Quais são os tipos de febres?

Perguntado por: Sebastião Martins Silva  |  Última atualização: 27. Februar 2025
Pontuação: 4.6/5 (39 avaliações)

febrícula ou estado febril: até 37,8 ºC; febre moderada, entre 38 e 38,5 ºC; febre alta, acima de 38,6 ºC.

Quais são os 4 tipos de febre?

Febre alta, baixa, intermitente e emocional: saiba tudo sobre os tipos de febre. Tem momentos que você pode sentir que está meio quente, mas não apresenta nenhum outro sintoma. Em outros, a febre te derruba. E ainda há situações em que a temperatura varia, diminuindo, e logo depois, aumentando de novo.

Quando a febre indica infecção?

Outros autores consideram os valores entre 37,3 ºC e 37,8 ºC como febrícula, sendo chamado de febre apenas quando o indivíduo apresenta temperatura acima de 37,8 ºC. A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção.

Qual é o nome de febre?

Febre ou pirexia é o aumento da temperatura do corpo acima do limite normal em resposta a uma doença ou perturbação orgânica.

Como é a febre emocional?

Conhecida também como febre psicogênica, a febre emocional é despertada com as situações de estresse e nervosismo, aumentando a temperatura do corpo causando suor e dores na cabeça. Essa condição é principalmente encontrada em pessoas com histórico de transtornos mentais, ansiedade aguda e doenças físicas.

Febre (conceito, termorregulação, fisiopatologia, sintomas..hipertemia?) - Aula completa - SanarFlix

18 questões relacionadas encontradas

Como é a febre de ansiedade?

Ansiedade e estresse

Nessas ocasiões, a pessoa pode sentir aumento da temperatura corporal, calafrios, dificuldade de respirar, cansaço e mal-estar. A impressão de febre pode confundir os mecanismos de autopreservação e prolongar o estado de alerta, dificultando o controle da situação.

Pode dar febre por estresse?

Geralmente, o que causa febre emocional é o estresse. Além disso, pesquisas apontam que esse quadro é mais visto em mulheres jovens6. A temperatura dessa febre varia. Alguns pacientes chegam a desenvolver uma temperatura corporal central extremamente alta, de até 41°C.

O que pode ser uma febre do nada?

As causas mais comuns da febre são infecções de algum tipo. Veja as origens mais frequentes delas, em todas as faixas etárias: Vírus: como gripes, resfriados e infecções do trato respiratório superior ou inferior (nariz, garganta, pulmão etc., por exemplo).

O que pode ser febre sem nenhum outro sintoma?

Febre sem sinais de localização (FSSL) é a ocorrência de febre numa criança em que história e exame físico cuidadosos não revelam a causa da febre. Conceitualmente essa febre deve ter menos do que 7 dias de duração, mas na prática a grande maioria dos casos tem febre há menos de 2 dias.

Pode dar febre por causa do calor?

Os efeitos de toda essa quentura podem provocar uma hipertermia, condição caracterizada pelo aumento descontrolado da temperatura do corpo. Caso a temperatura ultrapasse os 40°C, pode haver graves consequências graves para a pessoa.

É possível ter febre sem ter infecção?

Então respondendo a sua pergunta: sim. Pode haver febre sem existir infecção. Mas febre é um importante sinal de processos infecciosos e deve sempre ser avaliada essa possibilidade.

Como saber se a febre é viral ou bacteriana?

Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.

Até quando a febre é normal?

De modo geral, os infectologistas estabelecem os seguintes limites para caracterizar a febre em adultos e crianças acima de 1 ano: Normal: entre 36,0º C e 37,0 º C. Estado febril: entre 37,3º C e 37,8º C. Febre: acima 37,8º C.

Quando a febre deve ser preocupante?

Vale destacar que o estado febril passa a ser considerado a partir dos 37,8°C. A febre é considerada leve até 38,5°C e grave quando atinge ou ultrapassa os 39,5°C.

Quando a febre é um sinal de alerta?

Quando o paciente já apresenta doença pulmonar crônica, asma, doenças do coração, diabetes ou outra doença metabólica, doença crônica gastrointestinal, hepática ou renal e doenças autoimunes, a febre é um sinal de alerta que não pode ser negligenciado.

O que significa quando a febre vai e volta?

Ou seja, é aquela febre que vai e volta. Esse breve retorno à normalidade acontece pelo menos uma vez a cada 24 horas. Uma causa que pode levar a febre intermitente é o contato do ser humano com as bactérias intermitentes, como é o caso da malária, da tuberculose e da leptospirose.

Porque esperar 3 dias de febre?

Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.

Pode deixar a febre passa sozinha?

Normalmente, as pessoas se recuperam das febres comuns naturalmente, conforme o sistema imunológico age. Mas como o estado febril traz sintomas desagradáveis, muitos usam medicamentos, o que pode ser desnecessário em alguns casos.

Como é a febre de infecção bacteriana?

É o aumento da temperatura acima de 37°C, quando medida na axila (o que é mais comum entre nós) ou acima de 37,5°C, se avaliada oralmente, ou, ainda, acima de 38°C, quando medida no reto. O organismo infectado reage com febre para ajudar o sistema imunológico a combater a infecção.

Estou com febre mas não tenho nada?

Existem diversas causas de febre sem sintomas localizatórios, podendo ser infecciosas ou não. Neste caso, é imperativo uma consulta médica para melhor avaliação do quadro e investigação.

Que tipo de infecção causa febre?

Por esse motivo, a febre é um sintoma muito pouco específico, já que pode ter diversas causas, desde gripe, amigdalite, COVID-19, doenças autoimunes e até câncer, por exemplo.

Tem como ficar com febre por tristeza?

A febre emocional pode ser desencadeada pelo estresse, pois as células do cérebro reagem, fazendo a temperatura do corpo subir chegando até 40°C. Vale lembrar que essa enfermidade acontece também em crianças e adolescentes, o que torna a questão ainda mais preocupante.

O que é uma febre intermitente?

A febre intermitente é aquela caracterizada pela oscilação, que está presente em apenas alguns horários do dia. Ainda que pareça uma febre comum, conta com peculiaridades que podem indicar algumas doenças específicas.

O que é febre refratária?

Essa doença está associada a calafrios, dor de cabeça, sudorese, estresse e à presença de outros transtornos mentais, e é refratária aos antitérmicos, ou seja, a pessoa toma o medicamento e a febre não baixa.

Como saber se a pessoa está com febre sem termômetro?

Como saber se estou com febre sem termômetro?
  1. Calafrios;
  2. Calor inexplicável;
  3. Suores noturnos;
  4. Desidratação;
  5. Fadiga (fraqueza);
  6. Dores inexplicáveis.

Artigo anterior
Quais são os indicadores de sucesso de uma empresa?
Artigo seguinte
O que é harmônica na rede elétrica?