Quais são os tipos de estatísticas que podem existir?

Perguntado por: Sérgio Lisandro Esteves Guerreiro  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (18 avaliações)

A estatística está dividida em três áreas que se complementam: estatística descritiva, probabilidade e estatística inferencial.

O que é estatística e exemplos?

Estatística é estudo dos processos de obtenção, coleta, organização, apresentação, descrição, análise e interpretação de dados numéricos variáveis, referentes a qualquer fenômeno, seja sobre uma população ou coleção, seja sobre um conjunto de seres para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.

Quais são as técnicas estatísticas?

Definição - O que é Técnicas Estatísticas

Técnicas muito utilizadas em qualidade que compreendem a coleta de dados, tabulação, apresentação, análise, interpretação e conclusão, incluindo melhor conhecimento dos requisitos, expectativas e satisfação de clientes, além dos dados da concorrência.

Quais são os dados estatísticos?

Os dados estatísticos, nesse contexto, são os valores obtidos na realização de um estudo estatístico. São o produto da observação do fenômeno que se pretende analisar. Suponhamos que um jornalista esportivo queira estudar o desempenho de um tenista com base nos resultados que alcançou no ano passado.

Quais são as estatísticas descritivas?

As estatísticas descritivas podem ser agrupadas em: medidas de tendência central, medidas de dispersão e medidas de forma. As medidas de tendência central são: média, mediana e moda. Estas estatísticas indicam os valores mais prováveis da distribuição de frequências.

Estatística - Introdução à Estatística - Tipos de Amostragens

28 questões relacionadas encontradas

Quais são as estatísticas descritivas e para que servem as mesmas?

A estatística descritiva, cujo objetivo básico é o de sintetizar uma série de valores de mesma natureza, permitindo dessa forma que se tenha uma visão global da variação desses valores, organiza e descreve os dados de três maneiras: por meio de tabelas, de gráficos e de medidas descritivas.

Quais são as etapas da estatística descritiva?

As 5 etapas da estatística descritiva
  • Identificação do problema. A primeira etapa consiste em identificar um problema ou dúvida que possa ser alvo de uma investigação. ...
  • Recolhimento dos dados. ...
  • Crítica dos dados. ...
  • Apresentação dos dados. ...
  • Análise e interpretação.

O que são números estatísticos?

Uma estatística é uma medida numérica que descreve uma característica de uma amostra. Os dados quantitativos consistem em números que representam contagens ou medidas.

Onde encontrar dados estatísticos?

Dados Estatísticos
  • IDH – Índice de Desenvolvimento Humano (Brasil)
  • INEP – Ministério da Educação – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
  • IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
  • MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
  • Mídia Dados.
  • Ministério da Cultura.

Como se divide o estudo da estatística?

Assim, a estatística divide-se em duas grandes áreas: Estatística Descritiva e Estatística Indutiva ou Inferencial.

Como as técnicas de estatística ajudam em uma pesquisa?

“As estatísticas descritivas, portanto, nos permite apresentar os dados de forma mais significativa, o que permite uma interpretação mais simples dos dados”. Entre alguns dos dados úteis que provêm da estatística descritiva incluem-se a moda, a mediana e a média, bem como a amplitude, variância e desvio padrão.

Como as técnicas estatísticas ajudam na pesquisa?

Assim, dentre essas tarefas a estatística é responsável pelo planejamento de experimentos, interpretação dos dados obtidos através de pesquisas de campo e apresentação dos resultados de maneira a facilitar a tomada de decisões por parte do pesquisador/gestor.

Como as técnicas estatísticas ajudam em uma pesquisa?

A estatística realiza os estudos dos conceitos básicos apresentados anteriormente. Além deles, são trabalhados outros tópicos, que são: Representação gráfica e tabela frequência: são úteis para o estudo dos dados, os tipos de representação e a escolha da melhor representação, a depender do objeto de pesquisa.

Onde usamos a estatística no dia a dia?

Ela é usada em diversas áreas, como no setor financeiro, nos estudos climáticos, na medicina, entre outros. Usamos a estatística para analisar fenômenos do passado, mas ela também serve para prevermos a probabilidade de eventos futuros.

Como se faz uma estatística?

5 dicas para fazer uma boa análise estatística
  1. Calcule a média e o desvio padrão. ...
  2. Compreenda e aplique a regressão. ...
  3. Teste uma hipótese. ...
  4. Aplique a análise estatística descritiva e a modelagem. ...
  5. Use a tecnologia para fazer análise estatística.

Qual é o objetivo da estatística?

A estatística se interessa pelos métodos científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados, bem como pela obtenção de conclusões válidas e tomada de decisões razoáveis, baseadas em tais análises.

Onde encontrar dados estatísticos para redação?

Jornais consagrados, tais como Folha de São Paulo e G1 também são válidas opções. Os dados estatísticos podem ser apresentados nos parágrafos de desenvolvimento ou no de introdução, isso vai depender de como você vai desenvolver a sua argumentação.

Onde achar dados para redação?

Para isso você pode acessar os seguintes portais:
  • IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística;
  • Scientific Electronic Library Online (SciELO);
  • Instituto Datafolha;
  • Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Como saber dados do meu bairro?

Os dados estão em uma plataforma específica no site do Censo. É possível obter dados em relação à distribuição da população por sexo, idade e espécie de domicílio. Em grandes cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, é possível acessar e comparar informações por bairros.

O que é estatística básica?

“Estatística é a ciência que corresponde a coletar, analisar, apresentar e interpretar dados, bem como tomar decisões com base nessas análises”, segundo Prem S. Mann, em seu livro “Introdução à Estatística“. É a estatística básica que dá o “pontapé inicial” para resolver o X da questão.

O que é uma análise estatística?

O que é análise estatística? É a ciência de coletar, explorar e apresentar grandes quantidades de dados para descobrir padrões e tendências subjacentes. Estatísticas são aplicadas todos os dias – em pesquisas, indústrias e governos – para tornar a tomada de decisão um processo mais científico.

Quais são as 3 fases principais da estatística?

Apuração dos dados: organização e contagem dos dados. Apresentação dos dados: montagem de suportes que demonstrem o resultado da coleta dos dados (gráficos e tabelas) Análise dos dados: exame detalhado e interpretação dos dados.

Quais são os principais meios de realização da análise descritiva?

Geralmente a análises descritivas são as primeiras manipulações realizadas em um estudo quantitativo e tem como principal objetivo resumir, sumarizar e explorar o comportamento dos dados. Isso pode ser feito através de tabelas de frequências, gráficos e medidas de resumo numérico.

Quando é usada a estatística descritiva?

Quando usar a estatística descritiva? Essa área da estatística é utilizada com frequência em situações em que nos deparamos com uma quantidade grande de informações e precisamos torná-las mais condensadas para que assim se consiga trabalhar com elas.

Qual a diferença entre estatística descritiva e estatística inferencial?

Estatística Descritiva é aquele ramo da estatística que se preocupa em descrever a população em estudo. Estatística Inferencial é um tipo de estatística, que se concentra em tirar conclusões sobre a população, com base na análise e observação de amostras.

Artigo anterior
Qual a importância do custeio variável?
Artigo seguinte
Como adiantar a bola no FIFA 19?