Quais são os tipos de DRE?

Perguntado por: Ana Violeta Pereira Pinheiro  |  Última atualização: 13. Januar 2022
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5. Principais termos da DRE
  • 5.1 Receita operacional. ...
  • 5.2 Vendas canceladas. ...
  • 5.3 Abatimento sobre vendas. ...
  • 5.4 Impostos que incidem sobre as vendas. ...
  • 5.5 Receita operacional líquida. ...
  • 5.6 Custo de serviços e mercadorias vendidos. ...
  • 5.7 Lucro bruto. ...
  • 5.8 Despesas operacionais.

Quais são os possíveis exercícios em uma DRE?

Chega-se então ao Lucro Líquido do Exercício (LLE), objetivo final de toda DRE.
...
Exemplo:
  • Receita Bruta de Vendas.
  • (-) Deduções e Abatimentos.
  • (=) Receita Líquida de Vendas.
  • (-) CPV/CMV/CSP.
  • (=) Resultado Bruto.
  • (-) Despesas com Vendas.
  • (-) Despesas Administrativas.
  • (-) Outras Despesas.

O que entra nas deduções da DRE?

O que são deduções na DRE? As deduções sobre vendas são valores calculados sobre o faturamento bruto dos produtos e serviços vendidos pela empresa. Geralmente são percentuais aplicados sobre a receita bruta (Receita Bruta * Dedução / 100), mas podem ser também valores fixos a serem pagos a cada venda realizada.

O que seria a DRE?

A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando um lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.

Como é composta a DRE?

A DRE é composta das contas de Resultado, ou seja, contas classificadas como Receitas e Despesas. A DRE vai nos mostrar se obtivemos lucros ou prejuízos, comparando e analisando a relação entre as receitas e as despesas.

DRE: Demonstração do Resultado do Exercício (TUDO em 15 min)

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O que não integra a DRE?

A Demonstração do Resultado do Exercício deverá conter algumas rubricas, obedecidas também a determinações legais. Assinale a alternativa abaixo que não integra essa Demonstração Contábil? Receitas. Custo dos Produtos Vendidos, das Mercadorias Vendidas ou dos Serviços Prestados.

Quem precisa fazer a DRE?

A DRE pode ser mensal, bimestral, semestral ou anual, dependendo do período a ser avaliado e frequência de análise da gestão. Sua versão anual é obrigatória para algumas empresas, mas todas podem se beneficiar da emissão do relatório para entender o desempenho financeiro do negócio e seus resultados econômicos.

O que é balanço patrimonial e a DRE?

O balanço patrimonial é a principal demonstração contábil e representa uma foto da companhia ao término do exercício, com um levantamento dos seus ativos e passivos. A DRE, por sua vez, apresenta a relação de receitas e despesas da empresa, trazendo o resultado do exercício (lucro ou prejuízo).

Como analisar a DRE de uma empresa?

O passo a passo de como fazer análise de DRE é bastante simples, mas o principal é saber que sempre iremos começar pelo valor que a empresa faturou. Como é possível verificar, a análise de DRE vai compilar em apenas um documento todas as movimentações financeiras de uma empresa e separá-las por categoria.

Quais são as deduções da receita?

Deduções da Receita Bruta

São as devoluções de vendas, descontos concedidos na Venda, impostos que incidem diretamente sobre a venda, como ICMS, ISS etc e as Comissões sobre as Vendas.

O que entra nas deduções da receita bruta?

Deduções da receita bruta

As deduções são formadas por devoluções, descontos ou impostos sobre vendas. E esses abatimentos sobre a receita bruta podem ser: ... Imposto Sobre Serviços (ISS): é um tributo que incide na prestação de serviços realizada por empresas e profissionais autônomos.

O que são despesas com vendas DRE?

Ela é representada por tudo que a sua empresa deve receber pertinente às operações de vendas, ou seja, receitas geradas por vendas de produtos, mercadorias e serviços do período devem estar aqui, mesmo que você não tenha efetivamente recebido por elas.

Como fazer um relatório de DRE?

Afinal, quais passos devem ser seguidos para fazer uma DRE?
  1. Siga um modelo de estrutura. ...
  2. Verifique as informações antes de fazer qualquer lançamento. ...
  3. Formate as colunas em cores para melhorar a visualização. ...
  4. Faça uma análise em conjunto com o balanço patrimonial.

