Quais são os tipos de dormência?

Perguntado por: Guilherme Melo  |  Última atualização: 26. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (35 avaliações)

Dormência
  • DORMÊNCIA.
  • Dormência fisiológica.
  • Dormência morfológica.
  • Dormência morfofisiológica.
  • Dormência física.
  • Dormência química.
  • Dormência mecânica.

Quais sementes tem dormência?

  • Dormência é o estado de repouso fisiológico em que. a semente, em função de sua estrutura ou. composição química, possui um ou mais. ...
  • Teor de água (o) Sementes duras (●) ...
  • Exemplos: alface (endosperma), abóbora, arroz, aveia, beterraba, cevada, maçã, trigo, Xanthium, gramíneas. ...
  • Épocas. (meses) ...
  • Épocas. (meses)

Quais são os tipos de quebra de dormência?

Os tratamentos para quebra da dormência foram constituídos por escarificação manual com lixa, água quente (a- fervura das sementes por 3 minutos com imersão por 24 horas, fora do aquecimento; e b- imersão das sementes em água quente por 24 horas, fora do aquecimento) e ácido sulfúrico (imersão por 15, 17, 20 e 30 ...

Quais as vantagens e desvantagens da dormência?

A dormência também é uma característica adaptativa que assegura a perpetuação e a sobrevivência das espécies nos diferentes ecossistemas. O retardamento germinativo mantém a espécie no estádio de semente, ou seja, na fase do ciclo da planta em que sua resistência às condições desfavoráveis é maior.

Qual a vantagem evolutiva da dormência?

A dormência é um mecanismo que distribui a germinação no tempo para favorecer e garantir a sobrevivência das espécies (Popinigis, 1977; Carvalho & Nakagawa, 2000; Bianchetti, 1991).

DESCUBRA DE UMA SÓ VEZ OS TIPOS DE DORMENTES FERROVIÁRIOS

43 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da quebra de dormência?

Desse modo, concluiu-se que a quebra de dormência viabiliza condições para germinação de algumas espécies de plantas daninhas e, sob qualquer condição de luminosidade, há germinação das sementes das espécies estudadas.

O que é a quebra de dormência?

Dormência é a condição na qual a semente não germina durante certo tempo, em condições ambientais nas quais a mesma germinaria se não estivesse dormente. A dormência deve ser interrompida por um processo denominado “quebra de dormência”, que torna a semente apta a germinar.

O que é quebra da dormência?

A quebra de dormência em ambientes naturais é ocasionada pelo aumento repentino da temperatura do solo por ocasião da abertura de clareiras na floresta. Para verificação laboratorial acelerou-se o procedimento da ruptura do tegumento e sua consequente germinação.

Como fazer quebra de dormência de uma semente?

Assim, o emprego de água quente para as sementes de leucena e a imersão em H2SO4 para as sementes de flemíngia foram os métodos mais indicados para realizar a superação da dormência de suas sementes.

O que é sementes Quiescentes?

Quiescência: estado fisiológico de baixa atividade metabólica caracterizado pelo baixo conteúdo de água nos tecidos. Sementes quiescentes germinam em condições favoráveis (hidratação, aeração e temperatura).

Como fazer a quebra de dormência da Erva-mate?

Os métodos de estratificação que envolveram alternância de luz e temperatura e adição de nitrato de potássio foram os mais indicados para reduzir o período de dormência de sementes de erva mate.

Como quebrar a dormência da semente de humidicola?

humidicola, há indicações de que sementes recém-colhidas devem permanecer armazenadas por 6 a 9 meses, ou serem escarificadas com ácido sulfúrico, antes da semeadura, como forma de reduzir a intensidade da dormência.

Como quebrar a dormência da macadâmia?

Entre os métodos utilizados para superação da dormência tegumentar, a escarificação mecânica é frequentemente utilizada e constitui a opção mais prática e segura para pequenos agricultores. Além de simples e de baixo custo, é eficaz para promover germinação rápida e uniforme das sementes (Hermansen, 2000).

