Quais são os tipos de execução no processo Civil?

Perguntado por: Fabiana Salomé Branco de Brito  |  Última atualização: 23. August 2024
Pontuação: 5/5 (70 avaliações)

O processo de execução civil poderá acontecer de duas maneiras, sendo a de forma imediata onde, sem a ocorrência de processo autônomo, através de uma atividade cognitiva que é de suma importância para haver a certeza para invasão do patrimônio do devedor; bem como também poderá ocorrer de maneira autônoma onde, sendo ...

Quais os tipos de processo de execução?

Quais são as ações de execução?
  • Ação de execução fiscal. Esse tipo de ação é tratada em lei específica, a Lei n. ...
  • Ação de execução de título extrajudicial. ...
  • Ação de execução de cheque. ...
  • Ação de execução de alimentos. ...
  • Ação judicial de cobrança ou execução de dívida.

Quais são as espécies de execução previstas no CPC?

Execução para a entrega de coisa ▪ execução para a entrega de coisa certa; ▪ execução para a entrega de coisa incerta. Execução das obrigações de fazer ou de não fazer ▪ execução de obrigação de fazer; ▪ execução de obrigação de não fazer.

O que são execuções cíveis?

O que é a execução civil? A execução civil é uma forma como o cumprimento de uma obrigação pode ser satisfeita, de maneira voluntária ou involuntária. É possível classificá-la conforme a natureza, podendo ser, por exemplo, obrigação de fazer, de não fazer, de dar, de pagar quantia certa etc.

Quais os meios de execução civil?

Essas medidas podem incluir, com relação ao devedor, a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação ou o passaporte, o cancelamento de cartões de crédito, a proibição de investir na Bolsa de Valores, de participar de concursos públicos ou de licitações, entre outras.

REBENTOU TUDO! LULA MANDOU DERRUBAR MORAES PRA SE SAFAR ILESO! PRISÃO É INEVITÁVEL PÂNICO NO SUPREMO

44 questões relacionadas encontradas

Como funciona o processo de execução civil?

A execução civil é um instrumento processual que deve ter o entendimento acerca de ser um processo que uma parte ajuíze em face de outra, a qual é a que deverá cumprir com determinada obrigação e, através de tal execução, realizar-se-á a busca pela efetivação do adimplemento da obrigação determinada a uma das partes.

O que é execução direta e indireta?

O Regime de Execução Indireta consiste na forma pela qual a Administração Pública contrata com terceiros a realização de uma obra, serviço ou fornecimento. A execução direta, por sua vez, é feita pelos órgãos e entidades da Administração, por seus próprios meios.

Quais são os 5 principais princípios da execução?

Apresentamos, pois, os sete princípios que atuam em função executiva, seus supostos legais e conceituais. São eles: do título, da patrimonialidade, do resultado, da utilidade, da economia ou modo menos gravoso, da onerosidade e da disponibilidade da execução.

Qual a diferença entre cumprimento e execução?

Principais Diferenças

Enquanto o Processo de Execução se desenvolve no Livro do Processo de Execução, o cumprimento de sentença encontra-se no Livro I, da Lei Adjetiva Civil. Além disso, a execução de sentença é uma ação autônoma. Isso significa que o cumprimento é feito a partir dos autos da ação do conhecimento.

Quais são os tipos de cumprimento de sentença?

Há três tipos básicos de sentença: a procedente, que ocorre quando o juiz entende que os pedidos do autor são legais e legítimos; a improcedente, quando os pedidos do autor da ação não são aceitos pelo juiz; e a parcialmente procedente, quando alguns pedidos do autor são válidos, enquanto outros não são.

Qual a diferença entre execução judicial e extrajudicial?

Enquanto os títulos executivos judiciais são provenientes de decisões judiciais, os extrajudiciais são documentos que possuem força executiva pela própria natureza da obrigação neles contida.

Qual é a natureza jurídica da execução?

A execução penal possui natureza jurídica jurisdicional, embora possua parcela de atividade, muito menor, administrativa.

Qual a natureza do processo de execução?

A execução penal é de natureza mista, complexa eclética, nos sentido que certas normas de execução pertencem ao direito processual, como a solução de incidentes, enquanto outros que regulam a execução propriamente dita pertencem ao direito administrativo.

O que diz o artigo 515 do CPC?

515 – A apelação devolverá ao tribunal o conhecimento da matéria impugnada. § 1º Serão, porém, objeto de apreciação e julgamento pelo tribunal todas as questões suscitadas e discutidas no processo, ainda que a sentença não as tenha julgado por inteiro.

Quando é cabível os embargos à execução?

Após o ajuizamento da execução pelo credor, o executado poderá opor os embargos à execução para se defender, no prazo de 15 dias, independentemente de pagamento de caução, oferecimento de depósito ou penhora (art. 914 e 915 do NCPC).

Qual é a fase de execução do processo?

A fase de execução, ou fase executória, é quando o juiz determina o efetivo cumprimento do que foi decidido no processo (neste ponto a disputa já tem um lado vencedor e o objetivo é garantir seu direito e o cumprimento da obrigação determinada pelo magistrado) ou quando o autor da ação já tem um título executivo (a lei ...

O que diz o artigo 513 do CPC?

513 , § 4º , do CPC/2015 - do qual exsurge a necessidade de intimação pessoal do executado - deve ser contado da decisão que ultimar a liquidação de sentença, homologando os respectivos cálculos, mediante interpretação teleológica do dispositivo legal em comento.

O que é execução judicial e cumprimento de sentença?

Entendido o que é uma sentença e o que é um título de execução judicial, o cumprimento de sentença nada mais é do que o procedimento jurídico que tem como objetivo concretizar o que foi decidido pelo juiz, dando fim à fase de conhecimento e dando início à fase de execução do processo.

Quando usar cumprimento de sentença ou execução?

Nos casos em que o credor tiver um título judicial, o processo deve seguir o rito do Cumprimento de Sentença. Já quando o título é extrajudicial, o processo deve obedecer o rito do Processo de Execução.

O que é execução no Direito Processual Civil e os seus princípios?

A execução pressupõe uma obrigação sob a qual não pairam incertezas quanto a sua existência e titularidade, cabendo ao Estado forçar aquele que tem o dever de cumpri-la a fazê-la.

O que diz o artigo 797 do CPC?

797. Ressalvado o caso de insolvência do devedor, em que tem lugar o concurso universal, realiza-se a execução no interesse do exequente que adquire, pela penhora, o direito de preferência sobre os bens penhorados.

O que diz o artigo 836 do Código Civil?

Art. 836. Não se levará a efeito a penhora quando ficar evidente que o produto da execução dos bens encontrados será totalmente absorvido pelo pagamento das custas da execução.

O que é execução indireta?

O Regime de Execução Indireta consiste na forma pela qual a Administração Pública contrata com terceiros a realização de uma obra, serviço ou fornecimento. A execução direta, por sua vez, é feita pelos órgãos e entidades da Administração, por seus próprios meios.

O que é uma execução direta?

A indicação do tipo “Execução Direta” consiste na alocação de recursos da emenda parlamentar para a execução de um determinado objeto pelo próprio Poder Executivo Estadual, como a doação de bens móveis, por exemplo.

O que é sub-rogação na execução?

a) Execução por sub-rogação (Direta)

O Estado vence a resistência do executado substituindo sua vontade, com a consequente satisfação do direito do exequente. Ex.: penhora / expropriação; depósito / entrega da coisa.

Artigo anterior
Qual a formação necessária para ser um cuidador escolar?
Artigo seguinte
Porque a tendinite dói mais à noite?