingida e o estado de choque. Aplique compressas geladas ou saco de gelo no local lesado, até posterior orientação médica. Imobilize o local usando tábua, papelão, jornal ou revistas dobradas, travesseiro, manta e tiras de pano.

O que acontece se não cuidar de uma fratura?

Não seguir as indicações do médico ortopedista significa tornar a fratura em um problema mal curado. Um dos problemas que pode ocorrer, por exemplo, é a pseudartrose que é a criação de uma falsa articulação na fratura o que causaria dor e impossibilidade de ter uma vida normal.

Qual a diferença de osso trincado e quebrado?

Chamamos de fraturas (ou fraturas patológicas) quando um osso sofre rompimento total. No popular, dizemos que o osso "quebrou", o que quer dizer a mesma coisa. Entretanto, o ortopedista usará sempre o termo traumatológico correto da lesão, que é "osso fraturado".

Quanto tempo uma fratura óssea leva para se recuperar totalmente?

O tempo de recuperação total de uma fratura pode ser 20 dias a 6 meses ou mais, dependendo da idade e capacidade de recuperação da pessoa.

Quais os tipos de fratura quanto ao foco e ao traço?

Classificação das fraturas

As fraturas também podem ser classificadas quanto ao traço da lesão em transversa, longitudinal, oblíqua exposta e desviada, espiral, além das fraturas simples e comunicativas.

O que é uma fratura oblíqua?

Fratura oblíqua: atravessa o osso em um ângulo oblíquo; Fratura em espiral: o osso é separado e a fratura forma espirais ao redor do eixo longitudinal.

Qual o osso mais difícil de quebrar?

O maior osso, nosso fêmur, na coxa, é bem mais difícil de ser fraturado do que, por exemplo, a clavícula – uma das fraturas mais comuns. Parte disso se deve aos músculos que estão ao redor do osso, que são capazes de protegê-lo e absorver impactos.

O que é uma fratura cominutiva?

A fratura cominutiva é caracterizada pela quebra do osso em mais de dois fragmentos, o que acontece principalmente devido a situações de alto impacto, como acidentes de carro, com arma de fogo ou quedas graves.

Artigo anterior
Quem pode arrendar?
Artigo seguinte
O que é necessário para ser vendedor ambulante?