Quais são os tipos de fecundação?

Perguntado por: César Borges  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (66 avaliações)

A fecundação é a união dos gametas (óvulos e espermatozoides) e pode acontecer de duas formas diferentes:
  • Fecundação interna: ocorre dentro do corpo do animal;
  • Fecundação externa: ocorre fora do corpo, geralmente na água ou ambientes úmidos.

Quais os 4 tipos de fecundação?

Esse é o caso dos seres humanos, espécie em que a fecundação ocorre dentro do trato reprodutor feminino.
  • Fecundação externa: A fecundação externa ocorre fora do corpo, no ambiente. ...
  • Fecundação cruzada: Na fecundação cruzada, os gametas fecundados são originados de indivíduos diferentes. ...
  • Não pare agora...

Qual é a diferença entre fecundação interna e externa?

A fecundação externa, como nos peixes e sapos, ocorre na água, fora do corpo dos pais. Apesar do meio às vezes adverso, muitos ovos se formam devido à liberação de um grande número de gametas. A fecundação interna acontece no interior do corpo da fêmea, envolvendo uma quantidade menor de gametas.

Quais são as três fases da fecundação?

  • Fecundação. União de um espermatozóide com um ovócito secundário, que ocorre normalmente na ampola da tuba uterina formando o zigoto. ...
  • Clivagem do Zigoto. Consiste em divisões mitóticas repetidas do zigoto, resultando em um rápido aumento no número de células. ...
  • Formação e Implantação do Blastocisto.

Quais são os tipos de reprodução?

De forma geral, existem dois tipos de reprodução: a assexuada e a sexuada.

Tipos de Fecundação

36 questões relacionadas encontradas

Quais são os dois tipos de reprodução?

Os modelos reprodutivos apresentados pelos seres vivos, apesar de serem variados, podem ser agrupados em dois grandes grupos: reprodução assexuada e sexuada.

Qual a sequência da fecundação?

Fecundação é a quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto. Essa formação ocorre no interior das trompas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero.

O que é segmentação gastrulação e organogênese?

Assim, na gastrulação, há a diferenciação de células, e também aumento de massa do zigoto. A organogênese é a fase em que ocorre a diferenciação dos folhetos em órgãos. Ela se inicia, nos cordados, com a neurulação, que consiste na formação do tubo neural a partir da ectoderme.

Como é o processo de fecundação humana?

A fecundação humana é a união do óvulo (gameta feminino) e do espermatozoide (gameta masculino), resultando em um óvulo fertilizado conhecido como zigoto. Desta forma, esta nova célula que já carrega o DNA com 23 cromossomas da mãe e 23 do pai, corresponde à primeira etapa da vida.

Qual a diferença entre fecundação interna é fecundação interna?

A fecundação é a união dos gametas (óvulos e espermatozoides) e pode acontecer de duas formas diferentes: Fecundação interna: ocorre dentro do corpo do animal; Fecundação externa: ocorre fora do corpo, geralmente na água ou ambientes úmidos.

Qual a diferença entre reprodução sexuada interna e externa?

A fecundação pode ser interna ou externa:

A união entre os gametas ocorre no ambiente. A fecundação externa ocorre em sapos e peixes. No caso da fecundação interna, o encontro entre os gametas ocorre dentro do organismo. Os gametas masculinos são colocados no interior do organismo feminino.

Qual é a diferença entre fecundação cruzada e autofecundação?

A fecundação cruzada é comum em vegetais, a partir da troca de pólen, e em seres do filo annelida. Esses realizam também a autofecundação, processo em que o próprio animal — que é hermafrodita — se fecunda.

O que é desenvolvimento direto ou indireto?

No desenvolvimento indireto, o organismo, ao nascer, é completamente diferente do adulto. No seu desenvolvimento, ele sofre diversas modificações, inclusive mudança de habitat em algumas espécies. Os dois exemplos mais conhecidos de desenvolvimento indireto são a borboleta e os anfíbios, como o sapo.

