Quais são os tipos de estratégias de controle biológico aplicado?

Perguntado por: Nicole Lia Teixeira Freitas Melo  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (45 avaliações)

Existem três estratégias básicas para o controle biológico de pragas: clássico (importação), onde um inimigo natural de uma praga é introduzido na esperança de conseguir controle; indutivo (aumento), no qual uma grande população de inimigos naturais são administrados para controle rápido de pragas; e inoculativo ( ...

Quais são os tipos de controle biológico?

O controle biológico de pragas pode ser dividido em quatro tipos: artificial, natural, clássico e o aplicado.

O que é controle biológico aplicado?

Controle Biológico Aplicado: trata-se de liberações em massa de predadores ou parasitoides, após criação laboratorial de larga escala. Esse tipo de controle biológico é bem aceito pelo mercado, pois tem um tipo de ação rápida, muito semelhante à de inseticidas convencionais.

Quais são as principais vantagens do controle biológico aplicado?

Entre as vantagens do controle biológico de pragas podemos citar que ele é mais barato que o controle químico (depois de implantado), é seletivo sobre a espécie considerada praga e seu efeito pode ser mais prolongado do que o controle químico, apresentando baixo impacto ambiental, além da resistência das pragas-alvo ...

Quais são os componentes do sistema de controle biológico?

Um sistema de controle biológico é uma unidade funcional que trabalha para manter a homeostase. Seus componentes são o receptor, a unidade integradora e o mecanismo efetor.

CONTROLE BIOLÓGICO | Tipos e formas de manejo!

41 questões relacionadas encontradas

O que são agentes de controle biológico?

Os organismos vivos utilizados como agentes de controle biológico compõe o grupo conhecido como inimigos naturais, podendo ser patógenos, parasitóides e predadores. Parasitóides são parasitas de hospedeiros únicos, geralmente seu hospedeiro morre ao final do siclo de vida do parasitoide.

Quais os organismos responsáveis pelo controle biológico de pragas?

O controle biológico pode ser realizado através de parasitoides, predadores e entomopatógenos:
  • Parasitoides. São insetos que parasitam as pragas, impedindo que elas cheguem na fase reprodutiva, se alimentando do hospedeiro, fazendo-o morrer. ...
  • Predadores. São insetos maiores que os insetos-praga. ...
  • Entomopatógenos.

Qual é a vantagem do controle biológico para o ambiente e para a saúde da população?

Os principais benefícios do controle biológico, em comparação ao controle químico, que podemos destacar são: Redução da exposição dos produtores rurais aos pesticidas. Diminuição do risco de poluição ambiental. Não afeta a qualidade do solo.

Qual é a importância do controle biológico?

O objetivo do controle biológico é combater pragas e insetos vetores de doenças utilizando inimigos naturais. Seu uso é feito em qualquer área, evitando contaminação das lavouras, meio ambiente e seres vivos. A utilização de agentes biológicos tem se tornado uma ferramenta útil para a agricultura.

Quais as desvantagens do controle biológico?

Desvantagens do controle biológico

O controle biológico requer planejamento e gerenciamento intensivos. Pode demandar mais tempo, mais controle, mais paciência, mais educação e treinamento. O uso bem sucedido do controle biológico requer um grande entendimento da biologia da praga e a de seus inimigos.

O que é o controle biológico aplicado aumentativo?

O controle biológico aumentativo, onde os inimigos naturais são periodicamente introduzidos e liberados, após a criação massal em laboratório; é comercialmente aplicado em grandes áreas em vários sistemas de cultivo ao redor do mundo.

O que é o controle biológico de doenças?

Controle biológico é "a redução da soma de inóculo ou das atividades determinantes da doença, provocada por um patógeno, realizada por um ou mais organismos que não o homem” (Cook & Baker, 1983). ... MAS A SITUAÇÃO É AINDA MAIS PREOCUPANTE COM CONTROLE BIOLÓGICO DE PLANTAS INVASORAS.