Como analisar uma DRE e fluxo de caixa?

Ou seja: se uma compra de R$ 1.000,00 de material de expediente é feita em 4 parcelas, na DRE será apresentada a despesa que ocorreu na competência, no valor de R$ 1.000,00. Já no fluxo de caixa, o valor aparecerá em quatro parcelas de R$ 250,00, pois se considera somente o momento em que foram debitadas.

Qual a importância da DRE e Balanço Patrimonial?

Juntamente com o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa, o DRE é o terceiro relatório mais importante para a gestão do negócio. Esses três documentos é que podem possibilitar uma avaliação completa acerca da saúde financeira do seu negócio e permite que você faça projetos e planos para a sua empresa.

Qual é a relação entre DFC DRE e Balanço Patrimonial?

Em resumo DRE e balanço patrimonial são dois tipos de relatórios gerenciais financeiros que até tem similaridades entre si, mas que possuem suas características próprias. Enquanto o DRE traz a relação de receitas e despesas da empresa, o Balanço Patrimonial busca fazer um levantamento dos passivos e ativos da empresa.

O que fazer primeiro Balanço Patrimonial ou DRE?

A cada final de ano, junto ao encerramento da contabilidade da empresa, o Balanço Patrimonial (BP) e o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) precisam ser emitidos. Porém, os empresários não devem atentar a esses documentos apenas por cumprimento a obrigações legais.

O que é DRE gerencial?

O Demonstrativo de Resultado de Exercício Gerencial é um resumo das operações financeiras da empresa em um determinado período, que permite conhecer com clareza a situação da empresa, se houve lucro ou prejuízo.

O que é uma conta de resultado?

Contas de resultado

São aquelas em que registramos as despesas e as receitas. Quando representam despesas são denominadas de devedora e terão sempre o saldo devedor, e quando representam as receitas são denominadas de credoras e terão sempre o saldo credor.

Por que dividendos não aparecem na DRE?

Não entram na DRE. O resultado do exercício é transferido para o PL. Depois disso, ocorre o cálculo e a contabilização das reservas e dos dividendos. Vale dizer, as Reservas e os dividendos não aparecem na DRE e não afetam o resultado do exercício (irão afetar os lucros acumulados, no PL).

Como elaborar uma DRE simples?

Resumidamente, a DRE de uma empresa se estrutura da seguinte maneira:
  1. Receita Bruta.
  2. (-) Deduções e abatimentos.
  3. (=) Receita Líquida.
  4. (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
  5. (=) Lucro Bruto.
  6. (-) Despesas com Vendas.
  7. (-) Despesas Administrativas.
  8. (-) Despesas Financeiras.

Como fazer um DRE passo a passo?

Quais são os passos para elaborar uma DRE?
  1. Montar sua estrutura. Em primeiro lugar, é preciso montar a estrutura da DRE. ...
  2. Calcular a Receita Líquida. ...
  3. Descobrir o Resultado Bruto. ...
  4. Obter o Resultado Antes do IR e CSLL. ...
  5. Conhecer o Lucro Líquido. ...
  6. Conseguir o Resultado do Exercício.

Como fazer uma demonstração de resultados?

O modelo DRE que sua empresa deve seguir é:
  1. Receita bruta. (–) deduções.
  2. = receita líquida. (–) custo de mercadoria ou serviço vendido.
  3. = lucro bruto. (–) despesas com vendas. (–) despesas administrativas. ...
  4. = resultado operacional líquido. (–) despesas extra operacionais.
  5. = resultado antes IR e CS. (–) provisões IR e CS.

Quais são as despesas de vendas?

Neste grande grupo estão todas aquelas despesas relacionadas à vendas. Ou seja, comissões , salário dos vendedores, propaganda e publicidade, embalagens, brindes, fretes e seguros, viagens, despesas com PDD, depreciação e gasolina dos veículos de venda e entrega.

Quais são os cinco principais pontos que devem ser observados em um DRE?

Qual é a estrutura da DRE?
  • 1 – Receita de vendas. ...
  • 2 – Dedução de impostos. ...
  • 3 – Receita Líquida. ...
  • 4 – Custos de venda. ...
  • 5 – Lucro ou resultado bruto. ...
  • 6 – Despesas Administrativas ou fixas. ...
  • 7 – Despesas com vendas. ...
  • 8 – Despesas financeiras.

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