Quanto tempo demora para engravidar após a relação?

Uma vez que os espermatozoides podem sobreviver entre 3 a 7 dias após a ejaculação, teoricamente, o óvulo pode ser fecundado até 7 dias após a relação sexual, caso esta ocorra no dia da ovulação (libertação do óvulo maduro).

Quanto tempo leva para um óvulo ser fecundado?

Todo esse processo pode levar até seis dias após a relação sexual para ocorrer, sendo assim, o ciclo completo da fecundação pode levar até 15 dias.

Quanto tempo dura o processo de fecundação?

A fecundação acontece na trompa uterina. O embrião vai então percorrer o trajeto da trompa para a cavidade do útero, seguindo em divisão celular. Esse trajeto dura 5 dias, quando o embrião na fase de blastocisto chega ao útero.

O que é a fase de segmentação?

A segmentação ou clivagem pode ser definida como uma série de divisões mitóticas que leva a um aumento no número de células, porém não afeta o volume do embrião. Após a fecundação, diversas etapas ocorrem até que um novo ser seja formado.

O que é a fase de gastrulação?

A gastrulação é uma etapa importante do desenvolvimento embrionário, pois é nessa fase que ocorrem o crescimento e a diferenciação das células para formação dos três folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma). Esses folhetos são responsáveis por originar órgãos e tecidos do embrião.

O que é o processo de gastrulação?

Gastrulação é o nome do processo pelo qual ocorre uma invaginação nos tecidos do embrião, formando os folhetos embrionários. Em humanos, a gastrulação dá origem a um disco embrionário com três lâminas, ou três folhetos germinativos: endoderma, mesoderma e ectoderma, sendo caracterizados como triblásticos.

Quais são as etapas do desenvolvimento embrionário?

Na espécie humana as principais fases do desenvolvimento do embrião são a clivagem ou segmentação, gastrulação e organogênese.
...
Os principais "momentos" pelos quais passam os embriões de diferentes grupos são:
  • segmentação;
  • mórula;
  • blástula;
  • gástrula;
  • nêurula.

Quais as etapas e os resultados da fertilização?

Fases da Fertilização
  • Passagem do espermatozóide através da corona radiata: ...
  • Penetração da zona pelúcida: ...
  • Fusão das membranas plasmáticas do ovócito e espermatozóides: ...
  • Término da segunda divisão meiótica e formação do pronúcleo feminino: ...
  • Formação do pronúcleo masculino: ...
  • Formação do zigoto:

Como saber que o óvulo foi fecundado?

Como saber se houve fecundação
  • Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Corrimento rosado até 3 dias depois da relação;
  • Cansaço e sonolência;
  • Dor de cabeça leve e persistente;
  • Seios inchados e doloridos.

O que são seres sexuados e assexuados?

A reprodução assexuada envolve apenas um membro da espécie, enquanto a reprodução sexuada é realizada por dois progenitores. A reprodução assexuada forma organismos geneticamente idênticos, enquanto na reprodução sexuada ocorre recombinação gênica.

Quais animais têm desenvolvimento direto?

O desenvolvimento é dito direto quando o ser vivo mantém o mesmo aspecto ou estrutura desde seu nascimento até a fase adulta. Vários seres vivos possuem desenvolvimento direto, além dos seres humanos. Podemos citar, por exemplo, tartarugas, coelhos, cães, gatos, morcegos, bois e tantos outros.

Qual a diferença entre desenvolvimento direto e indireto dos animais?

No desenvolvimento direto, quando eclode o ovo (insetos são ovíparos) nasce um jovem semelhante ao adulto, ou seja, não há metamorfose. Nos animais com desenvolvimento indireto ocorre a metamorfose para chegar à fase adulta, que pode ser completa ou incompleta.

Artigo anterior
O que pode ser um pequeno sangramento?
Artigo seguinte
Quais são os créditos permitidos no cálculo do PIS e COFINS regime não cumulativo?