Quais são os tipos de disartria?

Perguntado por: Flávio Sérgio Rodrigues Baptista  |  Última atualização: 28. Januar 2022
Pontuação: 4.1/5 (32 avaliações)

Existem diversos tipos de Disartria:
  • Flácida (frequente após AVC unilateral)
  • Espástica (mais comum após Traumatismo Crânio-Encefálico)
  • Atáxica (muito associada a lesões no cerebelo)
  • Hipocinética (muito associada à doença de Parkinson)
  • Hipercinética (muito associada à doença de Huntington)

O que vem a ser disartria?

A disartria é a perda da capacidade de articular as palavras de forma normal. A fala pode ser espasmódica, com a respiração interrompida, irregular, imprecisa ou monótona mas as pessoas podem compreender a linguagem e usá-la corretamente.

O que pode causar disartria?

Disartria é uma alteração da fala, geralmente, provocada por um distúrbio neurológico, como um AVC, paralisia cerebral, doença de Parkinson, miastenia gravis ou esclerose lateral amiotrófica, por exemplo.

Como identificar a disartria?

Sintomas de Disartria
  1. Fala arrastada;
  2. Ritmo lento de fala;
  3. Incapacidade de falar mais alto do que um sussurro;
  4. Discurso muito rápido e difícil de entender;
  5. Voz rouca;
  6. Voz anasalada;
  7. Ritmo irregular ou anormal de fala;
  8. Voz com volume irregular;

O que é disartria e Anartria?

Ainda, a essas alterações une-se a dificuldade para mover os órgãos bucais ao realizar qualquer atividade como sorver ou soprar. O caso mais extremo e grave da disartria seria a anartria ou impossibilidade para articular corretamente os sons da fala (fonemas).

O QUE É DISARTRIA?

34 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre disartria e Dislalia?

Dislalia – Distúrbio benigno da linguagem caracterizado por omissões ou substituições errôneas de consoantes. É a típica conversa do personagem Cebolinha. Bons resultados com fonoterapia. Disartria – Articulação inapropriada das palavras.

O que pode causar dificuldade na fala?

Causas. Os distúrbios podem ser hereditários, como perdas auditivas ou gagueira, também podem ser adquiridos com o crescimento, como distorções ou trocas nos sons da fala, outra possibilidade desses problemas podem ter início súbito ou tardio, decorrentes de traumatismo craniano ou afasia após um AVC.

O que é disartria espástica?

Disartria Espástica: caracterizada por afetar em grande parte a respiração e a fonação, o que leva a produção da fala com distorção das vogais e consoantes imprecisas, lentidão na fala, produção de frases curtas com interrupções tonais.

O que é apraxia e disartria?

Enquanto disartria deva ser referida a “controle motor dos órgãos fonoarticulatórios para a produção da fala”, apraxia de fala nos remete a uma dificuldade na programação e organização dos movimentos necessários para a fonação e para a articulação.

O que é a dislalia?

A dislalia configura um distúrbio da fala em que a criança sente dificuldade em articular corretamente as palavras.

O que causa a apraxia?

A apraxia adquirida pode ocorrer em qualquer fase da vida, podendo ser causada por uma lesão cerebral, devido a um acidente, infecção, AVC, um tumor no cérebro ou devido a uma doença neurodegenerativa.

O que é uma voz arrastada?

Que, ao se realizar ou mover, não se levanta do chão ou daquilo sobre o qual desliza (passos arrastados). 3. Fig. Que é lento, pausado (voz arrastada).

O que pode causar a afasia?

A afasia é definida como um distúrbio de linguagem, afetando a capacidade de comunicação de uma pessoa. Geralmente acontece por alguma lesão ou acidente vascular cerebral (AVC), mas também pode se desenvolver aos poucos, durante o crescimento de um tumor ou desenvolvimento de uma doença.

Qual a diferença entre disartria e afasia?

As afasias não devem ser confundidas com outras alterações da fala como: - a disartria que é uma alteração neurológica caracterizada pela dificuldade em articular as palavras de maneira correta. - a disfonia (rouquidão) que é toda e qualquer dificuldade na vocalização das palavras.

Qual a diferença entre apraxia e Dislalia?

Na apraxia de fala, os erros articulatórios são complicados e variados, já na disartria estes erros são de simplificação.

Qual a diferença de dispraxia e apraxia?

Onde ocorre a confusão entre a apraxia e a dispraxia? Muitas pessoas confundem a apraxia e a dispraxia em função de ambos afetarem a articulação sequencial de fonemas durante a fala. A diferença é que apraxia é adquirida e a dispraxia é inata, ou seja, a pessoa nasce com ela.

O que é apraxia motora?

A apraxia ideomotora corresponde a um distúrbio na realização de gestos simples ou simbólicos, sem a utilização de objetos. Embora o paciente saiba o que fazer e consiga executar o movimento automaticamente ele é incapaz de fazê-lo com intenção1.

O que pode causar fala enrolada?

— Genética (história familiar de muitos casos de Acidente Vascular Cerebral – AVC ou doença cardíaca); — Tabagismo e sedentarismo; — Doenças como o Diabetes, aumento de colesterol ou triglicérides (dislipidemia), ter doenças cardíacas, arritmia cardíaca ou história de um infarto prévio.

Que nome se dá ao distúrbio da fala onde se tem dificuldade?

A dislalia (do grego dys + lalia) é um distúrbio da fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras. ... A falha na emissão das palavras pode ainda ocorrer em fonemas ou sílabas. Assim sendo, os sintomas da Dislalia consistem em omissão, substituição ou deformação dos fonemas.

O que leva uma criança a demorar a falar?

Dentre as possíveis causas desse atraso no desenvolvimento da fala, estão a dificuldade de audição ou falta de estímulos adequados – e aqui estão incluídas as crianças que ficam muito tempo ligadas nos eletrônicos. O quadro também está associado a limitações cognitivas e autismo.

Como se chama distúrbio da fala?

A disfemia é conhecida pela dificuldade em manter a fluência da expressão verbal, é um transtorno de fluência da palavra, que se caracteriza por uma expressão verbal interrompida em seu ritmo, de maneira mais ou menos brusca. O tipo mais comum de disfemia é a gagueira, também chamada de tartamudez.

O que é a disgrafia?

Disortografia e disgrafia são transtornos que afetam a escrita e cujos sinais podem ser identificados por professores em sala de aula. “Quando a letra é ilegível e/ou a criança escreve muito devagar por uma questão motora, falamos em disgrafia. ...

Como identificar a afasia?

Como identificar a Afasia de Broca
  1. A pessoa sente dificuldade em dizer palavras que querem, fazendo substituições que não fazem sentido no contexto;
  2. Dificuldade em construir uma frase com mais de duas palavras;

O que leva uma pessoa perder a fala?

Os quadros de afasia instalam-se abruptamente, como consequência de lesões no cérebro provocadas por traumas ou acidentes vasculares cerebrais (AVC), popularmente conhecidos como derrames cerebrais. De uma hora para outra, o afásico perde a capacidade de compreender e/ou formular a linguagem.

O que é afasia de Broca?

Afasia de Broca, é a afasia de expressão, do tipo não fluente. O doente pode apresentar supressão de fala e de escrita. A compreensão da linguagem está preservada. Afasia de condução, do tipo fluente com hesitações e autocorreções.

Artigo anterior
Qual a diferença entre tipo legal é tipo penal?
Artigo seguinte
Qual é o processo de separação do arroz e do feijão?