Quais são os tipos de doenças periodontais?

Perguntado por: Benjamim Branco Cunha  |  Última atualização: 26. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (15 avaliações)

Quais são os principais tipos de doenças periodontais?
  • Gengivite. ...
  • Periodontite. ...
  • Periodontite avançada. ...
  • Sangramento durante a escovação. ...
  • Vermelhidão e inchaço da gengiva. ...
  • Mau hálito.

O que é a doença periodontal?

A doença periodontal é caracterizada pela inflamação e destruição dos tecidos de proteção (gengiva) e suporte (osso, cemento e ligamento periodontal) dos dentes. A principal causa é a higiene bucal insuficiente associada à suscetibilidade do sistema imunológico.

Quais são as 3 principais doenças Necrosantes na periodontia?

As formas de doenças periodontais necrosantes envolvem a gengivite ulcerativa necrosante (GUN), a periodontite ulcerativa necrosante (PUN) e a estomatite necrosante, cujo tratamento com agentes antimicrobianos de ação local e sistêmica parece ser um importante adjunto para o controle dessas patologias.

O que pode causar doenças periodontais?

Causas e fatores de risco da periodontite
  • Gengivite.
  • Obesidade.
  • Histórico familiar.
  • Tabagismo.
  • Medicamentos que reduzem a produção de saliva.
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
  • Doenças que afetam o sistema imunológico, como a aids.
  • Diabetes.

Quais são as doenças periodontais?

Os três tipos de doenças periodontais mais recorrentes são a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada, e afetam a saúde bucal dos pacientes de formas diferentes.

DOENÇA PERIODONTAL: SINAIS E TRATAMENTOS (com Dr. Pedro Albertoni)

36 questões relacionadas encontradas

Quais são as complicações da doença periodontal?

A Doença Periodontal e suas complicações
  • sangramento gengival;
  • mau hálito persistente (halitose);
  • gengivas vermelhas, inflamadas e sensíveis;
  • retração gengival;
  • presença de secreção purulenta entre o dente e a gengiva;
  • mobilidade dentária.

Quais as características clínicas da doença periodontal?

Sinais e sintomas

Sangramento: gengiva que sangra facilmente ao escovar os dentes ou passar o fio dental. Inchaço: gengiva inchada, vermelha ou dolorida. Retração gengival: diminuição do tecido gengival que recobre o dente. Mau hálito: mau hálito ou gosto ruim persistente na boca.

O que acontece se o paciente não procurar o dentista para tratar a doença periodontal?

Ela infecciona a gengiva e, se não for tratada a tempo, pode se deslocar para os tecidos de suporte, como o osso e o ligamento periodontal.

Como se pega periodontite?

Os estudos sugerem que as bactérias causadoras da doença periodontal podem transmitir-se através da saliva, entre pessoas geneticamente suscetíveis. Isto significa que quando um familiar ou um dos elementos do casal entre em contato com a saliva contaminada, existe risco de contrair a doença periodontal.

Como evitar doença periodontal?

Adequada higiene bucal em casa, visitas regulares ao dentista para limpeza dental profissional, uma dieta saudável e parar de fumar são as melhores formas de prevenção da periodontite.

Qual a principal característica Clínica das Doenças Periodontais Necrosantes?

A doença periodontal necrosante é uma infecção caracterizada por necrose e ulceração das papilas interdentárias, hemorragia gengival e dor.

Quais são as características clínicas das doenças periodontais Necrosantes?

Quais são os sinais e sintomas mais comuns? Úlceras e necroses nas papilas e margens gengivais, sangramento gengival, formação de crateras entre os dentes (ausência da gengiva), dor, aumento de volume dos nódulos linfáticos, febre e mal-estar.

São características da lesão avançada da doença periodontal?

Lesão avançada

Extensão da lesão ao osso alveolar e ligamento periodontal com perda óssea significativa caracterizando o quadro clínico de periodontite; contínua perda de colágeno subjacente ao epitélio da bolsa; formação de bolsas periodontais; presença de plasmócitos alterados e períodos de quiescência e exacerbação.

O que é cárie e doença periodontal?

Tanto a doença da gengiva quanto cárie têm início na formação da “placa bacteriana”. A placa bacteria é um dos resultados de uma má higiêne bucal, falta de uso de fio dental, escovação inadequada e com pouca freqüência são algumas caracteristicas.

Como saber se você está com periodontite?

Sintomas da doença periodontal
  1. Gengiva inchada, vermelha e sensível;
  2. Sangramento durante a escovação e no uso do fio dental;
  3. Retração gengival que passa a impressão de dentes mais compridos;
  4. Dentes com mobilidade ou espaços entre eles;
  5. Pus e secreções entre os dentes e a gengiva;
  6. Aftas;
  7. Mau hálito persistente;

Como tratar naturalmente a periodontite?

A solução de água morna com sal é uma boa opção de remédio caseiro para a gengivite pois a água salgada ajuda a cicatrizar e acalmar a gengiva inflamada, aliviar a dor, além de ser um antisséptico natural reduzindo a quantidade de bactérias que causam a gengivite e o mau hálito.

Porque a periodontite não tem cura?

“A periodontite tem cura. Entretanto, as consequências resultantes da sua presença não são reversíveis”, revela. Ou seja: a perda óssea e o rompimento de ligamentos periodontais já ocorridos não se regeneram. Nesse caso, o tratamento consiste em remover e controlar a placa bacteriana e o tártaro.

Quem tem periodontite pode beijar?

Não podemos afirmar que a periodontite é contagiosa ou transmissível, isto é, não se pode dizer categoricamente que a periodontite se “pega” ou “passa” através do beijo, por exemplo.

Qual o tratamento para periodontite avançada?

O tratamento da periodontite avançada consiste na remoção das bactérias (placa bacteriana e tártaro) que estão localizadas entre as gengivas e as superfícies dos dentes.

Qual o nome da doença que faz cair os dentes?

Periodontite. Essa é a principal causa de perda de dentes. A doença periodontal é uma infecção bacteriana crônica que atinge as gengivas e os ossos que sustentam os dentes. À medida que ela avança, destrói o tecido e o osso da gengiva e, com isso, os dentes ficam soltos.

O que é o tratamento periodontal?

O tratamento consiste em três etapas: a Terapia Básica Periodontal, a Terapia Cirúrgica e a Terapia Periodontal de Suporte. A primeira equivale ao processo de raspagem supragengival e subgengival, que visa a remoção do tártaro nos dentes tanto na superfície do dente quanto na região abaixo da margem da gengiva.

Quais as características clínicas da gengivite e doença periodontal?

Os sintomas clássicos da gengivite incluem gengiva vermelha, inchada e sensível que pode sangrar durante a escovação, portanto, se apresentar qualquer indício ou sintoma, assegure-se de visitar seu dentista para uma avaliação adequada e determinar um plano de tratamento.

Qual o fator etiológico primário da doença periodontal?

O acúmulo de biofilme dental é o fator etiológico primário da doença periodontal5. Entretanto, existem fatores etiológicos secundários, que se classificam em locais ou predisponentes, facilitando a retenção do biofilme e dificultando sua remoção e modificadores, alterando a resposta imunológica do organismo6-1.

O que é uma inflamação periodontal?

Periodontite (ou doença periodontal) é uma infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos específicos que envolvem e sustentam seus dentes, coletivamente conhecidos como periodonto. É a segunda fase da doença da gengiva e ainda mais grave.

Quando a periodontite é grave?

Periodontite avançada: neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou com mobilidade. Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.

Artigo anterior
O que é Taenia saginata?
Artigo seguinte
Qual a doença que mais causa afastamento do trabalhador?