Quais são os tipos de discursos explique cada um?
Perguntado por: Henrique Machado Abreu | Última atualização: 28. November 2024Pontuação: 4.5/5 (36 avaliações)
O discurso direto pode ser entendido como a reprodução exata da fala de alguém. Já o discurso indireto ocorre quando o autor expressa com suas palavras a fala de outrem. Por fim, o discurso indireto livre é uma mescla entre o direto e o indireto.
O que é discurso direto e indireto com exemplos?
Quando estamos lendo um livro, por exemplo, e temos um diálogo entre personagens, o discurso direto aparece quando a personagem fala por conta própria, com suas próprias palavras. Já o discurso indireto aparece não quando a personagem fala por conta própria, mas, sim, quando o narrador fala pela personagem.
Que tipo de discurso é usado na narrativa?
Em um texto narrativo, o autor pode optar por três tipos de discurso: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. Não necessariamente estes três discursos estão separados, eles podem aparecer juntos em um texto.
Quais tipos de discurso podem ser utilizados na escrita de uma crônica?
A crônica é um gênero discursivo que mescla a tipologia narrativa com trechos reflexivos e, em alguns casos, argumentativos. A linguagem da crônica costuma ser leve, marcada por coloquialidade e, não raro, cada cronista tem seu estilo próprio no uso das palavras.
Quais os 4 tipos de crônica?
- Crônica Narrativa: Descrição: Relata uma história com começo, meio e fim. ...
- Crônica Descritiva: ...
- Crônica Reflexiva: ...
- Crônica Humorística: ...
- Crônica Lírica: ...
- Crônica de Opinião: ...
- Crônica Social:
Tipos de Discurso: Discurso Direto, Discurso Indireto e Discurso Indireto Livre?
Como saber o tipo de discurso de um texto?
O discurso direto pode ser entendido como a reprodução exata da fala de alguém. Já o discurso indireto ocorre quando o autor expressa com suas palavras a fala de outrem. Por fim, o discurso indireto livre é uma mescla entre o direto e o indireto.
O que é o discurso direto livre?
É aquele no qual reproduzimos fielmente nossas palavras e as do nosso interlocutor em um diálogo. Durante a construção desse tipo de discursos, é comum o uso de verbos declarativos, que podem ser: disse, respondeu, afirmou, ponderou, sugeriu, perguntou, indagou, etc.
Quais são os tipos de discurso filosófico?
Os quatro tipos de discurso são:
Poético; Retórico; Dialético; Lógico (Analítico).
Qual é a função do discurso direto?
O discurso direto é melhor para aproximar o leitor dos personagens, ao permitir que eles falem por si na narrativa. O discurso indireto, por sua vez, é mais “frio” e direto ao ponto, conferindo, portanto, mais fluidez e ritmo a uma história.
Como passar uma frase para o discurso direto?
Para fazer discurso direto são utilizados dois pontos, aspas ou travessão de diálogo. Esses recursos ajudam a identificar a quem pertencem as falas. Exemplo: “Todos esperavam na sala de reuniões quando André finalmente entrou.
Como fica a primeira frase em discurso direto?
é introduzido por um verbo de elocução, seguido de dois-pontos e mudança de linha para um novo parágrafo; é iniciado por um travessão, que indica a mudança da voz do narrador para a voz da personagem; é feito na 1. ª pessoa do discurso (eu ou nós).
O que é um discurso citado?
Nessa perspectiva teórico- metodológica, o discurso citado é tido como fenômeno característico da linguagem, pois diz respeito ao uso da palavra alheia, ao encontro de vozes no discurso, ao dialogismo mostrado e constitutivo da linguagem.
O que é discurso indireto em uma narrativa?
Ocorre com a intervenção do narrador como intermediário entre as personagens e o leitor; É introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso (dizer, perguntar, responder, comentar, falar, observar, retrucar, replicar, exclamar, aconselhar, gritar, murmurar);
O que é discurso e exemplos?
Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. Quanto à fala, na narração pode vir de três formas: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.
O que é discurso da narrativa?
O discurso do texto narrativo é a forma como a voz das personagens aparece na voz do narrador. A depender do uso do discurso, a narrativa pode ser mais dinâmica ou mais estática, mais natural ou mais forçada, mais interessante ou mais desinteressante e mais objetiva ou mais subjetiva.
Quais são os quatro discursos?
Quatro discursos é um conceito desenvolvido pelo psicanalista francês Jacques Lacan. Ele argumentou que havia quatro tipos fundamentais de discurso. Ele definiu quatro discursos, que chamou de Mestre, Universitário, Histérico e Analista, e propôs que estes se relacionavam dinamicamente entre si.
O que é retórica e dialética?
Resumidamente, a retórica refere-se a argumentos em discursos, a dialética diz respeito a argumentos em conversações e a lógica relaciona-se ao bom raciocínio tanto em discursos quanto em conversação.
O que é um discurso lúdico?
O discurso lúdico é aquele feito por puro prazer, normalmente sem visar a persuasão, objetivando somente a comunicação interpes- soal, o diálogo (em alguns casos, nem isso, apenas a comunicação consigo mesmo, o monólogo) .
Quais são os discurso indireto?
No discurso indireto o interlocutor diz o que a outra pessoa ou personagem falou. Ele o faz com as suas próprias palavras. É o tipo de discurso comum no dia a dia, narrado na terceira pessoa, que dispensa o uso de travessão.
Como ocorre o discurso indireto livre?
No discurso indireto livre, o narrador fala sobre a personagem e assume o pensamento da personagem, falando por ela. É um narrador onisciente. E, por meio dessa onisciência, transmite o sentido do discurso da personagem dentro do seu próprio discurso, como em Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
O que é um discurso textual?
Trata-se de uma transcrição fiel da fala dos personagens, que, para introduzi-las, o narrador utiliza-se de alguns sinais de pontuação, aliados ao emprego de alguns verbos de elocução, tais como: dizer, perguntar, responder, indagar, exclamar, ordenar, entre outros.
Qual a diferença entre discurso e narrativa?
Narrativa é uma análise maior sobre determinado problema, que aponta diagnóstico e tratamento. É construída em textos maiores, com argumentações, citações, referências históricas. Discurso é a apresentação curta dessa narrativa em determinado momento.
Qual é a diferença entre texto e discurso?
O discurso apresenta-se como um pensamento coletivo, ou seja, um conjunto de ideias comuns, partilhadas por um grupo. O texto é a manifestação concreta do discurso através de uma forma de linguagem, que pode ser verbal ou não verbal: literatura, pintura, música, fotografia,...
Como fazer o paciente falar em terapia?
Qual curso superior precisa para PRF?