O que é o controle biológico clássico?

Resumo: O controle biológico clássico, refere-se à exploração, introdução, criação, liberação, estabelecimento e colonização de inimigos naturais, com o objetivo de reduzir o nível populacional de um determinado organismo indesejável.

Quais os tipos de controle biológico de Inseto-praga mais usados na agricultura?

Atualmente, os agentes de controle biológicos mais utilizados na agricultura são fungos, insetos e vírus.
...
No Brasil, os parasitoides mais utilizados no controle biológico de pragas agrícolas são:
  • Trichogramma pretiosum e Trichogramma galloi.
  • Cotesia flavipes.
  • Telenomus podisi.
  • Trissolcus basalis.

O que é controle biológico por Predatismo?

Relação em que um animal captura e mata indivíduos de outra espécie para se alimentar. Ex.: cobra e rato, homem e gado.

Qual a importância dos inimigos naturais e do controle biológico na cultura da Cana-de-açúcar?

– na cana-de-açúcar, graças ao controle biológico, a broca-da-cana, Diatraea saccharalis, vem sido mantida sob controle. ... A broca-da-cana perfura os colmos da cana e cava galerias internas, por onde penetram fungos que causam a podridão vermelha, diminuindo a produção de sacarose.

Qual importância do controle cultural no combate às pragas das culturas?

Através de métodos de controle cultural como a rotação de culturas e áreas de refúgio, busca-se evitar o desenvolvimento de resistências de insetos e doenças à pesticidas, problema que tem sido frequente em diversas regiões produtoras no Brasil.

Quais são as vantagens e as desvantagens do controle biológico?

Dentre as vantagens do controle biológico, temos:
  • A redução do risco de poluição do meio ambiente;
  • A diminuição da exposição dos produtos a produtos tóxicos;
  • A ausência de resíduos em alimentos;
  • A não toxidez para a saúde humana;
  • E a não exterminação de inimigos naturais de pragas e doenças.

O que é controle biológico é mais eficiente quando se usam parasitas ou predadores por quê?

O controle biológico pode ser feito a partir da introdução de parasitas específicos ou de predadores. Até o momento, o processo mostrou-se mais eficiente por meio da adição de parasitas, pois é mais específico e o parasita morre com o organismo parasitado.

Quais os grupos de microrganismos usados com sucesso no controle de pragas no Brasil?

Sucesso do vírus no Brasil

Um grande exemplo de sucesso de uso de vírus para controle biológico no Brasil, é o vírus Anticarsia gemmatalis MNPV como forma de controle da lagarta da soja. Mais de 2 milhões de hectares foram tratados por baculovírus no país.

O que são organismos Entomófagos?

O grupo dos inimigos naturais é formado pelos patógenos, parasitóides e predadores, o primeiro, também conhecido como agentes entomopatogênicos (causam doenças nos insetos) e os últimos são conhecidos como agentes entomófagos (se alimentam de insetos) (Bueno, 2005).

Como são feitas as pesquisas de controle biológico?

Como são feitas as pesquisas de controle biológico?
  • A primeira etapa é o levantamento e coleta de inimigos naturais no ambiente;
  • Na segunda, são desenvolvidos processos de isolamento, identificação, caracterização e avaliação da sua eficiência como agentes de controle biológico;

O que é controle biológico conservativo?

O controle biológico conservativo é a estratégia que deve ser incrementada e aplicada para otimizar e aumentar a eficiência do controle de pragas (VENZON et al., 2005). A conservação de inimigos naturais é uma das práticas mais importantes e disponíveis de controle biológico para os produtores de hortaliças.

Quais os tipos de controle biológico de Inseto-praga?

TIPOS DE CONTROLE BIOLÓGICO

O controle biológico de praga pode ser dividido em natural, clássico e o artificial.

Artigo anterior
Quanto tempo demora para sair o trânsito em julgado?
Artigo seguinte
Onde e quando surgiu o futebol americano?