Quais são os tipos de discurso que existe?

Perguntado por: Camila Marques Mota  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (66 avaliações)

Existem três tipos de discurso:
  • o discurso direto;
  • o discurso indireto;
  • o discurso indireto livre.

Quais os principais tipos de discursos textuais?

Tipos de discursos textuais
  • Discurso direto. O narrador apresenta a própria personagem falando diretamente, permitindo ao autor mostrar o que acontece em lugar de simplesmente contar.
  • Discurso indireto. O narrador interfere na fala da personagem. ...
  • Discurso indireto livre.

O que é o discurso direto e indireto?

Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa. No primeiro caso, o tempo verbal é aquele da ação como vista pelo personagem.

O que é discurso direto e indireto e indireto livre?

O discurso indireto livre é caracterizado pela junção dos discursos direto e indireto. Assim, há intervenções do narrador e da fala dos personagens. Nesse tipo de discurso as falas dos personagens e do narrador podem ser confundidas quando não existirem marcas para mostrar a mudança do discurso.

Quais são os três tipos de discurso narrativo?

Tipos de Discurso Narrativo
  • Discurso Direto - no discurso direto, a própria personagem fala.
  • Discurso Indireto - no discurso indireto o narrador interfere na fala da personagem. ...
  • Discurso Indireto Livre - no discurso indireto livre há intervenções do narrador e das falas dos personagens.

TIPOS DE DISCURSO: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre || Letícia Góes

38 questões relacionadas encontradas

O que é um discurso narrativo?

Tipos de discurso narrativo

O discurso do texto narrativo é a forma como a voz das personagens aparece na voz do narrador. A depender do uso do discurso, a narrativa pode ser mais dinâmica ou mais estática, mais natural ou mais forçada, mais interessante ou mais desinteressante e mais objetiva ou mais subjetiva.

O que é discurso indireto e exemplos?

O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.

O que é um discurso direto?

É aquele no qual reproduzimos fielmente nossas palavras e as do nosso interlocutor em um diálogo. Durante a construção desse tipo de discursos, é comum o uso de verbos declarativos, que podem ser: disse, respondeu, afirmou, ponderou, sugeriu, perguntou, indagou, etc.

O que é uma fala direta?

Em uma narrativa, o narrador pode apresentar a fala das personagens através do discurso direto ou do discurso indireto. No discurso direto, conhecemos a personagem através de suas próprias palavras.

Quais as características do discurso indireto?

O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. Nesse tipo de discurso, os tempos verbais são modificados para que haja entendimento quanto à pessoa que fala. Além disso, costuma-se citar o nome de quem proferiu a fala ou fazer algum tipo de referência.

Quais as principais características do discurso direto?

No discurso direto, o narrador dá uma pausa na sua narração e passa a citar fielmente a fala do personagem. O objetivo desse tipo de discurso é transmitir autenticidade e espontaneidade. Assim, o narrador se distancia do discurso, não se responsabilizando pelo que é dito.

O que é discurso textual?

Trata-se de uma transcrição fiel da fala dos personagens, que, para introduzi-las, o narrador utiliza-se de alguns sinais de pontuação, aliados ao emprego de alguns verbos de elocução, tais como: dizer, perguntar, responder, indagar, exclamar, ordenar, entre outros.

São gêneros textuais?

Os gêneros textuais são as classificações usadas para determinar os textos de acordo com suas características em relação a um contexto. O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence.

Como passar para o discurso indireto exemplos?

Discurso indireto: Ele disse que ia lá naquele momento e que voltava rápido. Discurso direto: — Nós viajaremos amanhã. Discurso indireto: Eles disseram que viajariam no dia seguinte.

O que é o discurso indireto?

O discurso indireto é a apresentação das falas das personagens de uma narrativa feita pelas palavras do narrador. Nesse tipo de discurso as personagens não se exprimem livremente, porque é o narrador que fala pelas personagens.

Como saber se é um texto narrativo?

Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.

Qual a diferença entre discurso e narrativa?

Narrativa é uma análise maior sobre determinado problema, que aponta diagnóstico e tratamento. É construída em textos maiores, com argumentações, citações, referências históricas. Discurso é a apresentação curta dessa narrativa em determinado momento.

São características do gênero narrativo?

c) O gênero narrativo apresenta um enredo, no qual existe uma situação inicial, a modificação da situação inicial, um conflito, o clímax e o epílogo. Os elementos que compõem o gênero narrativo são narrador, tempo, lugar, enredo ou situação e as personagens.

Quais são os gêneros textuais exemplos?

Existem inúmeros tipos de gêneros textuais, cada qual com suas características específicas. Estes são exemplos de gêneros textuais que mais fazem parte do nosso dia a dia: Romance, Conto, Crônica, Poema, Ensaio, Biografia, Diário, Notícia, Artigo de opinião, Resenha, E-mail, Verbete de dicionário, Manifesto, Bilhete.

São exemplos de gêneros textuais?

São exemplos de gêneros textuais descritivos:
  • Diário.
  • Relatos (viagens, históricos, etc.)
  • Biografia e autobiografia.
  • Notícia.
  • Currículo.
  • Lista de compras.
  • Cardápio.
  • Anúncios de classificados.

Quais são os tipos textuais e suas características?

Chamamos de tipos textuais o conjunto de enunciados organizados em uma estrutura bem definida, facilmente reconhecida por suas características preponderantes. Podem variar entre cinco e nove tipos, sendo que os mais estudados são a narração, a argumentação, a descrição, a injunção e a exposição.

Como fazer um discurso exemplo?

Recapitulando, aqui estão as 7 melhores técnicas para começar um discurso ou apresentação:
  1. Mostre um exemplo interessante sobre o tema.
  2. Cite estatísticas notáveis.
  3. Faça uma pergunta retórica.
  4. Seja ousado e fale uma frase impactante.
  5. Conte uma história.
  6. Não tenha medo de utilizar o humor.
  7. Cite outra pessoa.

O que é exemplo de discurso linguístico?

Exemplo: - Ela foi uma médica e uma vencedora. - Ela foi uma médica, uma vencedora. Eu estava falando com ele e continuei falando e falando, porque, quem sabe, ele começa a entender.

Como se faz um discurso?

Como escrever o discurso de acordo com um objetivo?
  1. Escolha as palavras certas. Ao fazer um discurso, é muito importante que você use as palavras estrategicamente colocadas para conduzir a compreensão de quem escuta. ...
  2. Aponte as palavras de peso maior. ...
  3. Demarque as pausas.

São características do discurso indireto exceto?

Sobre o discurso indireto é correto afirmar, EXCETO: a) No discurso indireto, o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a fala de um personagem. b) O narrador é o porta-voz das falas e dos pensamentos das personagens. c) Normalmente é escrito na terceira pessoa.

Artigo anterior
Quem não pode ser testemunha Código Civil?
Artigo seguinte
O que significa 24 horas úteis?