Como a escarificação contribui para a quebra da dormência?

A escarificação tem sido o método mais usado para superar a dormência devido a impermeabilidade do tegumento das sementes. ... Esta técnica consiste no emprego de substâncias que atuam sobre o tegumento da semente com a finalidade de balancear a entrada e saída de água, de O2 e CO2 (POPINIGIS, 1977; RAMOS & ZANON, 1984).

Como quebrar a dormência da semente de alface?

Uma técnica de fácil aplicação e à baixo custo pode solucionar o problema e quebrar a dormência nas sementes. Primeiramente as sementes de alface devem ser colocadas em um pano umedecido, que é envolvido e protegido por um plástico. Após essa etapa, o pano é colocado em uma geladeira durante um período de 12 horas.

Como quebrar a dormência de sementes de leucena?

A imersão em H2SO4 concentrado por 20 min e em água a 80ºC por 5 min foi eficiente para quebrar a dormência das sementes e não influiu na germinação e no vigor das sementes de leucena.

O que é entra em dormência?

A dormência refere-se à perda parcial ou completa da sensibilidade. Pode ser um sintoma de mau funcionamento do sistema nervoso.

Qual a importância da quebra de dormência na planta de maçã?

Neste cenário há necessidade de se utilizar de uma ação de manejo conhecida como quebra química de dormência, que tem por objetivo uniformizar a brotação, além de compatibilizar o florescimento, antecipar e melhorar a produção em regiões com invernos amenos ou anos de baixo acúmulo de frio.

Como quebrar a macadâmia?

Bata com uma pedra na noz.

Segure a pedra com firmeza sobre a sua cabeça e bata com força na noz. A casca deve abrir na hora. Deixe que a pedra suba de volta na sua direção após o impacto. Se não, pode esmagar a noz dentro da casca.

Como quebrar dormência de sansão do campo?

Quebra de Dormência : Colocar as sementes submersas em água quente a 90°C durante 10 minutos. Como Plantar : Colocar as sementes ou as secções das vagens para germinar, logo que colhidas, em canteiros semi-sombreados contendo substrato organo-arenoso.

Como quebrar a dormência da semente de sucupira?

O método mais eficiente para a superação da dormência de sementes de sucupira-preta é a imersão em ácido sulfúrico, por 4, 8 ou 12 minutos, beneficiando a porcentagem e a velocidade de germinação.

Qual melhor maneira de armazenar sementes de erva mate?

No caso de se utilizar sementes armazenadas, recomenda-se colocá-las de molho em água, à temperatura ambiente por 3 dias para o amolecimento do tegumento, antes de estratificá-las. CUNHA, G.G.; FERREIRA, A.G. Viabilidade das sementes de erva-mate.

Quantos quilos produz um pé de erva mate?

Pois, em média a conversão é três kilos de folha para um kilo de erva mate pronta. As podas ocorrem sucessivamente a cada ano e meio. Aos seis (06) anos produzem cinco (05) kilos de folhas, aos sete anos e meio (7,5) são sete (07) kilos de folhas, e aos nove (09) anos são dez (10) kilos de folhas.

Quanto tempo demora para germinar a semente de erva mate?

Foi realizado teste de germinação o qual se obteve apenas uma semente germinada no período de 150 dias, período total do experimento. Além disso, foi feito teste de tetrazólio para verificar a viabilidade das sementes e a presença e o desenvolvimento do embrião.

O que é germinação completa?

A germinação ocorre quando as sementes se encontram em condições ambientais favoráveis, originando uma nova planta. A germinação é o processo de crescimento de uma planta a partir da semente, que se encontra em estado de latência até que encontre condições ambientais adequadas para germinar.

Artigo anterior
Qual o melhor óleo para fritura?
Artigo seguinte
Quanto é 100mg em ML?